MINISTÉRIO DO TURISMO E GOVERNO DE MINAS GERAIS APRESENTAM
Totalmente online 21 - 29 Janeiro 2022 Programação gratuita

25 ANOS MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES

Maior evento do cinema brasileiro contemporâneo em formação, reflexão, exibição e difusão realizado no país. Chega a sua 25ª edição de 21 a 29 de janeiro de 2022, em formato online e presencial. Apresenta, exibe e debate, em edições anuais, o que há de mais inovador e promissor na produção audiovisual brasileira, em pré-estreias mundiais e nacionais – uma trajetória rica e abrangente que ocupa lugar de destaque no centro da história do audiovisual e no circuito de festivais realizados no Brasil.

 

TEMÁTICA E HOMENAGEM

O cinema brasileiro atravessa um período complexo e delicado em várias frentes. Do desenvolvimento de projetos à produção, das filmagens à finalização, da distribuição à exibição, toda a cadeia de realização tem sido reestruturada, reconfigurada, revolucionada. Estamos num período histórico de aceleração dos processos, que passa pela economia e pela criatividade no audiovisual, desde as formas de financiamento até a efervescência das plataformas de streaming e a crise das salas físicas. Buscando mergulhar nesse caldeirão de mudanças, a Mostra Tiradentes adota a temática “Cinema em Transição”, buscando nesta última palavra o sentido de suas discussões.

ADIRLEY QUEIRÓS

CINEASTA

Um cineasta que marcou a história recente da Mostra de Cinema Tiradentes e o cinema brasileiro. Um cineasta que traz, em sua obra, características que ajudam a elaborar o que foi o cinema da última década e nos dá elementos para pensar o futuro.

DEBATES E RODAS DE CONVERSA

27/01 | quinta | 10h às 11h

ENCONTRO COM OS FILMES: VOCÊ NOS QUEIMA

27/01 | quinta | 12h às 13h

ENCONTRO COM OS FILMES: SESSÃO BRUTA

27/01 | quinta | 15h às 16h

ENCONTRO COM OS FILMES: MOSTRA FOCO – SÉRIE 3

27/01 | quinta | 17h às 18h

TEATRALIDADE E PERFORMANCE: CAMINHOS DA FICÇÃO

27/01 | quinta | 21h às 22h

BATE-PAPO PÓS-SESSÃO | AS FACES DE MAO

Oficinas

OFICINA

Assistência de Direção

Eduardo Aguilar | SP 22 à 25 de jan de 2022 | 14 às 17h
carga horária: 12h vagas: 30 faixa etária: A partir de 18 anos

Objetivo Geral: Estabelecer uma aproximação com a função de Assistente de Direção em produções audiovisuais abordando…

OFICINA

Planejamento, produção e divulgação de conteúdo para redes sociais

Emy Lobo | RJ 24 a 26 de jan de 2022 | 14h às 18h
carga horária: 12h vagas: 20 faixa etária: a partir de 18 anos

Objetivo Geral: Refletir sobre a potencialidade da internet como forma de divulgação, interação com o público…

OFICINA

A entrevista no documentário

Rodrigo Cerqueira e Roberta Fernandes | ES 25 a 28 de jan de 2021 | 10h às 13h
carga horária: 18h vagas: 20 faixa etária: A partir de 18 anos

Objetivo geral Com análise fílmica e atividades práticas, a oficina busca apresentar as diferentes modalidades de…

OFICINA

O Som em Cena

Beto Strada | GO 25 a 28 de jan de 2022 | 14h às 18h
carga horária: 16h vagas: 35 faixa etária: a partir de 18 anos

Objetivo Geral: Levar conhecimentos acerca do fenômeno SOM na vida das pessoas até a utilização nas…

OFICINA

Dramaturgias do Corpoespaço

Marcelo Aquino | RJ 26 a 28 de jan de 2022 | 9h30 às 13h30
carga horária: 12h vagas: 25 faixa etária: A partir de 16 anos

Objetivo Geral: UMA PROPOSTA — Abrir uma arena no centro de um espaço, criar um território…

OFICINA

Pitchings memoráveis para o Audiovisual

Priscila Schmidt | SP 22 de jan | das 9h30 às 13h30
carga horária: 8h vagas: 25 faixa etária: a partir de 18 anos

Objetivo geral da oficina Você entra em um elevador, dentro dele está um canal que pode…

