
25 ANOS MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES
De 27 de abril a 1º de maio, a ação presencial da 25ª Mostra de Cinema de Tiradentes é um convite para estarmos juntos celebrando o cinema, revivendo os encontros, conectando ideias, filmes, cultura e olhares. Uma programação especial para toda a família que une filmes, teatro, música e muita diversão. O melhor presente para os 25 anos da Mostra Tiradentes é encontrar você na praça.
PROGRAMAÇÃO PRESENCIAL
FILMES
TEMÁTICA E HOMENAGEM
O cinema brasileiro atravessa um período complexo e delicado em várias frentes. Do desenvolvimento de projetos à produção, das filmagens à finalização, da distribuição à exibição, toda a cadeia de realização tem sido reestruturada, reconfigurada, revolucionada. Estamos num período histórico de aceleração dos processos, que passa pela economia e pela criatividade no audiovisual, desde as formas de financiamento até a efervescência das plataformas de streaming e a crise das salas físicas. Buscando mergulhar nesse caldeirão de mudanças, a Mostra Tiradentes adota a temática “Cinema em Transição”, buscando nesta última palavra o sentido de suas discussões.
ADIRLEY QUEIRÓS
CINEASTAUm cineasta que marcou a história recente da Mostra de Cinema Tiradentes e o cinema brasileiro. Um cineasta que traz, em sua obra, características que ajudam a elaborar o que foi o cinema da última década e nos dá elementos para pensar o futuro.

DEBATES E RODAS DE CONVERSA
ARTE





Galeria
Veja muito mais no nosso FlickrPOR DENTRO DA MOSTRA
Saiba todas as informações e notícias da Mostra de Cinema de Tiradentes
MOSTRA TIRADENTES 25 ANOS
CINEMA EM TRANSIÇÃO
Objetivo geral da oficina Você entra em um elevador, dentro dele está um canal que pode mudar a sua vida. Você tem apenas 2 minutos para compartilhar os pontos altos de um projeto que você está idealizando há anos. Como você se sairia? Esta oficina tem como objetivo orientar e instrumentalizar os participantes para construírem Pitchs memoráveis, impactantes e que vendam. Saber apresentar seu projeto é um passo definitivo para torna-lo realidade. Milhares de projetos deixam de conquistar uma boa oportunidade ou um bom investimento por serem apresentados de forma amadora. Se você quer aprender a apresentar seu projeto com a mesma excelência que você o concebeu, este workshop é para você! Conteúdo programático 1) O que é o Picth e o que os avaliadores buscam. 2) LogLine - O que é? Como criar? - Análise de Loglines de sucesso. 3) Como estruturar o conteúdo da sua apresentação - Elementos do Pitch - Formatos e objetivos -Selling Points - A venda começa com o Titulo 4) Oratória - como garantir que conteúdo, voz e linguagem não verbal corroborem para a construção da sua mensagem - a comunicação acontece em camadas, para uma comunicação assertiva linguagem verbal e não verbal devem sustentar o mesmo discurso e criar conexão com seu interlocutor. 5) Treino - a teoria não irá te levar a lugar nenhum se você não coloca-la em prática. os melhores comunicadores do mundo são devotos da preparação adequada. 6) Apresentações e Feedbacks -os participantes irão apresentar um pitch de 2 minutos e receberão feedbacks individuais. Currículo da Instrutora: Licenciada em Cênicas na Unesp atualmente finaliza pós-graduação em "Psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem" na PUC-RS. Como diretora de atores atua com produtoras como O2, Paranoid, Stink e Café Royal. É mentora de Comunicação e Oratória e Head de Inteligência & Metodologia na The Speaker, trabalhando em diversas apresentações, no campo audiovisual prepara diretores e produtores para pitchings (PROAC, Rio Content Market, DOCSP entre outros).
