HOMENAGEM A ANTONIO E CAMILA PITANGA SEGUE NESTE SÁBADO, SEGUNDO DIA DA 23ª MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES

Neste sábado (25), homenageados se reencontram com o público para celebrar suas trajetórias, durante o debate “O percurso de Antonio Pitanga e Camila Pitanga”

Antonio Pitanga e Camila Pitanga voltam aos holofotes neste sábado. Eles têm um encontro marcado com o público no debate “Percurso de Antonio Pitanga e Camila Pitanga”, marcado para as 12h, no Cine-Teatro do Centro Cultural Yves Alves, local que concentra parte da programação do evento. Referências de um país grande, preto, deslumbrante e imaginativo, portadores de uma rebeldia combativa e alegre que consolida uma imagem de Brasil para o qual deveríamos nos sentir vocacionados, os artistas possuem carreiras nas quais reconhecemos a potência artística e a diferença – criativa, simbólica e política - na cultura brasileira. O debate terá mediação do curador Pedro Maciel Guimarães.

A programação do espaço começa mais cedo, entretanto. A mesa “A imaginação como potência: Perspectivas das curadorias” traz a visão dos curadores, Camila Vieira, Lila Foster, Pedro Maciel e Tatiana Carvalho, sob a batuta do coordenador curatorial Francis Vogner dos Reis, para refletir sobre a temática escolhida para esta edição. O ideia é pensar sobre os caminhos estéticos, políticos e poéticos que os filmes têm tomado e como essas produções respondem ou indicam caminhos para a formulação das transformações necessárias no imaginário político e cinematográfico. 

A série Encontro com os Filmes, que marca o terceiro e último debate do sábado, acontece a partir das 15h30, no Centro Cultural. Em foco estarão o diretor, Rosemberg Cariry, e o elenco de “Escravos de Jó” - o longa, rodado em Minas Gerais, abre oficialmente o evento. O debate será mediado pelo crítico Reinaldo Cardenuto.

 

MINAS GERAIS, HOMENAGEADOS E IMAGINAÇÃO NAS TELAS

A programação cinematográfica de sábado apresenta a uma parte da produção brasileira contemporânea. O Cine Teatro do Centro Cultural Sesiminas Yves Alves recebe a Mostra A Imaginação como potência, a partir das 17h30, com os curtas “A Felicidade Delas”, de Carol Rodrigues; “Pattaki”, com direção de Everlane Moraes; “O Verbo Se Fez Carne”, com direção de Ziel Karapotó e “Inabitáveis”, de Anderson Bardot. 

A Mostra Foco Minas, que começa um pouco mais cedo, às 16h30, no Cine-Tenda, colocará em destaque a produção do estado, com os curtas “Angela”, de Marília Nogueira; “Nove Águas”, de Gabriel Martins e Quilombo Marques; “Estranho Animal”, de Arthur B. Senra; e “Diz que é Verdade”, de Claryssa Almeida e Pedro Estrada. A seleção traz ainda o longa “O Lodo”, de Helvécio Ratton e participação de Eduardo Moreira e Inês Peixoto, do Grupo Galpão, a partir das 20h. 

O Cine-Tenda recebe ainda os longas “Eu Receberia as Piores Notícias dos Seus Lindos Lábios”, protagonizada por Camila Pitanga e dirigido por Beto Brant e Renato Ciasca, às 18h; e “Sofá”, dirigido por Bruno Safadi, em pré-estreia nacional, às 22h. 

A estreia do Cine Copasa na Praça acontece às 21 horas, com a pré-estreia-nacional do filme Três Verões, dirigido por Sandra Kogut. Após a sessão, o público terá a oportunidade de participar de um bate-papo com a presença da diretora e convidados.



PARA TODA A FAMÍLIA

Crianças também têm programação especial na 23ª Mostra de Cinema de Tiradentes. A partir das 11h, a Mostrinha traz a pré-estreia nacional de “Osmar, A Primeira Fatia do Pão de Forma - O Filme”, animação dirigida por Ale McHaddo (SP). A exibição acontece no Cine-Tenda.