ARTE

PERFORMANCE AUDIOVISUAL

21/01 | sexta | 20h Assistir Saiba mais

BOM MESMO É ESTAR DEBAIXO D’ÁGUA | LUEDJI LUNA

29/01 | sábado | 21h30 Agendar Saiba mais

MOSTRA TIRADENTES 25 ANOS

CINEMA EM TRANSIÇÃO

Objetivo geral da oficina Você entra em um elevador, dentro dele está um canal que pode mudar a sua vida. Você tem apenas 2 minutos para compartilhar os pontos altos de um projeto que você está idealizando há anos. Como você se sairia? Esta oficina tem como objetivo orientar e instrumentalizar os participantes para construírem Pitchs memoráveis, impactantes e que vendam. Saber apresentar seu projeto é um passo definitivo para torna-lo realidade. Milhares de projetos deixam de conquistar uma boa oportunidade ou um bom investimento por serem apresentados de forma amadora. Se você quer aprender a apresentar seu projeto com a mesma excelência que você o concebeu, este workshop é para você!   Conteúdo programático 1) O que é o Picth e o que os avaliadores buscam. 2) LogLine - O que é? Como criar? - Análise de Loglines de sucesso. 3) Como estruturar o conteúdo da sua apresentação - Elementos do Pitch - Formatos e objetivos -Selling Points - A venda começa com o Titulo 4) Oratória - como garantir que conteúdo, voz e linguagem não verbal corroborem para a construção da sua mensagem - a comunicação acontece em camadas, para uma comunicação assertiva linguagem verbal e não verbal devem sustentar o mesmo discurso e criar conexão com seu interlocutor. 5) Treino - a teoria não irá te levar a lugar nenhum se você não coloca-la em prática. os melhores comunicadores do mundo são devotos da preparação adequada. 6) Apresentações e Feedbacks -os participantes irão apresentar um pitch de 2 minutos e receberão feedbacks individuais.     Currículo da Instrutora: Licenciada em Cênicas na Unesp atualmente finaliza pós-graduação em "Psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem" na PUC-RS. Como diretora de atores atua com produtoras como O2, Paranoid, Stink e Café Royal. É mentora de Comunicação e Oratória e Head de Inteligência & Metodologia na The Speaker, trabalhando em diversas apresentações, no campo audiovisual prepara diretores e produtores para pitchings (PROAC, Rio Content Market, DOCSP entre outros).

VERTENTES DA CRIAÇÃO

Objetivo geral da oficina Você entra em um elevador, dentro dele está um canal que pode mudar a sua vida. Você tem apenas 2 minutos para compartilhar os pontos altos de um projeto que você está idealizando há anos. Como você se sairia? Esta oficina tem como objetivo orientar e instrumentalizar os participantes para construírem Pitchs memoráveis, impactantes e que vendam. Saber apresentar seu projeto é um passo definitivo para torna-lo realidade. Milhares de projetos deixam de conquistar uma boa oportunidade ou um bom investimento por serem apresentados de forma amadora. Se você quer aprender a apresentar seu projeto com a mesma excelência que você o concebeu, este workshop é para você!   Conteúdo programático 1) O que é o Picth e o que os avaliadores buscam. 2) LogLine - O que é? Como criar? - Análise de Loglines de sucesso. 3) Como estruturar o conteúdo da sua apresentação - Elementos do Pitch - Formatos e objetivos -Selling Points - A venda começa com o Titulo 4) Oratória - como garantir que conteúdo, voz e linguagem não verbal corroborem para a construção da sua mensagem - a comunicação acontece em camadas, para uma comunicação assertiva linguagem verbal e não verbal devem sustentar o mesmo discurso e criar conexão com seu interlocutor. 5) Treino - a teoria não irá te levar a lugar nenhum se você não coloca-la em prática. os melhores comunicadores do mundo são devotos da preparação adequada. 6) Apresentações e Feedbacks -os participantes irão apresentar um pitch de 2 minutos e receberão feedbacks individuais.     Currículo da Instrutora: Licenciada em Cênicas na Unesp atualmente finaliza pós-graduação em "Psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem" na PUC-RS. Como diretora de atores atua com produtoras como O2, Paranoid, Stink e Café Royal. É mentora de Comunicação e Oratória e Head de Inteligência & Metodologia na The Speaker, trabalhando em diversas apresentações, no campo audiovisual prepara diretores e produtores para pitchings (PROAC, Rio Content Market, DOCSP entre outros).

