Do ator ao personagem – a produção de elenco no audiovisual

Instrutor(a): Alessandra Tosi

Faixa etária: A partir de 18anos

Carga horária: 16h

Número de vagas: 25

Conteúdo programático:

Data: 23 a 26 de janeiro

Horário: 14h às 18h

 Objetivo Geral: O curso irá abordar o processo de pesquisa e produção de elenco em uma obra audiovisual, partindo da análise do roteiro, sua execução até a exibição da obra. As aulas irão apresentar um panorama geral da produção de cinema e TV e seus processos de trabalho, e irá aprofundar sobre os valores técnicos e teóricos que esta função criativa engloba no contexto do mercado atual.

Conteúdo Programático:

O personagem no roteiro-  A análise do roteiro e seu arco narrativo, a descoberta das características dos personagens e suas funções dramáticas na história e qual o estilo da obra audiovisual, ou seja, quais as referências e os mitos que são trabalhados.

O processo de seleção - A apresentação do material de um ator, qual tipo de foto e vídeo que são indicados, como funciona a seleção do elenco pelos testes, como funcionam as pesquisas de elenco de atores e não atores, qual a postura deve ser assumida na relação do ator x diretor.

Renome e competência - Qual a consciência cívica e ética do ator e do criador da obra, o star system e o glamour atual, como escolher um determinado projeto e direcionar a carreira.

Negociações e contrato - Como funciona a contratação do ator, os orçamentos, os cronogramas e os ensaios, a manutenção durante os processos de produção e lançamento da obra e os fatores que influenciam nas escolhas do elenco final.

Ator e mercado - Descreveremos o mercado atual e a influência direta na decisão da escolha de um ator.


Público-alvo:
 produtores, produtores de elenco, diretores de cinema, atores, agentes de atores e aspirantes a estas funções.

Pré-requisitos:

Não há.