CINE DRIVE-IN DA MOSTRA TIRADENTES PROMOVEU O REENCONTRO DA CIDADE HISTÓRICA E DO PÚBLICO COM O CINEMA BRASILEIRO

Ao longo de cinco dias, o evento garantiu diversão com segurança e exibiu gratuitamente oito filmes

Chega de saudades! A 24a Mostra de Cinema de Tiradentes, maior evento do cinema brasileiro em formação, reflexão, exibição e difusão, retornou à cidade histórica mineira e realizou, entre os dias 3 e 7 de setembro, o Cine Drive-In Tiradentes. O evento promoveu sessões diárias gratuitas de premiadas produções nacionais.

A programação contou com uma seleção especial de oito filmes premiados (quatro longas-metragens e quatro curtas, puderam ser vistos, ou revistos na tela grande, a céu aberto, na estrutura montada no estacionamento localizado na Av. Governador Israel Pinheiro, s/n° (ao lado da Pousada Pequena Tiradentes).

Foram exibidos os filmes Titãs – A vida até parece uma festa, direção de Oscar Rodrigues Alves, Branco Mello (vencedor do Júri Popular da 12a Mostra Tiradentes); No Coração do Mundo, direção de Maurílio Martins, Gabriel Martins (da produtora mineira Filmes de Plástico, homenageada na 13a Mostra CineBH); O dia do Galo, direção de Cris Azzi e Luiz Felipe Fernandes (vencedor do Júri Popular da 18a Mostra de Cinema de Tiradentes); O Cemitério das almas perdidas, direção de Rodrigo Aragão, filme de terror que foi um sucesso na versão online da 24a Mostra Tiradentes; e os curtas De Castigo, direção de Helena Ungaretti; Traz Outro Amigo Também, direção de Federico Cabral; Vida Maria, de Márcio Ramos; e L, de Thaís Fujinaga.

Com capacidade de 68 veículos/dia, o Cine Drive-In Tiradentes teve um público estimado de 700 pessoas, que puderam vivenciar uma experiência única e curtir as produções com todo conforto e segurança, atendimento de garçom com comes e bebes, combos de pipoca e bomboniere, sem precisar sair do carro.

Para Raquel Hallak, CEO da Universo Produção e Coordenadora Geral da Mostra de Cinema de Tiradentes “realizar o Cine Drive-In em Tiradentes representou uma iniciativa de compromisso com a cidade e com o cinema brasileiro num momento em que é necessário inovar e adaptar aos tempos de pandemia para fazer o cinema brasileiro circular, levar entretenimento com segurança para o público, manter o mundo em movimento e gerar desenvolvimento social, humano e econômico”.

Aryanne Ribeiro, produtora cultural e vice-presidente do Conselho Estadual de Política Cultural de Minas Gerais foi para a cidade história especialmente para prestigiar o evento. “É a primeira vez que retorno a Tiradentes, depois de um ano e oito meses. Isso tem um significado muito grande para mim. Também porque é a primeira vez que assisto a um filme num Cine Drive-In”.

A iniciativa chamou a atenção dos moradores da região, conforme destacou Alexandre Ribeiro do Nascimento, que mora em Tiradentes há algum tempo. Ele ficou sabendo do Cine Drive-In pela página do Facebook da Mostra de Cinema e resolveu participar. “Quase nunca vou ao cinema, mas todas as vezes que assisti filmes na Mostra Tiradentes me diverti bastante”.

Para Diego Bertoli, foi uma oportunidade especial para matar as saudades do cinema. “A experiência de assistir aos filmes no Cine Drive-In da Mostra Tiradentes foi muito boa, muito interessante. Achei muito organizado e me senti seguro para ir ao cinema dessa forma, mesmo ainda estando neste momento de pandemia. Depois de quase dois anos, poder voltar ao cinema de uma forma segura foi maravilhoso. Sou formado em Cinema, trabalho como editor de vídeo, tenho amor por filmes e estava com muita saudade de ir ao cinema novamente”.

EVENTO GEROU EMPREGOS E MOVIMENTOU A ECONOMIA

Para a realização do Cine Drive-In da 24a Mostra de Cinema de Tiradentes, a Universo Produção, responsável pela idealização e realização do evento, elaborou um projeto cenográfico para execução de toda infraestrutura necessária ao funcionando do Drive-In que foi instalado no estacionamento localizado na Av. Governador Israel Pinheiro, s/n° (ao lado da Pousada Pequena Tiradentes), além do quiosque para a retirada das credenciais no Largo das Fôrras, praça principal da cidade histórica.

Foram contratadas 56 empresas que atuaram na prestação de serviço para Cine Drive-In da Mostra Tiradentes. Estima-se que foram gerados 500 empregos diretos e indiretos, mostrando que a cultura é bom negócio. 49 profissionais integraram a equipe de trabalho nas etapas de pré-produção, produção e desmontagem da estrutura.

