OFICINAS FORMATIVAS AMPLIAM EXPERIÊNCIAS NA MOSTRA TIRADENTES

Publicado em 27 jan 2026

As oficinas que integram o Programa Educativo da Mostra de Cinema de Tiradentes estão reunindo crianças, jovens e adultos em atividades formativas que propõem o cinema como espaço de criação, pensamento e experimentação, promovendo encontros com profissionais de diferentes áreas do audiovisual. Realizadas ao longo da Mostra, as oficinas abordam temas como narrativa audiovisual, criação de personagens, atuação para cinema, direção de fotografia, produção executiva, roteiro para animação, trilha sonora, diversidade cultural e experimentação artística.

As atividades destinadas ao público adulto abrangem diferentes etapas da realização audiovisual. Como Criar Personagens para Produtos Audiovisuais, ministrada por Anderson Barretto, aborda a construção de personagens como eixo da narrativa. O Lugar do Ator no Cinema, com Amanda Gabriel, propõe reflexões teóricas e práticas sobre a atuação cinematográfica. Em Direção de Fotografia: Técnica com Luz Natural, Antonio Fargoni apresenta soluções técnicas e estéticas a partir do uso da luz disponível. A oficina Produção Executiva: Estratégias para a Execução de Projetos Audiovisuais, conduzida por Edileis Novais, trata da organização, gestão e viabilização de projetos. Já Introdução ao Roteiro para Animação, com Débora Guimarães, apresenta fundamentos da escrita para animação, enquanto Trilha Sonora: Imagem e Som, ministrada por Marcos Souza, discute a relação entre som, música e narrativa. A Oficina de Narrativa Audiovisual, conduzida por Ricardo Tiezzi, funciona como um espaço de experimentação e desenvolvimento de projetos autorais.

Voltadas ao público jovem, as oficinas incluem Fazendo Cinema na Diversidade Cultural, com Anna Rosaura Trancoso e Claudio Keim Doreto, que propõe a produção audiovisual aliada à reflexão crítica sobre diversidade cultural para adolescentes de 14 a 18 anos. Já Cinema e Artes Plásticas: Imaginação em Cena, ministrada por Daniella Penna, é destinada a jovens de 12 a 16 anos e estimula a criação audiovisual a partir do diálogo com as artes visuais e a performance.

Para o público infantil, a programação conta com a oficina Stop Motion: Cinema de Papel, ministrada por Karla Moreira, voltada a crianças de 9 a 12 anos, que introduz técnicas de animação por meio do uso de recortes em papel, estimulando a criatividade e o contato lúdico com o fazer cinematográfico.

SOBRE A MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES
PLATAFORMA DE LANÇAMENTO DO CINEMA BRASILEIRO

Maior evento do cinema brasileiro contemporâneo em formação, reflexão, exibição e difusão realizado no país e chega a sua 29ª edição de 23 a 31 de janeiro de 2026, em formato online e presencial. Apresenta, exibe e debate, em edições anuais, o que há de mais inovador e promissor na produção audiovisual brasileira, em pré-estreias mundiais e nacionais – uma trajetória rica e abrangente que ocupa lugar de destaque no centro da história do audiovisual e no circuito de festivais realizados no Brasil.

O evento exibe mais de 137 filmes brasileiros em pré-estreias nacionais e mostras temáticas, presta homenagem a personalidades do audiovisual, promove seminário, debates, a série Encontro com os filmes, oficinas, Mostrinha de Cinema, Fórum de Tiradentes, Conexão Brasil CineMundi e atrações artísticas. Toda a programação é gratuita. Mais informações www.mostratiradentes.com.br.

Entrevistas

***

Acompanhe o programa Cinema Sem Fronteiras 2026.

Participe da Campanha #EufaçoaMostra

Na Webmostratiradentes.com.br

No Instagram: @universoproducao    No Youtube: Universo Produção

No X (Antigo Twitter): @universoprod    No Facebook: mostratiradentes / universoproducao

No LinkedIn: universo-produção

SERVIÇO

29ª MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES | 23 a 31 de janeiro de 2026 | PROGRAMAÇÃO GRATUITA

LEI FEDERAL DE INCENTIVO À CULTURA
LEI ESTADUAL DE INCENTIVO À CULTURA


Patrocínio máster: PETROBRAS
Patrocínio: CAIXA, EMBRATUR, CIMENTO NACIONAL, ITAÚ, CSN, CODEMGE / GOVERNO DE MINAS GERAIS 

Parceria Cultural e Educacional: SISTEMA FECOMÉRCIO MG POR MEIO DO SESC E DO SENAC EM MINAS, CASA DA MOSTRA, TCE MG CULTURAL
Apoio: PREFEITURA DE TIRADENTES, EMBAIXADA DA FRANÇA, INSTITUTO GOETHE, CONECTA, CANAL BRASIL, CINECOLOR, DOT, 02 PÓS, THE END, FESTIVAL SCOPE, FESTIVAL DE MÁLAGA, MÍSTIKA, NAYMOVIE, CTAV
Parceria: MINISTÉRIO PÚBLICO DE MINAS GERAIS, BH FILM COMMISSION/PREFEITURA DE BELO HORIZONTE

Correalização: INSTITUTO UNIVERSO CULTURAL
Realização: UNIVERSO PRODUÇÃO, SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA E TURISMO DE MINAS GERAIS/GOVERNO DE MINAS GERAIS, MINISTÉRIO DA CULTURA, GOVERNO DO BRASIL – DO LADO DO POVO BRASILEIRO