Beto Strada | GO

25 a 28 de jan de 2022 | 14h às 18h

carga horária: 16h

vagas: 35

faixa etária: a partir de 18 anos

Objetivo Geral: Levar conhecimentos acerca do fenômeno SOM na vida das pessoas até a utilização nas artes cinematográficas. O objetivo primeiro é chamar atenção dos alunos para a maravilha da audição, mostrando a evolução desse fato desde do tempo que éramos gestados, onde ouvíamos os sons do liquido amniótico, do coração da nossa mãe, evoluindo para os ruídos produzidos pela mãe natureza e para os barulhos diários que nos cercam em nosso dia a dia por toda a vida.
O segundo objetivo é mostrar toda a importância desses mesmos sons em uma narrativa cinemática. Em 1920 Jack Foley, observou que sem a dublagem dos ruídos nas cenas de um filme, a história exibida perderia a credibilidade. Por isso ele inventou o artista do foley.
Nosso terceiro e ultimo objetivo é expandir e analisar o que o ser humano tem a nos oferecer quanto as melodia e harmonias, que são criadas para nos emocionar, nos agitar ou até mesmo nos fazer dormir. Aí estaremos colocando a música como um complemento primordial na produção cinematográfica. Basicamente essa é a proposta da oficina O Som em Cena.

Conteúdo Pragmático: No primeiro dia, vários vídeos serão exibidos ilustrando todo o lado teórico da nossa oficina. Exercícios com a utilização dos ruídos como meio de se construir histórias são partes desses vídeos para que o aluno consigam traduzir as histórias editadas. Esse é o Exercício de Imaginação Auditiva. Ainda no primeiro dia, vídeos com os grande artistas do foley construindo os panoramas sonoros em filmes importantes e conhecidos no mundo do cinema serão analisados. E para finalizando iremos abordar toda a importância da música, como ferramenta numa narrativa cinematográfica. No segundo dia vamos mergulhar na arte da dublagem. Os alunos iram vivenciar toda essa atividade através de um trecho de um desenho animado bem conhecido de todos. No terceiro dia começamos a nossa sessão de foley. Na quarta aula vamos trabalhar na edição de todos as captações, vozes e ruídos e música isso, caso haja um músico na turma. A seguir iremos renderizar todo o vídeo para a exibição no fim na 25 Mostra de Cinema de Tiradentes.

Breve Currículo do Instrutor: Compositor, arranjador com formação em harmonia e orquestração pela escola de música de São Luiz MA. No cinema nacional uma vasta carreira onde detém segundo o site internacional IMDB 34 títulos musicados. Professor de som para cinema já a 20 anos levando conhecimentos importantes sobre o universo do áudio no mundo do audiovisual através da oficina O Som em Cena. Redator, apresentador do ‘podcast’ Ouvindo Cinema para a rádio Sagres GO. Palestrante no projeto Ponto MIS/SP.