VERTENTES DA CRIAÇÃO
Objetivo geral da oficina Você entra em um elevador, dentro dele está um canal que pode mudar a sua vida. Você tem apenas 2 minutos para compartilhar os pontos altos de um projeto que você está idealizando há anos. Como você se sairia? Esta oficina tem como objetivo orientar e instrumentalizar os participantes para construírem Pitchs memoráveis, impactantes e que vendam. Saber apresentar seu projeto é um passo definitivo para torna-lo realidade. Milhares de projetos deixam de conquistar uma boa oportunidade ou um bom investimento por serem apresentados de forma amadora. Se você quer aprender a apresentar seu projeto com a mesma excelência que você o concebeu, este workshop é para você! Conteúdo programático 1) O que é o Picth e o que os avaliadores buscam. 2) LogLine - O que é? Como criar? - Análise de Loglines de sucesso. 3) Como estruturar o conteúdo da sua apresentação - Elementos do Pitch - Formatos e objetivos -Selling Points - A venda começa com o Titulo 4) Oratória - como garantir que conteúdo, voz e linguagem não verbal corroborem para a construção da sua mensagem - a comunicação acontece em camadas, para uma comunicação assertiva linguagem verbal e não verbal devem sustentar o mesmo discurso e criar conexão com seu interlocutor. 5) Treino - a teoria não irá te levar a lugar nenhum se você não coloca-la em prática. os melhores comunicadores do mundo são devotos da preparação adequada. 6) Apresentações e Feedbacks -os participantes irão apresentar um pitch de 2 minutos e receberão feedbacks individuais. Currículo da Instrutora: Licenciada em Cênicas na Unesp atualmente finaliza pós-graduação em "Psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem" na PUC-RS. Como diretora de atores atua com produtoras como O2, Paranoid, Stink e Café Royal. É mentora de Comunicação e Oratória e Head de Inteligência & Metodologia na The Speaker, trabalhando em diversas apresentações, no campo audiovisual prepara diretores e produtores para pitchings (PROAC, Rio Content Market, DOCSP entre outros).
A IMAGINAÇÃO COMO POTÊNCIA
Objetivo geral da oficina Você entra em um elevador, dentro dele está um canal que pode mudar a sua vida. Você tem apenas 2 minutos para compartilhar os pontos altos de um projeto que você está idealizando há anos. Como você se sairia? Esta oficina tem como objetivo orientar e instrumentalizar os participantes para construírem Pitchs memoráveis, impactantes e que vendam. Saber apresentar seu projeto é um passo definitivo para torna-lo realidade. Milhares de projetos deixam de conquistar uma boa oportunidade ou um bom investimento por serem apresentados de forma amadora. Se você quer aprender a apresentar seu projeto com a mesma excelência que você o concebeu, este workshop é para você! Conteúdo programático 1) O que é o Picth e o que os avaliadores buscam. 2) LogLine - O que é? Como criar? - Análise de Loglines de sucesso. 3) Como estruturar o conteúdo da sua apresentação - Elementos do Pitch - Formatos e objetivos -Selling Points - A venda começa com o Titulo 4) Oratória - como garantir que conteúdo, voz e linguagem não verbal corroborem para a construção da sua mensagem - a comunicação acontece em camadas, para uma comunicação assertiva linguagem verbal e não verbal devem sustentar o mesmo discurso e criar conexão com seu interlocutor. 5) Treino - a teoria não irá te levar a lugar nenhum se você não coloca-la em prática. os melhores comunicadores do mundo são devotos da preparação adequada. 6) Apresentações e Feedbacks -os participantes irão apresentar um pitch de 2 minutos e receberão feedbacks individuais. Currículo da Instrutora: Licenciada em Cênicas na Unesp atualmente finaliza pós-graduação em "Psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem" na PUC-RS. Como diretora de atores atua com produtoras como O2, Paranoid, Stink e Café Royal. É mentora de Comunicação e Oratória e Head de Inteligência & Metodologia na The Speaker, trabalhando em diversas apresentações, no campo audiovisual prepara diretores e produtores para pitchings (PROAC, Rio Content Market, DOCSP entre outros).
