AMPLAS FRENTES NO CURTA-METRAGEM BRASILEIRO
De 31 de janeiro a 9 de fevereiro, um recorte especial da 27ª Mostra de Cinema de Tiradentes estará disponível na plataforma Itaú Cultural Play.
A seleção da Plataforma Itaú Play apresenta uma celeuma de curtas-metragens programados na 27°
edição da Mostra de Cinema de Tiradentes, a partir de distintos certames e mostras que possuem,
como princípio, a valorização do curta-metragem em sua diversidade temática, estética e política.
Provenientes de estados, origens e trajetórias distintas, elencamos cinco obras que emprestam
carisma, ousadia e sagacidade à produção de filmes no Brasil, e que, agora, podem ser acessadas
também de modo online.
Presentes nas sessões da Mostra Praça, o curta mineiro Ramal, de Higor Gomes, observa a interação
entre jovens que se divertem com suas motocicletas na periferia de Sabará, abordando uma chave
fantástica a partir de um registro realista cotidiano. Já o documentário Rei da ciranda pesada, de
Cintia Lima, apresenta a trajetória de João Limoeiro à frente da Ciranda de Engenho, na Mata Norte
de Pernambuco, tendo como ponto forte a abordagem e representação de culturas e manifestações
populares locais.
Da Mostra Panorama, estão presentes outros dois filmes. Até o último sopro, de Benjamin Medeiros
(SP) foi realizado em contexto universitário, a partir do Looking China Youth Film Project, sendo um
curta-metragem documental que explora o impacto inicial e duradouro do som de flautas de suona.
Os detalhes sobre a Música Popular de Fuzhou na China quase não nos chega de imediato, borrando
para os espectadores o comumente explorado e esperado didatismo documental.
Enquanto isso, Jaci, de Bruno Lobo La Loba (CE), também executado em contexto de formação em
cinema, apresenta uma personagem-título que, devido a um estado mental que a impossibilita
estruturar a própria vida, vai deixando os trabalhos como arquiteta acumularem sem serem
entregues. Sendo o único set do filme, a casa da personagem, bem como a própria gradação de
intenção da atuação, reflete no seu emocional: desde as sombras e chuvas internas até alguma
possibilidade de luz vinda das frestas. É um filme sobre mudanças e modulações a partir de um local
mínimo, que reflete o potencial de criatividade presentes nas Universidades hoje.
Por fim, da Mostra Formação, o curta-metragem Kila e Mauna (CE), de Ella Monstra, feito Vila das
Artes, completa a programação do Itaú Play. A obra é uma espécie de Thelma e Louise (Ridley Scott,
1991) do fim do mundo. Duas amigas travestis partem numa viagem por um mundo distópico, até
que a ficção científica ganhe ares de reinvenção de formas e de gêneros abertos para o futuro.
Assim, o espectador que visitar a plataforma do Itaú Play poderá presenciar uma variedade
importante de filmes presentes em Tiradentes neste ano, que dão conta de salientar, a partir de
operações, temáticas e abordagens, a capacidade criativa presente nos curtas-metragens.