SEMANA COMEÇA COM MOSTRAS COMPETITIVAS EM TIRADENTES

Mostra Aurora, de longas, e Mostra Foco, de curtas, concorrem ao Troféu Barroco e prêmios em produtos e serviços de parceiros do evento

A Mostra Aurora, considerada a principal vitrine do cinema autoral brasileiro tem sua estreia nessa segunda, 27 de janeiro. A competitiva avaliada pelo júri oficial, que garante ao vencedor o Troféu Barroco e prêmios conferidos pelos parceiros do evento, tem início com a exibição de “Sequizágua” (MG). A direção do filme, ambientado no sertão profundo de Minas Gerais, é assinada pelo mineiro Maurício Rezende. A sessão está marcada para as 20 horas, no Cine-Tenda. Até o dia 31, outros sete filmes de realizadores em início de carreira de longas estarão em exibição.

Estreia também nessa segunda, às 22h30, a Mostra Foco. Com produções oriundas do Nordeste e do Sudeste, a seleção apresenta curtas-metragens com propostas estéticas que colocam em cena diferentes subjetividades em seus modos de singulares de existência no presente. Integram a Mostra tanto filmes de realizadores veteranos, quanto de jovens que começam a dirigir seus primeiros curtas-metragens. A Série 1, que será exibida às 22h30, no Cine-Tenda, traz os curtas “O Rancho da Goiabada” (SP), de Guilherme Martins; o documentário “Minha História é Outra” (RJ), de Mariana Campos; e “Aos Cuidados Dela” (SP), de Marcos Yoshi.

Ainda no dia 27, Mostra Olhos Livres, que também tem caráter competitivo, traz “Até o fim” (BA), dos cineastas Ary Rosa e Glenda Nicácio. É a terceira vez consecutiva que a dupla promove a pré-estreia de seus filmes na Mostra de Cinema de Tiradentes. Nas edições anteriores, foram os longas “Café com Canela” (BA - 2018) e “Ilha” (BA - 2019). A nova produção é uma ficção centrada na energia feminina, que se concentra no poder da fala, da conversa e dos segredos revelados, dimensão tão presente nas produções da dupla. A exibição acontece às 18 horas, no Cine-Tenda.

 

SOBRE A MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES


Maior evento dedicado ao cinema brasileiro contemporâneo em formação, reflexão, exibição e difusão realizado no país. Apresenta, exibe e debate, em edições anuais, o que há de mais inovador e promissor na produção audiovisual brasileira, em pré-estreias nacionais, de longas e curtas – uma trajetória rica e abrangente que ocupa lugar de destaque no centro da história do audiovisual e no circuito de festivais realizados no Brasil.

Trata-se de um programa audiovisual que reúne todas as manifestações da arte numa programação cultural abrangente oferecida gratuitamente ao público que prevê a exibição de mais de 100 filmes brasileiros em pré-estreias nacionais, mais de 40 sessões de cinema, homenagens, oficinas, debates, seminário, mostrinha de cinema, exposições, lançamento de livros, teatro de rua, shows musicais, performance audiovisual, encontros e diálogos audiovisuais e  atrações artísticas.

 

Acompanhe a 23ª Mostra de Cinema de Tiradentes e o programa Cinema Sem Fronteiras 2020.

Participe da Campanha #EufaçoaMostra
No Twitter: @universoprod
No Facebook: universoproducao / mostratiradentes
No Instagram: @universoproducao 
No LinkedIn: Universo Produção
Informações pelo telefone: (31) 3282-2366

 

Serviço


 23ª MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES | 24 de janeiro a 1o de fevereiro de 2020

LEI FEDERAL DE INCENTIVO À CULTURA

LEI ESTADUAL DE INCENTIVO À CULTURA

Patrocínio: ITAÚ, TAESA, CBMM, COPASA, CEMIG, CODEMGE|GOVERNO DE MINAS GERAIS

Parceria Cultural: Sesc em Minas

Apoios: SESI FIEMG, CAFÉ 3 CORAÇÕES, MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES, OI, DOT, MISTIKA, CTAV, CIA/NAYMAR, CINECOLOR, THE END POST, CANAL BRASIL, REDE GLOBO MINAS, PREFEITURA DE TIRADENTES, POLÍCIA MILITAR DE MINAS GERAIS.

Idealização e realização: UNIVERSO PRODUÇÃO

SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA E TURISMO | GOVERNO DE MINAS GERAIS

SECRETARIA ESPECIAL DE CULTURA, MINISTÉRIO DA CIDADANIA - GOVERNO FEDERAL|PÁTRIA AMADA BRASIL

 

LOCAIS DE REALIZAÇÃO DO EVENTO


Centro Cultural Sesiminas Yves Alves   

Largo das Fôrras  

Largo da Rodoviária

Escola Estadual Basílico da Gama

Espaço Cultural Aimorés

 

ASSESSORIA DE IMPRENSA 


ETC Comunicação | (31) 2535.5257 |99120.5295 – Luciana d’Anunciação – luciana@etccomunicacao.com.br

Universo Produção|(31) 3282.2366/ 9 9534-6310 - Laura Tupynambá | imprensa@universoproducao.com.br

Fotos: https://www.flickr.com/photos/universoproducao/

Produção de textos: Marcelo Miranda