Já o tradicional Cortejo da Arte acontece às 16h30, saindo da Igreja do Rosário e seguindo pela Rua Direita com destino ao Largo das Fôrras. Participam do passeio 10 grupos: Banda Ramalho, Folia de Reis de São João del Rei, Guarda do Congado Nossa Senhora do Rosário Tia Anastácia, Palhaço Alegria, Spasso Escola Popular de Circo, Banda Inconfidentes, Bateria Treme Terra, Turma do Pipoca, Grupo Circolar e Batuque das Minas. 



PROGRAMAÇÃO ARTÍSTICA

O público poderá conferir, das 10h à 0h30, a exibição de videoarte no Sesc Cine-Lounge. A apresentação traz o trabalho dos VJs Carou Araújo, Pedro Pedro e Romana. 

O local recebe ainda o espetáculo “De Tempo Somos – Um Sarau do Grupo Galpão”, a partir de 0h30. Uma das companhias mais importantes do cenário teatral brasileiro, cuja origem está ligada à tradição do teatro popular e de rua, o Grupo Galpão recontextualiza e recorda músicas do repertório de espetáculos do grupo. Mais próximo de um sarau literário musical, o espetáculo traduz um antigo sonho do grupo de celebrar, em formato prático e reduzido, o encontro da música com o teatro, que se tornou a principal marca do Galpão em mais de 30 anos de trajetória.

Confira a programação completa da 23ª Mostra de Cinema de Tiradentes em www.mostratiradentes.com.br.

 

SOBRE A MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES


Maior evento dedicado ao cinema brasileiro contemporâneo em formação, reflexão, exibição e difusão realizado no país. Apresenta, exibe e debate, em edições anuais, o que há de mais inovador e promissor na produção audiovisual brasileira, em pré-estreias nacionais, de longas e curtas – uma trajetória rica e abrangente que ocupa lugar de destaque no centro da história do audiovisual e no circuito de festivais realizados no Brasil.

Trata-se de um programa audiovisual que reúne todas as manifestações da arte numa programação cultural abrangente oferecida gratuitamente ao público que prevê a exibição de mais de 100 filmes brasileiros em pré-estreias nacionais, mais de 40 sessões de cinema, homenagens, oficinas, debates, seminário, mostrinha de cinema, exposições, lançamento de livros, teatro de rua, shows musicais, performance audiovisual, encontros e diálogos audiovisuais e  atrações artísticas.

 

Acompanhe a 23ª Mostra de Cinema de Tiradentes e o programa Cinema Sem Fronteiras 2020.

Participe da Campanha #EufaçoaMostra
No Twitter: @universoprod
No Facebook: universoproducao / mostratiradentes
No Instagram: @universoproducao 
No LinkedIn: Universo Produção
Informações pelo telefone: (31) 3282-2366

 

Serviço


 23ª MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES | 24 de janeiro a 1o de fevereiro de 2020

LEI FEDERAL DE INCENTIVO À CULTURA

LEI ESTADUAL DE INCENTIVO À CULTURA

Patrocínio: ITAÚ, TAESA, CBMM, COPASA, CEMIG, CODEMGE|GOVERNO DE MINAS GERAIS

Parceria Cultural: Sesc em Minas

Apoios: SESI FIEMG, CAFÉ 3 CORAÇÕES, MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES, OI, DOT, MISTIKA, CTAV, CIA/NAYMAR, CINECOLOR, THE END POST, CANAL BRASIL, REDE GLOBO MINAS, PREFEITURA DE TIRADENTES, POLÍCIA MILITAR DE MINAS GERAIS.

Idealização e realização: UNIVERSO PRODUÇÃO

SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA E TURISMO | GOVERNO DE MINAS GERAIS

SECRETARIA ESPECIAL DE CULTURA, MINISTÉRIO DA CIDADANIA - GOVERNO FEDERAL|PÁTRIA AMADA BRASIL

 

LOCAIS DE REALIZAÇÃO DO EVENTO


Centro Cultural Sesiminas Yves Alves   

Largo das Fôrras  

Largo da Rodoviária

Escola Estadual Basílico da Gama

Espaço Cultural Aimorés

 

ASSESSORIA DE IMPRENSA 


ETC Comunicação | (31) 2535.5257 |99120.5295 – Luciana d’Anunciação – luciana@etccomunicacao.com.br

Universo Produção|(31) 3282.2366/ 9 9534-6310 - Laura Tupynambá | imprensa@universoproducao.com.br

Fotos: https://www.flickr.com/photos/universoproducao/

Produção de textos: Marcelo Miranda