Curtas ocupam Cine Copasa na Praça a partir desta segunda

A programação do dia conta também com a segunda sessão da Mostra Panorama, no Cine-Tenda, às 16h30, com quatro curtas. O documentário “Mona” (SP), de Luíza Zaidan e Thiago Schinder, destaca a história de mulheres trans que moram em situação de rua. A ficção “A mulher que eu era” (MG), de Karen Suzane, serve do artifício da construção de cenas para falar sobre as situações que as mulheres negras passam em relacionamentos abusivos. “Faixa de Gaza” (PB), ficção da Paraíba dirigida por Lúcio César Fernandes, aborda como grupos que moram na periferia estão expostos à criminalidade e como isso é tratado para além de um olhar sobre o sudeste. E “Bonde” (SP), de Asaph Luccas, apresenta a amizade de um grupo de LGBT e como eles tentam subverter as opressões cotidianas. 

Às 21 horas, o público poderá conferir a Mostra Praça, com uma seleção de quatro curtas. “As rendas de Dinho” (SC), de Adriane Canan, é centrado na história do personagem Dinho, homem gay que se transveste durante o carnaval e integra uma comunidade formada por mulheres rendeiras. “Papo Franco” (RJ), dirigido por Luís Lomenha, retrata a história de Marielle Franco sob o olhar da mãe e da irmã da vereadora assassinada em 2018. “Carne” (SP), documentário-animação de Camila Kater, traz o depoimento de várias mulheres a partir de questões diversas do mundo feminina. E “A Parteira” (RN), de Catarina Doolan, tem como personagem principal uma parteira que tem uma relação de afirmação muito forte. Pela primeira vez, a Mostra de Tiradentes realiza bate-papo com a presença dos diretores logo após a exibição dos curtas no Cine Copasa na Praça. A mediação das conversas será feita pela curadora Tatiana Carvalho Costa.

 

SOBRE A MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES


Maior evento dedicado ao cinema brasileiro contemporâneo em formação, reflexão, exibição e difusão realizado no país. Apresenta, exibe e debate, em edições anuais, o que há de mais inovador e promissor na produção audiovisual brasileira, em pré-estreias nacionais, de longas e curtas – uma trajetória rica e abrangente que ocupa lugar de destaque no centro da história do audiovisual e no circuito de festivais realizados no Brasil.

Trata-se de um programa audiovisual que reúne todas as manifestações da arte numa programação cultural abrangente oferecida gratuitamente ao público que prevê a exibição de mais de 100 filmes brasileiros em pré-estreias nacionais, mais de 40 sessões de cinema, homenagens, oficinas, debates, seminário, mostrinha de cinema, exposições, lançamento de livros, teatro de rua, shows musicais, performance audiovisual, encontros e diálogos audiovisuais e  atrações artísticas.

 

Acompanhe a 23ª Mostra de Cinema de Tiradentes e o programa Cinema Sem Fronteiras 2020.

Participe da Campanha #EufaçoaMostra
No Twitter: @universoprod
No Facebook: universoproducao / mostratiradentes
No Instagram: @universoproducao 
No LinkedIn: Universo Produção
Informações pelo telefone: (31) 3282-2366

 

Serviço


 23ª MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES | 24 de janeiro a 1o de fevereiro de 2020

LEI FEDERAL DE INCENTIVO À CULTURA

LEI ESTADUAL DE INCENTIVO À CULTURA

Patrocínio: ITAÚ, TAESA, CBMM, COPASA, CEMIG, CODEMGE|GOVERNO DE MINAS GERAIS

Parceria Cultural: Sesc em Minas

Apoios: SESI FIEMG, CAFÉ 3 CORAÇÕES, MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES, OI, DOT, MISTIKA, CTAV, CIA/NAYMAR, CINECOLOR, THE END POST, CANAL BRASIL, REDE GLOBO MINAS, PREFEITURA DE TIRADENTES, POLÍCIA MILITAR DE MINAS GERAIS.

Idealização e realização: UNIVERSO PRODUÇÃO

SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA E TURISMO | GOVERNO DE MINAS GERAIS

SECRETARIA ESPECIAL DE CULTURA, MINISTÉRIO DA CIDADANIA - GOVERNO FEDERAL|PÁTRIA AMADA BRASIL

 

LOCAIS DE REALIZAÇÃO DO EVENTO


Centro Cultural Sesiminas Yves Alves   

Largo das Fôrras  

Largo da Rodoviária

Escola Estadual Basílico da Gama

Espaço Cultural Aimorés

 

ASSESSORIA DE IMPRENSA 


ETC Comunicação | (31) 2535.5257 |99120.5295 – Luciana d’Anunciação – luciana@etccomunicacao.com.br

Universo Produção|(31) 3282.2366/ 9 9534-6310 - Laura Tupynambá | imprensa@universoproducao.com.br

Fotos: https://www.flickr.com/photos/universoproducao/

Produção de textos: Marcelo Miranda