16 veículos fizeram a cobertura jornalística diária do Cine Drive-In da 24a Mostra Tiradentes, incluindo quatro emissoras de rádio e duas emissoras de TV. A equipe comunicação da Mostra alimentou as redes sociais com conteúdos diáriosregistros de vídeos e fotografias – que estão disponíveis para consulta e acompanhamento de tudo que aconteceu no evento.

A Mostra de Cinema de Tiradentes  é um empreendimento cultural  consolidado que integra a indústria do entretenimento e da economia criativa, a que mais cresce no mundo. E o Cine Drive-In se revelou como uma opção de diversão com conforto e segurança para o público participante, respeitando os protocolos de saúde necessários devido a pandemia de Covid-19.

EMPRESAS QUE ACREDITAM NA CULTURA E NO CINEMA BRASILEIRO

O Cine Drive-In da 24a Mostra de Cinema de Tiradentes contou com o apoio da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura de Tiradentes e de empresas que reconhecem a importância e ajudam a movimentar a indústria do audiovisual, como a Copasa – Companhia de Saneamento de Minas Gerais e a EMC – Empresa Mineira de Comunicação.

Christian Silveira, Secretário de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer de Tiradentes salienta a relevância do evento para a cidade histórica. “A Mostra de Cinema de Tiradentes em 2022 completará 25 anos de existência. Este ano, com a modalidade drive-in, dentro desta questão da pandemia, a Universo Produção conseguiu trazer esse evento que foi uma maravilha, um sucesso imenso para Tiradentes, principalmente para moradores e visitantes do município. Parabéns para a Mostra de Cinema por promover essa inovação em nossa cidade. Que essa parceria perdure ao longo do tempo e que possamos trazer sempre para Tiradentes novidades como esta.”

De acordo com Carlos Eduardo Tavares de Castro, diretor-presidente da Copasa “apoiar a Mostra de Cinema de Tiradentes, para a Copasa, é mais do que um prazer, é reconhecer que o cinema, e as artes como um todo, precisam e devem ser continuamente apoiadas. E aqui fica muito claro que não apenas uma empresa como a Copasa, como várias outras, de diversos segmentos, entendem e reconhecem que é importante valorizar, prestigiar e incentivar o cinema brasileiro”.

Sérgio Rodrigo Reis, presidente da EMC, ressalta que a Mostra de Cinema de Tiradentes faz parte da história dos mineiros e também do cinema nacional. “A Mostra acompanhou a retomada do cinema brasileiro, ajudou a fomentar as discussões, tanto dos desafios quanto do futuro. E essa parceria do evento com a EMC, em especial com a Rede Minas, tem tudo a ver, porque a emissora se voltou para o interior de Minas, a nossa capacidade de produção está toda no interior de Minas agora. E a Mostra Tiradentes é um case muito especial, de como o audiovisual pode transformar a realidade de um lugar. A Mostra conseguiu projetar a cidade dentro e fora do país, e também trazer para cá muitos realizadores. Quem acompanha desde a origem do evento, sabe que muita coisa aconteceu, muitos realizadores cresceram e hoje são premiados, até fora do país, por causa da capacitação que puderam experimentar na Mostra Tiradentes”.

Fotos: https://www.flickr.com/photos/universoproducao/

Na Web: mostratiradentes.com.br

No Instagram: @universoproducao

No Youtube:

No Twitter: @universoprod

No Facebook: mostratiradentes / universoproducao

No LinkedIn: universo-produção

Acompanhe o programa Cinema Sem Fronteiras 2021.

Participe da Campanha #EufaçoaMostra

Serviço

24a Mostra de Cinema de Tiradentes|Cine Drive-In

Dia: 3 a 7 de setembro – sexta a terça-feira

Hora: Sessão sempre às 20 horas

Local: Estacionamento localizado na Av. Governador Israel Pinheiro, s/n (ao lado da Pousada Pequena Tiradentes).

Ingressos: entrada franca, mediante retirada de credencial: de 3 a 7 de setembro, das 14 às 17 horas, no Largo das Fôrras

LEI FEDERAL DE INCENTIVO À CULTURA

LEI ESTADUAL DE INCENTIVO À CULTURA

Patrocínio: CBMM, ITAÚ, CSN, CEDRO MINERAÇÃO, CIMENTO NACIONAL, COPASA|GOVERNO DE MINAS GERAIS

Parceria Cultural: SESC EM MINAS, CASA DA MOSTRA

Apoio: CAFÉ 3 CORAÇÕES EINSTITUTO UNIVERSO CULTURAL

Idealização e realização: UNIVERSO PRODUÇÃO

SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA E TURISMO | GOVERNO DE MINAS GERAIS

SECRETARIA ESPECIAL DE CULTURA, MINISTÉRIO DO TURISMO – GOVERNO FEDERAL| PÁTRIA AMADA BRASIL