EM SEU TERCEIRO LONGA, DIRETORA GLENDA NICÁCIO FALA SOBRE A EXPERIÊNCIA DE FAZER "ATÉ O FIM", PRODUÇÃO BAIANA APLAUDIDA DE PÉ EM TIRADENTES

Primeiro filme a ser aplaudido de pé na edição deste ano da 23ª Mostra de Tiradentes, “Até o Fim”, com direção da dupla baiana Glenda Nicácio e Ary Rosa, levou ao Cine-Tenda a narrativa de quatro mulheres ao longo de uma única noite, discutindo questões íntimas e familiares enquanto esperam notícias do pai doente. É a terceira vez consecutiva que a dupla de cineastas participa do evento: Glenda e Ary estiveram em 2018 com “Café com Canela” e em 2019 com “Ilha”.

No debate realizado na manhã de terça-feira (dia 28), Glenda Nicácio contou que o filme surgiu da urgência dela e de Ary de se expressarem diante das aflições que os abatem. “De que forma a gente passa por isso tudo que tem acontecido? Vamos filmar”, comentou ela. Formados na faculdade de cinema em Cachoeira (BA), os dois decidiram realizar “Até o Fim” priorizando ao máximo as possibilidades de baixo orçamento. “Fizemos com a bilheteria de ‘Café com Canela’”, revelou.

Daí a escolha por uma única locação, quatro atrizes e a ação transcorrendo ao longo de apenas uma noite. O elenco foi formado especialmente para o filme, absorvendo vivências das intérpretes e invenções ficcionais do roteiro de Ary Rosa. O quarteto formado por Arlete Dias, Wal Diaz, Jenny Muller e Maíra Azevedo é a família retratada pelo filme. À beira-mar, elas discutem mágoas, amores, frustrações, questões da mulher negra na sociedade brasileira e segredos do passado. 

“Eu nunca tive experiência em atuação no cinema e não queria fazer o filme quando fui convidada”, contou Maíra Azevedo, conhecida na internet e no teatro como Tia Má. “Mas então você pensa que o seu corpo carrega outros sentidos e que é preciso entender isso, então fiz. Foi a melhor escolha que eu podia ter tido”. 

“Até o Fim” teve pré-estreia mundial na Mostra de Tiradentes e participa da seção Olhos Livres.

SOBRE A MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES


Maior evento dedicado ao cinema brasileiro contemporâneo em formação, reflexão, exibição e difusão realizado no país. Apresenta, exibe e debate, em edições anuais, o que há de mais inovador e promissor na produção audiovisual brasileira, em pré-estreias nacionais, de longas e curtas – uma trajetória rica e abrangente que ocupa lugar de destaque no centro da história do audiovisual e no circuito de festivais realizados no Brasil.

Trata-se de um programa audiovisual que reúne todas as manifestações da arte numa programação cultural abrangente oferecida gratuitamente ao público que prevê a exibição de mais de 100 filmes brasileiros em pré-estreias nacionais, mais de 40 sessões de cinema, homenagens, oficinas, debates, seminário, mostrinha de cinema, exposições, lançamento de livros, teatro de rua, shows musicais, performance audiovisual, encontros e diálogos audiovisuais e  atrações artísticas.

 

Acompanhe a 23ª Mostra de Cinema de Tiradentes e o programa Cinema Sem Fronteiras 2020.

Participe da Campanha #EufaçoaMostra
No Twitter: @universoprod
No Facebook: universoproducao / mostratiradentes
No Instagram: @universoproducao 
No LinkedIn: Universo Produção
Informações pelo telefone: (31) 3282-2366

 

Serviço


 23ª MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES | 24 de janeiro a 1o de fevereiro de 2020

LEI FEDERAL DE INCENTIVO À CULTURA

LEI ESTADUAL DE INCENTIVO À CULTURA

Patrocínio: ITAÚ, TAESA, CBMM, COPASA, CEMIG, CODEMGE|GOVERNO DE MINAS GERAIS

Parceria Cultural: Sesc em Minas

Apoios: SESI FIEMG, CAFÉ 3 CORAÇÕES, MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES, OI, DOT, MISTIKA, CTAV, CIA/NAYMAR, CINECOLOR, THE END POST, CANAL BRASIL, REDE GLOBO MINAS, PREFEITURA DE TIRADENTES, POLÍCIA MILITAR DE MINAS GERAIS.

Idealização e realização: UNIVERSO PRODUÇÃO

SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA E TURISMO | GOVERNO DE MINAS GERAIS

SECRETARIA ESPECIAL DE CULTURA, MINISTÉRIO DA CIDADANIA - GOVERNO FEDERAL|PÁTRIA AMADA BRASIL

 

LOCAIS DE REALIZAÇÃO DO EVENTO


Centro Cultural Sesiminas Yves Alves   

Largo das Fôrras  

Largo da Rodoviária

Escola Estadual Basílico da Gama

Espaço Cultural Aimorés

 

ASSESSORIA DE IMPRENSA 


ETC Comunicação | (31) 2535.5257 |99120.5295 – Luciana d’Anunciação – luciana@etccomunicacao.com.br

Universo Produção|(31) 3282.2366/ 9 9534-6310 - Laura Tupynambá | imprensa@universoproducao.com.br

Fotos: https://www.flickr.com/photos/universoproducao/

Produção de textos: Marcelo Miranda