Híbrido Colorido 2024

Sinopse

Gledson é um servidor público solitário que deixou sua cidade natal com o sonho de ser ator no Rio de Janeiro. Atormentado por memórias imprecisas de seu passado, ele vê sua vida mudar quando começa a escrever um livro sobre Teresa, uma prostituta que atravessa a morte esperando um filho e chega a uma ilha fantástica. Quando uma amiga de Gledson resolve transformar seu livro em filme, realidade e ficção se misturam: enquanto Teresa precisa decidir o que fazer com o filho nascido na ilha e o escritor lida com o desafio de se tornar um criador, o filme se transforma quando a diretora se confronta com a experiência de sua própria maternidade.

 

RETRATAÇÃO PÚBLICA:

Eu, Gledson Mercês dos Santos, servidor público federal, ocupante do cargo de Técnico em Regulação da Atividade Cinematográfica e Audiovisual na Agência Nacional do Cinema – ANCINE, venho, por meio desta, reconhecer publicamente que minha atuação como corroteirista e ator da obra audiovisual “Cartografia das Ondas”, promovida em evento do setor regulado, ocorreu em desacordo com os limites éticos e legais que regem o exercício da função pública em agência reguladora.
Embora não tenha havido intenção de obter vantagem indevida ou prejudicar a imparcialidade da instituição, compreendo que minha participação pública, sem a devida autorização e sem ressalvas quanto à minha condição funcional, pode ter gerado percepção equivocada sobre o papel institucional da ANCINE e sobre a separação entre regulador e regulado.
Reafirmo, com esta manifestação, meu compromisso com os princípios da legalidade, impessoalidade, ética pública e integridade, e reconheço a importância de preservar a imagem institucional da ANCINE perante o setor audiovisual e a sociedade.
Comprometo-me, doravante, a observar rigorosamente os limites legais e éticos do cargo que ocupo, abstendo-me de qualquer atuação no setor regulado sem prévia autorização, conforme previsto na Lei nº 10.871/2004 e na Lei nº 12.813/2013.
Esta retratação integra o Termo de Ajuste de Conduta celebrado com a ANCINE, nos termos da Portaria CGU nº 27/2022, e tem caráter educativo e restaurativo, visando à prevenção de novas ocorrências e à valorização da conduta ética no serviço público.
 
Att,
Gledson Mercês

Direção: Heloisa Machado

Classificação: não recomendada para menores de 10 anos

Programação

LONGA | MOSTRA AURORA | PRÉ-ESTREIA

30/01 | quinta | 18:00

Cine-Tenda

SEMINÁRIO | ENCONTRO COM OS FILMES

31 de jan | sexta | 10h

Cine-Teatro

Ver Programação Completa

Direção

Heloisa Machado

Heloisa Machado é cineasta e fotógrafa brasileira, graduada em Cinema pela UFF e integrante do DAFB. Nascida na periferia de Brasília, mudou-se para o Rio aos 19 anos. Assinou a fotografia de longas premiados como Mais um dia, Zona Norte (Allan Ribeiro, Melhor Filme no Festival de Brasília 2023) e O Deserto de Akin (Bernard Lessa, Ventana Sur 2023). Dirigiu curtas exibidos na MFL e ANCINE e finaliza seu primeiro longa como diretora e roteirista.

Créditos

Produção : André Garcia e Pedro Gui

Roteiro : Heloisa Machado e Gledson Mercês

Montagem : Ricardo Pretti, Acácia Lima, Rafael Romão e Heloisa Machado

Fotografia : Pedro Campos

Direção de Arte : Raquel Fortes

Som: Daniel Lopes

Empresa produtora : Roda Filmes

Empresa(s) coprodutora(s) : Paissandú Filmes

Elenco : Gledson Mercês Heloisa Machado Indira Nascimento Julio Adrião Ariane Souza Ju Colombo Priscila Lima Gledson Mercês Antônio Pitanga Fernanda Thuran Sérgio Santeiro Darília Oliveira Adriana Perin Flora Quaresma Isabela Salgado Luisa Pitta Laura Mollica Tainah Longras Leticia Avila Thais Almeida Rafaela Firmo Fran Burle Max Silvana Stein Genilda Maria Liz Hunstock Machado Monique Ridge (in memoriam) Natacha dos Santos Luiz Maria Lua Santos