A IMAGINAÇÃO COMO POTÊNCIA

Objetivo geral da oficina Você entra em um elevador, dentro dele está um canal que pode mudar a sua vida. Você tem apenas 2 minutos para compartilhar os pontos altos de um projeto que você está idealizando há anos. Como você se sairia? Esta oficina tem como objetivo orientar e instrumentalizar os participantes para construírem Pitchs memoráveis, impactantes e que vendam. Saber apresentar seu projeto é um passo definitivo para torna-lo realidade. Milhares de projetos deixam de conquistar uma boa oportunidade ou um bom investimento por serem apresentados de forma amadora. Se você quer aprender a apresentar seu projeto com a mesma excelência que você o concebeu, este workshop é para você!   Conteúdo programático 1) O que é o Picth e o que os avaliadores buscam. 2) LogLine - O que é? Como criar? - Análise de Loglines de sucesso. 3) Como estruturar o conteúdo da sua apresentação - Elementos do Pitch - Formatos e objetivos -Selling Points - A venda começa com o Titulo 4) Oratória - como garantir que conteúdo, voz e linguagem não verbal corroborem para a construção da sua mensagem - a comunicação acontece em camadas, para uma comunicação assertiva linguagem verbal e não verbal devem sustentar o mesmo discurso e criar conexão com seu interlocutor. 5) Treino - a teoria não irá te levar a lugar nenhum se você não coloca-la em prática. os melhores comunicadores do mundo são devotos da preparação adequada. 6) Apresentações e Feedbacks -os participantes irão apresentar um pitch de 2 minutos e receberão feedbacks individuais.     Currículo da Instrutora: Licenciada em Cênicas na Unesp atualmente finaliza pós-graduação em "Psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem" na PUC-RS. Como diretora de atores atua com produtoras como O2, Paranoid, Stink e Café Royal. É mentora de Comunicação e Oratória e Head de Inteligência & Metodologia na The Speaker, trabalhando em diversas apresentações, no campo audiovisual prepara diretores e produtores para pitchings (PROAC, Rio Content Market, DOCSP entre outros).

CORPOS ADIANTE

Objetivo geral da oficina Você entra em um elevador, dentro dele está um canal que pode mudar a sua vida. Você tem apenas 2 minutos para compartilhar os pontos altos de um projeto que você está idealizando há anos. Como você se sairia? Esta oficina tem como objetivo orientar e instrumentalizar os participantes para construírem Pitchs memoráveis, impactantes e que vendam. Saber apresentar seu projeto é um passo definitivo para torna-lo realidade. Milhares de projetos deixam de conquistar uma boa oportunidade ou um bom investimento por serem apresentados de forma amadora. Se você quer aprender a apresentar seu projeto com a mesma excelência que você o concebeu, este workshop é para você!   Conteúdo programático 1) O que é o Picth e o que os avaliadores buscam. 2) LogLine - O que é? Como criar? - Análise de Loglines de sucesso. 3) Como estruturar o conteúdo da sua apresentação - Elementos do Pitch - Formatos e objetivos -Selling Points - A venda começa com o Titulo 4) Oratória - como garantir que conteúdo, voz e linguagem não verbal corroborem para a construção da sua mensagem - a comunicação acontece em camadas, para uma comunicação assertiva linguagem verbal e não verbal devem sustentar o mesmo discurso e criar conexão com seu interlocutor. 5) Treino - a teoria não irá te levar a lugar nenhum se você não coloca-la em prática. os melhores comunicadores do mundo são devotos da preparação adequada. 6) Apresentações e Feedbacks -os participantes irão apresentar um pitch de 2 minutos e receberão feedbacks individuais.     Currículo da Instrutora: Licenciada em Cênicas na Unesp atualmente finaliza pós-graduação em "Psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem" na PUC-RS. Como diretora de atores atua com produtoras como O2, Paranoid, Stink e Café Royal. É mentora de Comunicação e Oratória e Head de Inteligência & Metodologia na The Speaker, trabalhando em diversas apresentações, no campo audiovisual prepara diretores e produtores para pitchings (PROAC, Rio Content Market, DOCSP entre outros).

