OFICINAS DA 23ª MOSTRA TIRADENTES FORMAM PROFISSIONAIS PARA O SETOR AUDIOVISUAL

Até sexta-feira (31), serão realizadas dez oficinas gratuitas direcionadas aos públicos jovem e adulto

Depois de três dias de muita técnica e prática, terminaram hoje (27) as oficinas “Dramaturgias do corpo e espaço” e “Cinematografia, a fotografia em movimento”. As aulas integram o programa de formação da 23ª Mostra de Cinema de Tiradentes que, nesta edição, oferece em 10 oficinas gratuitas, um total de 260 vagas.

“Estou muito feliz com o resultado e com o olhar do festival de trazer essa diversidade de oficinas e, entre elas, uma voltada para o corpo. Nossa grande questão na cena contemporânea é se pensar corpo. E um dos meus objetivos é tentar encontrar esse lugar da potência do corpo. A avaliação que eu faço é a melhor possível. E o meu desejo é que a curadoria continue com esse olhar delicado para trazer sempre atividades que se voltem para a questão da descoberta e reinvenção do humano”, comemora o diretor e preparador Marcelo Aquino (RJ), responsável por ministrar as aulas da oficina “Dramaturgias do corpo e espaço”.

Veterana na Mostra de Tiradentes e participando pela segunda vez de uma oficina, a artista Mariana Starling achou bastante válida a proposta de trabalhar dramaturgia, corpo e espaço: “Foi uma oportunidade para abrir meu horizonte, aprender, observar e levar novas técnicas para o trabalho que já desenvolvo”, avaliou Mariana.

Direcionada a profissionais interessados em atuar com direção de fotografia, a oficina “Cinematografia, a Fotografia em Movimento”, conduzida pelo diretor Cleumo Segond (RJ), também encerrou na tarde desta segunda com saldo positivo. Para Cleumo Segond, poder analisar o currículo dos participantes antes e conhecer seus objetivos e universo foi primordial para o sucesso da atividade. “Através desse trabalho tive a oportunidade de direcionar minhas aulas e torná-las mais dinâmicas”, explica. Para o participante Thiago Monteiro, ator e professor, a atividade foi bastante abrangente: “Achei muito interessante o fato de o palestrante trazer a questão artística para a parte técnica antes mesmo de apresentar parâmetros e equipamento que iríamos utilizar. Essa abertura de olhar é muito importante”.

Até sexta-feira (31) ainda serão realizadas mais oito oficinas: “Como educar as crianças no mundo das telas”, “Roteiro Colaborativo”, “Produção para TV e Cinema, “Produção sonora para filmes de animação e ficção”, “Jogo dos mundos”, “Cinema e artes plásticas – histórias curtinhas”, “Processo criativo de produção audiovisual” e “Criação para web”.


A programação completa está disponível em: http://mostratiradentes.com.br/

 

SOBRE A MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES


Maior evento dedicado ao cinema brasileiro contemporâneo em formação, reflexão, exibição e difusão realizado no país. Apresenta, exibe e debate, em edições anuais, o que há de mais inovador e promissor na produção audiovisual brasileira, em pré-estreias nacionais, de longas e curtas – uma trajetória rica e abrangente que ocupa lugar de destaque no centro da história do audiovisual e no circuito de festivais realizados no Brasil.

Trata-se de um programa audiovisual que reúne todas as manifestações da arte numa programação cultural abrangente oferecida gratuitamente ao público que prevê a exibição de mais de 100 filmes brasileiros em pré-estreias nacionais, mais de 40 sessões de cinema, homenagens, oficinas, debates, seminário, mostrinha de cinema, exposições, lançamento de livros, teatro de rua, shows musicais, performance audiovisual, encontros e diálogos audiovisuais e  atrações artísticas.

 

Acompanhe a 23ª Mostra de Cinema de Tiradentes e o programa Cinema Sem Fronteiras 2020.

Participe da Campanha #EufaçoaMostra
No Twitter: @universoprod
No Facebook: universoproducao / mostratiradentes
No Instagram: @universoproducao 
No LinkedIn: Universo Produção
Informações pelo telefone: (31) 3282-2366

 

Serviço


 23ª MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES | 24 de janeiro a 1o de fevereiro de 2020

LEI FEDERAL DE INCENTIVO À CULTURA

LEI ESTADUAL DE INCENTIVO À CULTURA

Patrocínio: ITAÚ, TAESA, CBMM, COPASA, CEMIG, CODEMGE|GOVERNO DE MINAS GERAIS

Parceria Cultural: Sesc em Minas

Apoios: SESI FIEMG, CAFÉ 3 CORAÇÕES, MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES, OI, DOT, MISTIKA, CTAV, CIA/NAYMAR, CINECOLOR, THE END POST, CANAL BRASIL, REDE GLOBO MINAS, PREFEITURA DE TIRADENTES, POLÍCIA MILITAR DE MINAS GERAIS.

Idealização e realização: UNIVERSO PRODUÇÃO

SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA E TURISMO | GOVERNO DE MINAS GERAIS

SECRETARIA ESPECIAL DE CULTURA, MINISTÉRIO DA CIDADANIA - GOVERNO FEDERAL|PÁTRIA AMADA BRASIL

 

LOCAIS DE REALIZAÇÃO DO EVENTO


Centro Cultural Sesiminas Yves Alves   

Largo das Fôrras  

Largo da Rodoviária

Escola Estadual Basílico da Gama

Espaço Cultural Aimorés

 

ASSESSORIA DE IMPRENSA 


ETC Comunicação | (31) 2535.5257 |99120.5295 – Luciana d’Anunciação – luciana@etccomunicacao.com.br

Universo Produção|(31) 3282.2366/ 9 9534-6310 - Laura Tupynambá | imprensa@universoproducao.com.br

Fotos: https://www.flickr.com/photos/universoproducao/

Produção de textos: Marcelo Miranda