Introdução a Projetos Audiovisuais Multiplataformas

Instrutor(a): Gustavo Padovani

Faixa etária: A partir de 18anos

Carga horária: 16h

Número de vagas: 20

Conteúdo programático:

Data: 21 a 24 de janeiro

Horário: 14h às 18h

Objetivo Geral: Na vida contemporânea, a produção de conteúdos audiovisuais expandiu das janelas convencionais (Televisão e Cinema) para as inúmeras plataformas de mídia (vídeo sob demanda {VOD}, sites, aplicativos e redes sociais) e a narrativa transmídia é uma das formas de criação e consumo que tem se ocupado de realizar um diálogo entre os formatos mais tradicionais e os contemporâneos. O objetivo da oficina “Introdução a Projetos Audiovisuais Multiplataformas” é entender as teorias e as práticas que constituem esse novo ambiente dinâmico de criação audiovisual, aplicando-as em projetos que envolvam novos saberes a respeito de estruturas narrativas para multiplataformas, novas formas de recepção do público, modelagem de negócios e estratégias de circulação do conteúdo audiovisual.

Conteúdo Programático:
– Introdução:
• Apresentação dos alunos
• Cultura Participativa / Cultura da Convergência
• Produção de conteúdo em multiplataforma
• Narrativa Transmídia

Atividade prática: os alunos se dividirão em cinco grupos e receberão cartilhas com temas diferentes entre si. Eles terão que pensar como criar conteúdos audiovisuais para três mídias diferentes considerando o tema recebido pelo grupo.

– Mundos Narrativos:
• Criação de mundos ficcionais
• Uso dramático de um espaço narrativo
• Construção de personagens em multiplataformas
Atividade prática: reunidos em cinco grupos, os participantes pensarão na criação de um mundo narrativo e seus personagens. Essa atividade servirá de base para as atividades dos dias posteriores.

– Roteiro Audiovisual para Multiplataformas
• Novas estruturas narrativas
• Jornada do usuário pelas mídias
• Adaptações e diálogos entre formatos audiovisuais

Atividade prática: baseada na atividade anterior, os participantes irão desenvolver as competências para criar um roteiro de um curta-metragem ou de websódio que dialogue com outras plataformas e seja advindo do mundo narrativo desenvolvido previamente.

– Modelos de projetos
• Distribuição e janelas de exibição do projeto
• Bíblia Transmídia
• Modelo de negócio
• Pitching

Atividade prática: os alunos irão criar um modelo de negócio e sua bíblia transmídia baseada nas narrativas criadas previamente para treinar os conceitos trabalhados nessa aula. Como resultado final, os alunos apresentarão o projeto em formato de pitch.

Pré-requisitos:

É necessário levar um notebook ou celular.