21ª Mostra

TUDO É AUDIOVISUAL!

O programa Cinema sem Fronteiras inaugura sua temporada em 2018 apresentando o maior evento do cinema brasileiro contemporâneo – a Mostra de Cinema de Tiradentes, que chega a sua 21ª edição de 19 a 27 de janeiro de 2018 apresentando ao público a diversidade da produção cinematográfica brasileira – uma trajetória rica e abrangente que ocupa espaço de destaque no centro da história do audiovisual e no circuito de festivais realizados no Brasil.

Trata-se de um programa audiovisual de vanguarda que reúne todas as manifestações da arte numa programação cultural abrangente oferecida gratuitamente ao público. Presta homenagens a personalidades do cinema brasileiro, exibe mais de 100 filmes brasileiros em pré-estreias nacionais, faz eco para os melhores frutos. Realiza o 20º Seminário do Cinema Brasileiro que inclui debates, mesas temáticas, diálogos audiovisuais e a série Encontro com a Crítica, o diretor e o público que reúne anualmente críticos de cinema, acadêmicos, pesquisadores, profissionais do audiovisual, imprensa e público. Promove oficinas que certificam mais de 200 alunos, a Mostrinha de Cinema para o público infanto-juvenil, exposições, cortejo da arte e atrações artísticas, beneficiando um público estimado em mais de 35 mil pessoas.

Conta com a presença de mais de 500 convidados especiais – cineastas, produtores, atores, críticos de cinema, acadêmicos, imprensa, autoridades e, desde 2009, conta com a participação de curadores e programadores internacionais que marcam presença no evento para conhecer o que há de mais promissor na produção audiovisual brasileira. Este diálogo e intercâmbio em favor do cinema brasileiro têm gerado importantes frutos para os profissionais brasileiros que já tiveram seus filmes selecionados para diversos festivais internacionais, como Cannes, Berlim, Locarno, Veneza. 

A cidade recebe toda infraestrutura para sediar a programação cultural abrangente e intensa. Serão instalados quatro espaços de exibição: o Cine-Praça, no Largo das Fôrras (espaço para mais de 1.000 espectadores); o Complexo de Tendas, que sedia a instalação do Cine-Tenda (com 600 lugares) e o Cine-Lounge (500 pessoas), e o Cine-Teatro (com platéia de 120 lugares), que funciona no Sesi Centro Cultural Yves Alves, onde é também instalada a sede do evento.

MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES
CONECTANDO PESSOAS, IDEIAS, OLHARES E DIVERSIDADE
UM LEGADO CINEMATOGRÁFICO DE MINAS PARA O BRASIL E O MUNDO

No percurso de sua história apresentou uma nova configuração de cinema, é testemunha do surgimento de uma nova geração do cinema, abriu espaço para propostas de estéticas e linguagens ousadas e independentes, revelou novas iniciativas, colocou em evidência as características e novidades do cinema, consolidou-se como principal plataforma de lançamento da produção audiovisual brasileiro. É o lugar de encontro pelo cinema, lugar do pensamento crítico, espaço de intercâmbio, diálogo, formação e troca de conhecimento, anunciando em tempo presente, o futuro de uma nação.

Tem se destacado nacionalmente e internacionalmente pela sua proposta conceitual e diferenciada. Inaugurou o diálogo entre críticos, pesquisadores, realizadores e produtores. Investiu no potencial dos jovens com ações de formação e reflexão. Esboçou alguns diagnósticos estéticos, temáticos e estruturais sobre a produção dos últimos 20 anos e evidenciou na tela algumas características mais sintomáticas do momento, como a forte proximidade do cinema com a música, com as questões da juventude, com os próprios mecanismos do cinema e com a memória do Brasil. A resposta e a participação do público fizeram toda diferença.

Em 20 edições já realizadas, a Mostra Tiradentes já beneficiou um público estimado em 684 mil pessoas. Proporcionou o acesso gratuito e democrático aos bens culturais com a oferta de uma programação que reúne ações de formação, reflexão, exibição e difusão. O evento já exibiu 2.544 filmes em 870 sessões de cinema, promoveu 211 oficinas e 6.204 alunos certificados, 20 seminários, 26 cortejos, 38 exposições temáticas, 63 espetáculos de rua, 157 shows musicais. Recebeu 7.661 convidados – autoridades, cineastas, produtores, atores, críticos de cinema e profissionais do audiovisual. A imprensa foi representada por 1.467 profissionais de jornais, televisões, rádios e internet de todo o Brasil.

Esta imensa manifestação cultural evolui a cada edição. E para narrar os instantes históricos da nossa cultura e realizar um empreendimento cultural ousado e inovador numa cidade de apenas sete mil habitantes representa uma missão coletiva com responsabilidades e ações compartilhadas com os governos municipal, estadual e federal, empresas públicas e privadas, profissionais do audiovisual e da cultura, imprensa, lideranças, turistas, comunidade e público em geral que investem e acreditam que a soma de esforços potencializa e contribui para o desenvolvimento econômico e a construção da cidadania em seus mais significados conceitos e efeitos multiplicadores.

DESCUBRA #TIRADENTES300ANOS

Uma das novidades desta edição do evento é o lançamento em redes sociais da campanha Descubra #Tiradentes300anos – iniciativa da Universo Produção para integrar uma série de ações comemorativas ao aniversário tricentenário da histórica Tiradentes. Tem o propósito de enaltecer e apresentar ao público os principais pontos turísticos da cidade para despertar o interesse em desfrutar da programação da 21ª Mostra Tiradentes que promete agradar públicos diversos e de todas as idades e, ainda,  conhecer histórias, personalidades, curiosidades no roteiro turístico da Estrada Real.

Agora é só arrumar as malas, reunir animação e disposição para assistir a dezenas de filmes inéditos, curtir e participar da programação intensa e abrangente que reúne cinema, teatro, circo, música, literatura, dança, artes plásticas e visuais no cenário cinematográfico e singular de Tiradentes.

Em terras mineiras, verdadeiros tesouros e talentos erguem-se diante dos olhos de milhares de pessoas a cada edição da Mostra de Cinema de Tiradentes que celebra, em 2018, 21 anos de história.

Programe-se para experimentar, vivenciar e conhecer o cinema humano, inventivo e fundamental.

Seja bem-vindo!
Vamos juntos escrever mais um capítulo da Mostra de Cinema Tiradentes.
O cinema já está na pauta.

Raquel Hallak d’Angelo
Quintino Vargas Neto
Fernanda Hallak d’Angelo
Diretores da Universo Produção e
Coordenadores da Mostra de Cinema de Tiradentes