CHAMADO REALISTA

Objetivo geral da oficina Você entra em um elevador, dentro dele está um canal que pode mudar a sua vida. Você tem apenas 2 minutos para compartilhar os pontos altos de um projeto que você está idealizando há anos. Como você se sairia? Esta oficina tem como objetivo orientar e instrumentalizar os participantes para construírem Pitchs memoráveis, impactantes e que vendam. Saber apresentar seu projeto é um passo definitivo para torna-lo realidade. Milhares de projetos deixam de conquistar uma boa oportunidade ou um bom investimento por serem apresentados de forma amadora. Se você quer aprender a apresentar seu projeto com a mesma excelência que você o concebeu, este workshop é para você!   Conteúdo programático 1) O que é o Picth e o que os avaliadores buscam. 2) LogLine - O que é? Como criar? - Análise de Loglines de sucesso. 3) Como estruturar o conteúdo da sua apresentação - Elementos do Pitch - Formatos e objetivos -Selling Points - A venda começa com o Titulo 4) Oratória - como garantir que conteúdo, voz e linguagem não verbal corroborem para a construção da sua mensagem - a comunicação acontece em camadas, para uma comunicação assertiva linguagem verbal e não verbal devem sustentar o mesmo discurso e criar conexão com seu interlocutor. 5) Treino - a teoria não irá te levar a lugar nenhum se você não coloca-la em prática. os melhores comunicadores do mundo são devotos da preparação adequada. 6) Apresentações e Feedbacks -os participantes irão apresentar um pitch de 2 minutos e receberão feedbacks individuais.     Currículo da Instrutora: Licenciada em Cênicas na Unesp atualmente finaliza pós-graduação em "Psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem" na PUC-RS. Como diretora de atores atua com produtoras como O2, Paranoid, Stink e Café Royal. É mentora de Comunicação e Oratória e Head de Inteligência & Metodologia na The Speaker, trabalhando em diversas apresentações, no campo audiovisual prepara diretores e produtores para pitchings (PROAC, Rio Content Market, DOCSP entre outros).

CINEMA EM REAÇÃO, CINEMA EM REINVENÇÃO

Objetivo geral da oficina Você entra em um elevador, dentro dele está um canal que pode mudar a sua vida. Você tem apenas 2 minutos para compartilhar os pontos altos de um projeto que você está idealizando há anos. Como você se sairia? Esta oficina tem como objetivo orientar e instrumentalizar os participantes para construírem Pitchs memoráveis, impactantes e que vendam. Saber apresentar seu projeto é um passo definitivo para torna-lo realidade. Milhares de projetos deixam de conquistar uma boa oportunidade ou um bom investimento por serem apresentados de forma amadora. Se você quer aprender a apresentar seu projeto com a mesma excelência que você o concebeu, este workshop é para você!   Conteúdo programático 1) O que é o Picth e o que os avaliadores buscam. 2) LogLine - O que é? Como criar? - Análise de Loglines de sucesso. 3) Como estruturar o conteúdo da sua apresentação - Elementos do Pitch - Formatos e objetivos -Selling Points - A venda começa com o Titulo 4) Oratória - como garantir que conteúdo, voz e linguagem não verbal corroborem para a construção da sua mensagem - a comunicação acontece em camadas, para uma comunicação assertiva linguagem verbal e não verbal devem sustentar o mesmo discurso e criar conexão com seu interlocutor. 5) Treino - a teoria não irá te levar a lugar nenhum se você não coloca-la em prática. os melhores comunicadores do mundo são devotos da preparação adequada. 6) Apresentações e Feedbacks -os participantes irão apresentar um pitch de 2 minutos e receberão feedbacks individuais.     Currículo da Instrutora: Licenciada em Cênicas na Unesp atualmente finaliza pós-graduação em "Psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem" na PUC-RS. Como diretora de atores atua com produtoras como O2, Paranoid, Stink e Café Royal. É mentora de Comunicação e Oratória e Head de Inteligência & Metodologia na The Speaker, trabalhando em diversas apresentações, no campo audiovisual prepara diretores e produtores para pitchings (PROAC, Rio Content Market, DOCSP entre outros).

