PRODUÇÕES DE CINCO ESTADOS MOVIMENTAM A PROGRAMAÇÃO CINEMATOGRÁFICA DA 23ª MOSTRA TIRADENTES

Nesta quinta (30), a 23ª Mostra de Cinema de Tiradentes apresenta uma seleção de curtas e longas-metragens em cinco sessões para todos os gostos e públicos, sejam estudiosos da Sétima Arte, turistas e moradores da região. 

A partir das 16h30, no Cine-Tenda, a Mostra Panorama, que tem como objetivo dar um sobrevoo na produção de curtas brasileiros realizados em 2019, exibe a Série 5 com produções de quatro estados. A sessão apresentará os curtas “Entre nós e o mundo” (SP), de Fabio Rodrigo; “Julho” (GO), de Danilo Daher e Daniel Calil; “A viagem do seu Arlindo” (ES), de Sheila Altoé; “Rua Augusta, 1029” (SP), de Mirrah Iañez; e “Mãtãnãg, a encantada” (MG), de Shawara Maxakali e Charles Bicalho.

Também no Cine-Tenda, às 18h, pela Mostra Olhos Livres, o público poderá conferir a pré-estreia nacional de “Fakir” (SP), dirigido e roteirizado por Helena Ignez. O documentário da atriz e diretora homenageada na 20ª Mostra, em 2017, retrata o sucesso do faquirismo no Brasil, América Latina e França, se estendendo a filmagens atuais de artistas contemporâneos que mantêm viva essa arte em performances e shows.

Em seguida, serão exibidas duas sessões, com pré-estreias mundiais da Mostra Aurora, competitiva que destaca diretores e diretoras que realizam suas primeiras obras em longa-metragem. Às 20 horas, será exibido “Pão e gente” (SP), filme que tem roteiro e direção de Renan Rovida. A produção em preto e branco apresenta despossuídos num ensaio pelo pão de cada dia.

E às 22h, “Mascarados” (GO), dirigido e roteirizado por Marcela Borela e Henrique Borela, será projetado no Cine-Tenda. O filme conta a história de quatro jovens trabalhadores de uma pedreira que lidam de maneiras diferentes com a exploração do trabalho.

 

Documentário na Praça

Para encerrar a programação cinematográfica desta quinta, às 21h, o Cine Copasa na Praça exibe “Mães do Derick” (PR), documentário assinado por Dê Kelm, em pré-estreia nacional. O longa-metragem coloca em destaque Thammy, que é mãe de Derick, Bruna, Chiva e Ana. Ao som da trilha sonora do grupo Taiobas, o documentário acompanha essa família que constrói com as próprias mãos seu lugar no mundo. Após a sessão, a diretora participa de debate com o público, com a mediação da curadora Lila Foster (DF).

 

SOBRE A MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES


Maior evento dedicado ao cinema brasileiro contemporâneo em formação, reflexão, exibição e difusão realizado no país. Apresenta, exibe e debate, em edições anuais, o que há de mais inovador e promissor na produção audiovisual brasileira, em pré-estreias nacionais, de longas e curtas – uma trajetória rica e abrangente que ocupa lugar de destaque no centro da história do audiovisual e no circuito de festivais realizados no Brasil.

Trata-se de um programa audiovisual que reúne todas as manifestações da arte numa programação cultural abrangente oferecida gratuitamente ao público que prevê a exibição de mais de 100 filmes brasileiros em pré-estreias nacionais, mais de 40 sessões de cinema, homenagens, oficinas, debates, seminário, mostrinha de cinema, exposições, lançamento de livros, teatro de rua, shows musicais, performance audiovisual, encontros e diálogos audiovisuais e  atrações artísticas. 

Acompanhe a 23ª Mostra de Cinema de Tiradentes e o programa Cinema Sem Fronteiras 2020.

Participe da Campanha #EufaçoaMostra
No Twitter: @universoprod
No Facebook: universoproducao / mostratiradentes
No Instagram: @universoproducao 
No LinkedIn: Universo Produção
Informações pelo telefone: (31) 3282-2366

 

Serviço


 23ª MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES | 24 de janeiro a 1o de fevereiro de 2020

LEI FEDERAL DE INCENTIVO À CULTURA

LEI ESTADUAL DE INCENTIVO À CULTURA

Patrocínio: ITAÚ, TAESA, CBMM, COPASA, CEMIG, CODEMGE|GOVERNO DE MINAS GERAIS

Parceria Cultural: Sesc em Minas

Apoios: SESI FIEMG, CAFÉ 3 CORAÇÕES, MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES, OI, DOT, MISTIKA, CTAV, CIA/NAYMAR, CINECOLOR, THE END POST, CANAL BRASIL, REDE GLOBO MINAS, PREFEITURA DE TIRADENTES, POLÍCIA MILITAR DE MINAS GERAIS.

Idealização e realização: UNIVERSO PRODUÇÃO

SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA E TURISMO | GOVERNO DE MINAS GERAIS

SECRETARIA ESPECIAL DE CULTURA, MINISTÉRIO DA CIDADANIA - GOVERNO FEDERAL|PÁTRIA AMADA BRASIL

 

LOCAIS DE REALIZAÇÃO DO EVENTO


Centro Cultural Sesiminas Yves Alves   

Largo das Fôrras  

Largo da Rodoviária

Escola Estadual Basílico da Gama

Espaço Cultural Aimorés

 

ASSESSORIA DE IMPRENSA 


ETC Comunicação | (31) 2535.5257 |99120.5295 – Luciana d’Anunciação – luciana@etccomunicacao.com.br

Universo Produção|(31) 3282.2366/ 9 9534-6310 - Laura Tupynambá | imprensa@universoproducao.com.br

Fotos: https://www.flickr.com/photos/universoproducao/

Produção de textos: Marcelo Miranda