DEBATE INTERNACIONAL COLOCA EM FOCO O CINEMA BRASILEIRO NAS TELAS DO MUNDO

Mostrar o cinema nacional para o Brasil e para o mundo: este é um dos objetivos da 23ª Mostra de Cinema de Tiradentes, que vai até 1º de fevereiro na cidade histórica mineira. Filmes de todo o país vêm sendo exibidos no evento, que recebe, a cada ano, profissionais internacionais do audiovisual especialmente convidados para falar sobre as possibilidades de cooperação e intercâmbio entre países, relatar suas experiências, estratégias e seleção e programação em festivais internacionais e, é claro, compartilhar seu olhar sobre o cinema brasileiro. 

Estas visões serão apresentadas nesta quarta (29), a partir das 15h, no Cine-Teatro Sesi. Participam do seminário “O Cinema Brasileiro nas telas do mundo” quatro convidados, representando três países: da Argentina, a programadora do Festival Internacional de Cinema de Mar del Plata, Paola Buontempo e o crítico de cinema e curador do Filmfest Hamburg e da Viennale, Roger Koza. Da Espanha, a diretora artística do Filmadrid - Festival Internacional de Cinema de Madrid, Nuria Cubas, e, de Portugal, o curador do IndieLisboa - Festival Internacional de Cinema, Miguel Valverde. A conversa será mediada pelo curador Pedro Butcher (RJ).

O Centro Cultural Sesiminas Yves Alves também recebe o Encontro com os Filmes, com discussões com representantes de longas-metragens e curtas-metragens exibidos na noite de terça-feira. Às 10h, o bate-papo é sobre o filme “É Rocha e Rio, Negro Léo” (Mostra Olhos Livres), com participação da diretora Paula Gaitán (SP), e dos músicos Ava Rocha e Negro Léo, além do crítico convidado Juliano Gomes (RJ). A mediação será da curadora Camila Vieira (CE). Em seguida, às 11h15, é a vez do debate sobre a produção “Ontem havia coisas estranhas no céu” (Mostra Aurora), com a presença do diretor Bruno Risas e convidados. Integram a mesa o crítico Vítor Medeiros (RJ) e o mediador Marcelo Miranda (MG).

Às 12h30, começa a conversa sobre os curtas da Mostra Foco – Série 2. Participam do bate-papo os diretores dos filmes “Egum” (RJ); “Cinema Contemporâneo” (PE); “Estamos todos na sarjeta, mas alguns de nós olham as estrelas” (SP) e “Mansão do Amor” (PE). A mediação é do crítico de cinema e jornalista Marcelo Miranda (MG)

 

Programação artística segue em alta no Sesc Cine-Lounge

Espaço de encontro e de diálogo do cinema com as outras artes, o Sesc Cine-Lounge recebe, das 15h às 0h, o Festival Timeline - Festival de Arte Eletrônica. Realizado há cinco anos em Belo Horizonte, o Festival apresenta uma seleção de trabalhos que refletem a produção contemporânea brasileira, a partir dos quais são exploradas novas formas para o cinema e as convergências que surgem nos diálogos com outros meios artísticos.

Às 19h15, o público poderá conferir o Encontro de Cinema - Roda de Conversa “A música em diálogo com o cinema” com a presença do montador e cineasta Gabriel Martins (MG), o compositor e guitarrista Heberte Almeida (MG) e o cineasta Maurílio Martins (MG). A mediação é do crítico Marcelo Miranda (MG). Neste bate-papo, será apresentada a experiência da trilha sonora do longa "No Coração do Mundo", dirigido por Gabriel Martins e Maurílio Martins, e o processo de composição e escolha da trilha sonora para o filme. 


À 0h30, Heberte Almeida retorna ao palco para o show de lançamento do seu primeiro álbum solo “Negro Amor”. Letrista exímio e guitarrista dos mais talentosos, o artista passeia por sonoridades e temáticas relacionadas à música negra brasileira com um afetuoso repertório autoral de canções acerca de narrativas e vivências da negritude e do amor.

 

SOBRE A MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES


Maior evento dedicado ao cinema brasileiro contemporâneo em formação, reflexão, exibição e difusão realizado no país. Apresenta, exibe e debate, em edições anuais, o que há de mais inovador e promissor na produção audiovisual brasileira, em pré-estreias nacionais, de longas e curtas – uma trajetória rica e abrangente que ocupa lugar de destaque no centro da história do audiovisual e no circuito de festivais realizados no Brasil.

Trata-se de um programa audiovisual que reúne todas as manifestações da arte numa programação cultural abrangente oferecida gratuitamente ao público que prevê a exibição de mais de 100 filmes brasileiros em pré-estreias nacionais, mais de 40 sessões de cinema, homenagens, oficinas, debates, seminário, mostrinha de cinema, exposições, lançamento de livros, teatro de rua, shows musicais, performance audiovisual, encontros e diálogos audiovisuais e  atrações artísticas.

 

Acompanhe a 23ª Mostra de Cinema de Tiradentes e o programa Cinema Sem Fronteiras 2020.

Participe da Campanha #EufaçoaMostra
No Twitter: @universoprod
No Facebook: universoproducao / mostratiradentes
No Instagram: @universoproducao 
No LinkedIn: Universo Produção
Informações pelo telefone: (31) 3282-2366

 

Serviço


 23ª MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES | 24 de janeiro a 1o de fevereiro de 2020

LEI FEDERAL DE INCENTIVO À CULTURA

LEI ESTADUAL DE INCENTIVO À CULTURA

Patrocínio: ITAÚ, TAESA, CBMM, COPASA, CEMIG, CODEMGE|GOVERNO DE MINAS GERAIS

Parceria Cultural: Sesc em Minas

Apoios: SESI FIEMG, CAFÉ 3 CORAÇÕES, MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES, OI, DOT, MISTIKA, CTAV, CIA/NAYMAR, CINECOLOR, THE END POST, CANAL BRASIL, REDE GLOBO MINAS, PREFEITURA DE TIRADENTES, POLÍCIA MILITAR DE MINAS GERAIS.

Idealização e realização: UNIVERSO PRODUÇÃO

SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA E TURISMO | GOVERNO DE MINAS GERAIS

SECRETARIA ESPECIAL DE CULTURA, MINISTÉRIO DA CIDADANIA - GOVERNO FEDERAL|PÁTRIA AMADA BRASIL

 

LOCAIS DE REALIZAÇÃO DO EVENTO


Centro Cultural Sesiminas Yves Alves   

Largo das Fôrras  

Largo da Rodoviária

Escola Estadual Basílico da Gama

Espaço Cultural Aimorés

 

ASSESSORIA DE IMPRENSA 


ETC Comunicação | (31) 2535.5257 |99120.5295 – Luciana d’Anunciação – luciana@etccomunicacao.com.br

Universo Produção|(31) 3282.2366/ 9 9534-6310 - Laura Tupynambá | imprensa@universoproducao.com.br

Fotos: https://www.flickr.com/photos/universoproducao/

Produção de textos: Marcelo Miranda