ESPAÇOS EM CONFLITO

Objetivo geral da oficina Você entra em um elevador, dentro dele está um canal que pode mudar a sua vida. Você tem apenas 2 minutos para compartilhar os pontos altos de um projeto que você está idealizando há anos. Como você se sairia? Esta oficina tem como objetivo orientar e instrumentalizar os participantes para construírem Pitchs memoráveis, impactantes e que vendam. Saber apresentar seu projeto é um passo definitivo para torna-lo realidade. Milhares de projetos deixam de conquistar uma boa oportunidade ou um bom investimento por serem apresentados de forma amadora. Se você quer aprender a apresentar seu projeto com a mesma excelência que você o concebeu, este workshop é para você!   Conteúdo programático 1) O que é o Picth e o que os avaliadores buscam. 2) LogLine - O que é? Como criar? - Análise de Loglines de sucesso. 3) Como estruturar o conteúdo da sua apresentação - Elementos do Pitch - Formatos e objetivos -Selling Points - A venda começa com o Titulo 4) Oratória - como garantir que conteúdo, voz e linguagem não verbal corroborem para a construção da sua mensagem - a comunicação acontece em camadas, para uma comunicação assertiva linguagem verbal e não verbal devem sustentar o mesmo discurso e criar conexão com seu interlocutor. 5) Treino - a teoria não irá te levar a lugar nenhum se você não coloca-la em prática. os melhores comunicadores do mundo são devotos da preparação adequada. 6) Apresentações e Feedbacks -os participantes irão apresentar um pitch de 2 minutos e receberão feedbacks individuais.     Currículo da Instrutora: Licenciada em Cênicas na Unesp atualmente finaliza pós-graduação em "Psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem" na PUC-RS. Como diretora de atores atua com produtoras como O2, Paranoid, Stink e Café Royal. É mentora de Comunicação e Oratória e Head de Inteligência & Metodologia na The Speaker, trabalhando em diversas apresentações, no campo audiovisual prepara diretores e produtores para pitchings (PROAC, Rio Content Market, DOCSP entre outros).

QUAL O LUGAR DO CINEMA HOJE?

Objetivo geral da oficina Você entra em um elevador, dentro dele está um canal que pode mudar a sua vida. Você tem apenas 2 minutos para compartilhar os pontos altos de um projeto que você está idealizando há anos. Como você se sairia? Esta oficina tem como objetivo orientar e instrumentalizar os participantes para construírem Pitchs memoráveis, impactantes e que vendam. Saber apresentar seu projeto é um passo definitivo para torna-lo realidade. Milhares de projetos deixam de conquistar uma boa oportunidade ou um bom investimento por serem apresentados de forma amadora. Se você quer aprender a apresentar seu projeto com a mesma excelência que você o concebeu, este workshop é para você!   Conteúdo programático 1) O que é o Picth e o que os avaliadores buscam. 2) LogLine - O que é? Como criar? - Análise de Loglines de sucesso. 3) Como estruturar o conteúdo da sua apresentação - Elementos do Pitch - Formatos e objetivos -Selling Points - A venda começa com o Titulo 4) Oratória - como garantir que conteúdo, voz e linguagem não verbal corroborem para a construção da sua mensagem - a comunicação acontece em camadas, para uma comunicação assertiva linguagem verbal e não verbal devem sustentar o mesmo discurso e criar conexão com seu interlocutor. 5) Treino - a teoria não irá te levar a lugar nenhum se você não coloca-la em prática. os melhores comunicadores do mundo são devotos da preparação adequada. 6) Apresentações e Feedbacks -os participantes irão apresentar um pitch de 2 minutos e receberão feedbacks individuais.     Currículo da Instrutora: Licenciada em Cênicas na Unesp atualmente finaliza pós-graduação em "Psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem" na PUC-RS. Como diretora de atores atua com produtoras como O2, Paranoid, Stink e Café Royal. É mentora de Comunicação e Oratória e Head de Inteligência & Metodologia na The Speaker, trabalhando em diversas apresentações, no campo audiovisual prepara diretores e produtores para pitchings (PROAC, Rio Content Market, DOCSP entre outros).

O Cinema Brasileiro em resposta ao país | 2015 - 2021

Em 2022, a Mostra de Cinema de Tiradentes comemora 25 anos de existência - uma trajetória rica em propósitos, descobertas, promoção, exibição e difusão do cinema brasileiro. Para celebrar este momento histórico, a Universo Produção lança uma publicação reunindo artigos, ensaios, crônicas, entrevistas, depoimentos e resultados do alcance desta ação cultural com a participação de importantes teóricos, pesquisadores, críticos e profissionais do audiovisual. Um amplo e diverso conjunto de artigos sobre questões estruturais, processos de criação e ênfases estilísticas da atividade cinematográfica entre 2015 e 2021.

Cine-loja
Inscreva-se