LABORATÓRIO DE DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE LONGAS | PROJETOLAB

Guilherme Fiuza e Júlia Nogueira | MG

21 a 24 de janeiro | Domingo a quarta | 14h às 18h carga horária: 16 horas vagas: 6 projetos de longa nos gêneros ficção, experimental e animação - 12 participantes faixa etária: a partir de 18 anos

Currículo dos instrutores

Guilherme Fiuza Zenha atua no setor audiovisual há mais de 25 anos. Como produtor e assistente de direção, trabalhou ao lado dos diretores, Tizuka Yamasaki, Sylvio Back, Sergio Machado, Helvécio Ratton e Nelson Pereira dos Santos. Em 2014, foi o diretor e um dos roteiristas e produtores responsáveis por levar O MENINO NO ESPELHO, de Fernando Sabino, para telas de cinema e televisão ao redor do mundo. O filme se tornou sucesso de crítica no Brasil e exterior, sendo comercializado para 16 países da Ásia e Europa. Nos últimos anos, atuou como parecerista em diversos editais pelo Brasil e dirigiu as séries CIENTISTAS BRASILEIROS e MINHA FAMÍLIA É, para a TV Pública, e o longa de animação CHEFE JACK – O COZINHEIRO AVENTUREIRO. Seu trabalho mais recente é a série em animação COSMO – O COSMONAUTA, na qual atua como diretor e produtor.

Júlia Nogueira é mestre em Estudos Cinematográficos, pós-graduada em Gestão Cultural e bacharel em Jornalismo. No setor audiovisual há mais de 20 anos, atuou como parecerista em diversos editais brasileiros. Foi Coordenadora de TV e Documentários da produtora Camisa Listrada, quando produziu as séries documentais EXPEDIÇÕES BURLE MARX e INHOTIM ARTE PRESENTE (Melhor Série Documental no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro), e o longa doc POR UM TRIZ. Como Gerente de Conteúdo da Quarteto Filmes, produziu as séries OFÍCIO DA PALAVRA e MINHA FAMÍLIA É. Desde 2017, é sócia da produtora Camisa Listrada BH, por onde coproduziu os longas MARIA DO CARITÓ, PREDESTINADO – ARIGÓ E O ESPÍRITO DO DR. FRITZ e DERRAPADA e produziu as séries COISAS DAQUI e PASSAGENS DA INDEPENDÊNCIA.

Sobre o LAB:

O ProjetoLab é um laboratório de projetos audiovisuais nos gêneros de ficção, experimental e animação, direcionado a realizadores, roteiristas e produtores. O principal objetivo é o estudo da formatação e dos fundamentos para elaboração de projetos audiovisuais, do Argumento ao Pitching (apresentação verbal de um projeto perante uma comissão), nos formatos Longa-metragem de Ficção e Animação, direcionados ao mercado de salas de cinema e de televisão. É uma oportunidade para desenvolver técnicas, trocar experiências e aprimorar conhecimentos de formatação de projetos audiovisuais de editais e convocatórias.

Objetivo Geral:

O principal objetivo é o estudo da formatação e dos fundamentos para elaboração de projetos audiovisuais, do Argumento ao Pitching (apresentação verbal de um projeto perante uma comissão), nos formatos Longa-metragem de Ficção, Experimental e Animação, direcionados ao mercado de salas de cinema e de televisão.

Conteúdo Programático:

  • Aula 1 (4h/a) – Encontro geral
  • Apresentação inicial dos projetos (20 min para cada projeto)
  • Contextualização do mercado audiovisual brasileiro para longas-metragens de ficção, experimental e animação.
  • 
De que é composto um projeto audiovisual para ser apresentado ao mercado.
  • Técnicas de Pitching (apresentação oral)
  • Aula 2 (4h/a) – 1º Encontro individual dos instrutores com os representantes de cada um dos 6 projetos (30 min com cada), para levantar pontos fracos e fortes dos projetos e encaminhamento do que pode ser melhorado.
  • Aula 3 (4h/a) – 2º Encontro individual dos instrutores com os representantes de cada um dos 6 projetos (30 min com cada), avaliação de caminhos que os participantes pensaram para seus projetos e preparação para pitching.
  • Aula 4 (4h/a) – Encontro geral – Pitching final dos 6 projetos para todos os participantes e encaminhamento final dos caminhos que podem ser seguidos por cada projeto.

Público-alvo

Profissionais responsáveis pelo Roteiro, Direção e Produção de projetos de longas-metragens em desenvolvimento, É obrigatória a participação de pelo menos dois profissionais com envolvimento direto com o longa-metragem, sendo ao menos um criativo (Roteiro ou Direção) e um de Produção.

Pré-requisito:

Ter um projeto de longa-metragem de ficção, experimental ou animação, que tenha, no mínimo, o argumento.