Introdução à Direção de Arte Cinematográfica

Instrutor(a): Vera Hamburger

Faixa etária: A partir de 18anos

Carga horária: 12

Número de vagas: 35

Conteúdo programático:

Objetivo Geral: O curso Introdução à Direção de arte Cinematográfica, a ser ministrado por Vera Hamburger, tem como objetivo introduzir o aluno no vasto universo da composição física/visual de filmes de ficção, aprofundando aspectos essenciais à compreensão do papel e abrangência da direção de arte e ao desenvolvimento de projetos em cada uma das áreas envolvidas em sua concepção e realização.  

Conteúdo Programático: 

– Introdução : aula expositiva sobre as origens da direção de arte no Brasil; seu atual papel e abrangência nas produções nacionais; a relação entre dramaturgia e direção de arte – a criação de um percurso visual dramático; as áreas que abrange e suas especificidades - cenografia, figurino, maquiagem e efeitos especiais.

 – O processo de realização - do roteiro à filmagem: análise do roteiro; a pesquisa; o dimensionamento da produção; a definição do partido visual; a pesquisa de locações; os primeiros esboços; orçamento; o desenvolvimento do projeto; relações entre os diversos departamentos: direção, fotografia, produção, figurino, maquiagem, efeitos especiais.

 – As matérias e instrumentos da direção de arte: arquitetura, o desenho do espaço, a cor, textura, etc; a convivência cenários e figurinos; dimensionamento da equipe de arte; as fases de produção; a filmagem. Estudo de caso 1 – A partir de fotografias de locação; desenhos de projeto; fotografias de construção e de cena; cenas dos filmes em DVD será exposto e discutido o processo de criação e de produção do filme Castelo Ra tim bum, o filme, de Cao Hamburger.

 – Estudo de caso 2 – será exposto e discutido o processo de criação e de produção da cenografia e figurino do filme Os homens são de marte e é prá lá que eu vou, dirigido por Marcus Baldini 5a aula – estudo de caso 3 - será exposto e discutido o processo de criação e de produção da cenografia e figurino do filme Cafundó, de Paulo Betti e Clóvis Bueno

Pré-requisitos:

Não há.