MOSTRA TIRADENTES ATRAI TURISTAS DE VÁRIAS PARTES DO BRASIL

Às vésperas do encerramento neste sábado (1º/02), a 23ª Mostra de Cinema de Tiradentes destaca-se como o maior evento dedicado ao cinema brasileiro contemporâneo e atrai pessoas de várias partes do Brasil. Moradores locais e de regiões próximas, além de turistas de outros estados e internacionais, movimentam a cidade com um desejo em comum: o de vivenciar e experimentar o melhor que a Sétima Arte e a cultura têm a oferecer.

Há dois anos, a professora Leila Matos Andrade sai de Angra dos Reis (RJ) para acompanhar a programação da Mostra Tiradentes. Mesmo não atuando na área do audiovisual, ela afirma que ama o cinema e o utiliza como ferramenta de ensino em suas aulas. “Acho que o cinema tem essa função educativa, de formação crítica e de democratizar. Falo de uma forma geral, democratizar o lazer, a informação, a diversão e o acesso à cultura. Quem faz cinema tem uma responsabilidade muito grande. Quando a gente vê na tela algo que nos representa, de alguma forma, isso dá um alento para esse momento tão duro em que estamos passando. Resistir é preciso”, avalia.

Visitantes cativos da Mostra Tiradentes, o casal de professores Marisa Magalhães e João Evangelista de Magalhães (SP) acompanha a mostra desde 2002. “Somos da época em que a Mostra não tinha toda essa estrutura sofisticada. Era uma tenda pequena, com poucas cadeiras. Para você ter ideia, nem folder existia, a gente recebia a programação e as sinopses dos filmes em uma folha impressa”, lembra Marisa. Para eles, a Mostra de Tiradentes é o maior evento do cinema nacional. O grande diferencial está na democratização da produção cinematográfica, nas várias linguagens que são trabalhadas e principalmente no fato de ser gratuita e direcionada a todo tipo de público. 

“Considero, ainda, a mostra como uma escola, já que dá oportunidade aos iniciantes de mostrarem seus trabalhos, proporcionando visibilidade e aprimoramento”, comenta Marisa. Hoje a Mostra de Cinema de Tiradentes já faz parte do calendário de férias de Marisa e João. “A gente vibra com a Mostra, necessitamos e sobrevivemos dela. Temos o costume de dizer que a Mostra nos revigora, portanto vida longa à Mostra de Tiradentes”, comemora.

Outro exemplo de encantamento com a Mostra é a universitária Giuliana Magalhães. Pela primeira vez na cidade e no evento, ela conta que está aproveitando ao máximo a programação. “Até o momento o que fez meu coração bater mais forte foi o média-metragem ‘Sete anos em maio’, dirigido pelo mineiro Affonso Uchôa e exibido na última terça”.

Até sábado, último dia da Mostra de Tiradentes, ainda serão exibidos longas e curtas-metragens, realizados seminários, rodas de conversas e apresentações artísticas. O dia reserva ainda o anúncio dos curtas e longas vencedores, na avaliação dos júris Oficial, Jovem e Popular. 

A programação completa está disponível em: http://mostratiradentes.com.br/

 

SOBRE A MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES


Maior evento dedicado ao cinema brasileiro contemporâneo em formação, reflexão, exibição e difusão realizado no país. Apresenta, exibe e debate, em edições anuais, o que há de mais inovador e promissor na produção audiovisual brasileira, em pré-estreias nacionais, de longas e curtas – uma trajetória rica e abrangente que ocupa lugar de destaque no centro da história do audiovisual e no circuito de festivais realizados no Brasil.

Trata-se de um programa audiovisual que reúne todas as manifestações da arte numa programação cultural abrangente oferecida gratuitamente ao público que prevê a exibição de mais de 100 filmes brasileiros em pré-estreias nacionais, mais de 40 sessões de cinema, homenagens, oficinas, debates, seminário, mostrinha de cinema, exposições, lançamento de livros, teatro de rua, shows musicais, performance audiovisual, encontros e diálogos audiovisuais e  atrações artísticas. 

Acompanhe a 23ª Mostra de Cinema de Tiradentes e o programa Cinema Sem Fronteiras 2020.

Participe da Campanha #EufaçoaMostra
No Twitter: @universoprod
No Facebook: universoproducao / mostratiradentes
No Instagram: @universoproducao 
No LinkedIn: Universo Produção
Informações pelo telefone: (31) 3282-2366

 

Serviço


 23ª MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES | 24 de janeiro a 1o de fevereiro de 2020

LEI FEDERAL DE INCENTIVO À CULTURA

LEI ESTADUAL DE INCENTIVO À CULTURA

Patrocínio: ITAÚ, TAESA, CBMM, COPASA, CEMIG, CODEMGE|GOVERNO DE MINAS GERAIS

Parceria Cultural: Sesc em Minas

Apoios: SESI FIEMG, CAFÉ 3 CORAÇÕES, MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES, OI, DOT, MISTIKA, CTAV, CIA/NAYMAR, CINECOLOR, THE END POST, CANAL BRASIL, REDE GLOBO MINAS, PREFEITURA DE TIRADENTES, POLÍCIA MILITAR DE MINAS GERAIS.

Idealização e realização: UNIVERSO PRODUÇÃO

SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA E TURISMO | GOVERNO DE MINAS GERAIS

SECRETARIA ESPECIAL DE CULTURA, MINISTÉRIO DA CIDADANIA - GOVERNO FEDERAL|PÁTRIA AMADA BRASIL

 

LOCAIS DE REALIZAÇÃO DO EVENTO


Centro Cultural Sesiminas Yves Alves   

Largo das Fôrras  

Largo da Rodoviária

Escola Estadual Basílico da Gama

Espaço Cultural Aimorés

 

ASSESSORIA DE IMPRENSA 


ETC Comunicação | (31) 2535.5257 |99120.5295 – Luciana d’Anunciação – luciana@etccomunicacao.com.br

Universo Produção|(31) 3282.2366/ 9 9534-6310 - Laura Tupynambá | imprensa@universoproducao.com.br

Fotos: https://www.flickr.com/photos/universoproducao/

Produção de textos: Marcelo Miranda