Júri

JÚRI OFICIAL

BERNARDO OLIVEIRA


Professor adjunto da Faculdade de Educação da UFRJ, pesquisador, crítico de música e cinema e produtor. Participa como colaborador do projeto de extensão GEM –Grupo de Educação Multimídia (Letras/UFRJ) e do Lise –Laboratório do Imaginário Social e Educação (Educação/UFRJ). Desenvolve projeto de pesquisa sobre o filósofo francês Gilbert Simondon (Gilbert Simondon, precursores e derivações: o problema da educação e da ‘cultura técnica’ na sociedade metaestável). Como crítico de música e ensaísta, colaborou com diversos jornais, blogs, revistas e festivais no Brasil e no exterior (Folha de São Paulo, Blog do IMS, FactMagazineO Globo, revistaCinética, Contracampo, Filme Cultura, entre outras). Participou de festivais e eventos de música e cinema como curador, jurado, participante e produtor (Semana dos Realizadores, Festival Novas Frequências, Festival Visões Periféricas, Bienal de Arte Digital, Shape Platform, Multiplicidade, entre outros). Foi produtor e curador do evento de música experimental Quintavant e, atualmente, dirige o selo musical QTV (https://qtvlabel.bandcamp.com/). Coproduziu os filmes Noite e Sutis Interferências, de Paula Maria Gáitan, e UN, de Sérgio Mekler. Realizou a investigação musical do último filme de Lucrécia Martel, Zama (2017). Publicou em dezembro de 2014 o livro Tom Zé – estudando o samba (Editora Cobogó).

 

CÍNTIA GUEDES


Paraibana, vive e trabalha no Rio de Janeiro. Atualmente é professora na Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), atua como performer e mobiliza processos criativos para encruzilhar a vivência dos corpos e a produção de imaginário. Suas pesquisas direcionam-se ao campo das artes visuais contemporâneas, da teoria das imagens e do audiovisual. Ocupa-se em produzir pensamento sobre os visíveis e os invisíveis a partir de perspectivas antirracistas e anticoloniais. 

  

CLAUDIA MESQUITA


Professora do curso de graduação e do programa de pós-graduação em Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde integra o grupo de pesquisa Poéticas da Experiência. Pesquisadora do cinema brasileiro, com mestrado e doutorado na ECA-USP. Foi professora da UFSC (2007-2010).  Publicou, com Consuelo Lins, o livro Filmar o real –sobre o documentário brasileiro contemporâneo (Editora Jorge Zahar, 2008), e organizou, com Maria CampañaRamia, El otro cine de Eduardo Coutinho(Cinememoria e Edoc, 2012), publicado no Equador. Entre 2018 e 2019, realizou pós-doutorado na UFC, desenvolvendo o projeto O presente como história –estéticas da elaboração no cinema brasileiro contemporâneo

 

LUIZ SOARES JR.


Nasceu em Recife em 1976,possui mestrado em Filosofia, com uma tese sobre Heidegger e o advento da verdade na obra de arte, escreve na revista eletrônica Cinética,possui um blog de tradução de crítica francesa de cinema, o Dicionários de Cinema; publicou seu primeiro livro sobre o demoníaco no classicismo: De forças ede fantasmas, o demoníaco no cinema clássico; tem um segundo livro no prelo sobre o cineasta japonês Kiyoshi Kurosawa.

 

PATRICIA MACHADO


Doutora em Comunicação Social pela ECO-UFRJ,tendo realizadodoutorado-sanduíche na Université Sorbonne Nouvelle Paris 3 (2014/2015). É professora do curso de Comunicação Social – Cinema da PUC-Rio. Desenvolvepesquisa de imagens para filmes, programas de TVe livros. Co-organizadora dos livros Arquivos em movimento (Ed. FGV, 2017) e Imagens em disputa –cinema, vídeo, fotografia e monumento em tempos de ditadura (7 Letras, 2018). É membro do LUPA- Laboratório Universitário de Preservação Audiovisual da UFF.

 

JÚRI JOVEM

Diego Silva Souza
Graduando de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, 21 anos

Gustavo Maan
Graduando de Cinema, Rádio e TV (CTR, ECA) na Universidade de São Paulo – Usp, 19 anos

 Luísa Lombardi de Moura e Silva
Graduanda de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, 20 anos

 Marina Lamas Peixoto
Graduanda de Cinema e Audiovisual no Centro Universitário Una, 21 anos

 Murilo Morais Oliveira
Graduando de Imagem e Som na Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, 23 anos