CORPOS ADIANTE
Objetivo geral da oficina Você entra em um elevador, dentro dele está um canal que pode mudar a sua vida. Você tem apenas 2 minutos para compartilhar os pontos altos de um projeto que você está idealizando há anos. Como você se sairia? Esta oficina tem como objetivo orientar e instrumentalizar os participantes para construírem Pitchs memoráveis, impactantes e que vendam. Saber apresentar seu projeto é um passo definitivo para torna-lo realidade. Milhares de projetos deixam de conquistar uma boa oportunidade ou um bom investimento por serem apresentados de forma amadora. Se você quer aprender a apresentar seu projeto com a mesma excelência que você o concebeu, este workshop é para você! Conteúdo programático 1) O que é o Picth e o que os avaliadores buscam. 2) LogLine - O que é? Como criar? - Análise de Loglines de sucesso. 3) Como estruturar o conteúdo da sua apresentação - Elementos do Pitch - Formatos e objetivos -Selling Points - A venda começa com o Titulo 4) Oratória - como garantir que conteúdo, voz e linguagem não verbal corroborem para a construção da sua mensagem - a comunicação acontece em camadas, para uma comunicação assertiva linguagem verbal e não verbal devem sustentar o mesmo discurso e criar conexão com seu interlocutor. 5) Treino - a teoria não irá te levar a lugar nenhum se você não coloca-la em prática. os melhores comunicadores do mundo são devotos da preparação adequada. 6) Apresentações e Feedbacks -os participantes irão apresentar um pitch de 2 minutos e receberão feedbacks individuais. Currículo da Instrutora: Licenciada em Cênicas na Unesp atualmente finaliza pós-graduação em "Psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem" na PUC-RS. Como diretora de atores atua com produtoras como O2, Paranoid, Stink e Café Royal. É mentora de Comunicação e Oratória e Head de Inteligência & Metodologia na The Speaker, trabalhando em diversas apresentações, no campo audiovisual prepara diretores e produtores para pitchings (PROAC, Rio Content Market, DOCSP entre outros).
CHAMADO REALISTA
Objetivo geral da oficina Você entra em um elevador, dentro dele está um canal que pode mudar a sua vida. Você tem apenas 2 minutos para compartilhar os pontos altos de um projeto que você está idealizando há anos. Como você se sairia? Esta oficina tem como objetivo orientar e instrumentalizar os participantes para construírem Pitchs memoráveis, impactantes e que vendam. Saber apresentar seu projeto é um passo definitivo para torna-lo realidade. Milhares de projetos deixam de conquistar uma boa oportunidade ou um bom investimento por serem apresentados de forma amadora. Se você quer aprender a apresentar seu projeto com a mesma excelência que você o concebeu, este workshop é para você! Conteúdo programático 1) O que é o Picth e o que os avaliadores buscam. 2) LogLine - O que é? Como criar? - Análise de Loglines de sucesso. 3) Como estruturar o conteúdo da sua apresentação - Elementos do Pitch - Formatos e objetivos -Selling Points - A venda começa com o Titulo 4) Oratória - como garantir que conteúdo, voz e linguagem não verbal corroborem para a construção da sua mensagem - a comunicação acontece em camadas, para uma comunicação assertiva linguagem verbal e não verbal devem sustentar o mesmo discurso e criar conexão com seu interlocutor. 5) Treino - a teoria não irá te levar a lugar nenhum se você não coloca-la em prática. os melhores comunicadores do mundo são devotos da preparação adequada. 6) Apresentações e Feedbacks -os participantes irão apresentar um pitch de 2 minutos e receberão feedbacks individuais. Currículo da Instrutora: Licenciada em Cênicas na Unesp atualmente finaliza pós-graduação em "Psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem" na PUC-RS. Como diretora de atores atua com produtoras como O2, Paranoid, Stink e Café Royal. É mentora de Comunicação e Oratória e Head de Inteligência & Metodologia na The Speaker, trabalhando em diversas apresentações, no campo audiovisual prepara diretores e produtores para pitchings (PROAC, Rio Content Market, DOCSP entre outros).
CINEMA EM REAÇÃO, CINEMA EM REINVENÇÃO
Objetivo geral da oficina Você entra em um elevador, dentro dele está um canal que pode mudar a sua vida. Você tem apenas 2 minutos para compartilhar os pontos altos de um projeto que você está idealizando há anos. Como você se sairia? Esta oficina tem como objetivo orientar e instrumentalizar os participantes para construírem Pitchs memoráveis, impactantes e que vendam. Saber apresentar seu projeto é um passo definitivo para torna-lo realidade. Milhares de projetos deixam de conquistar uma boa oportunidade ou um bom investimento por serem apresentados de forma amadora. Se você quer aprender a apresentar seu projeto com a mesma excelência que você o concebeu, este workshop é para você! Conteúdo programático 1) O que é o Picth e o que os avaliadores buscam. 2) LogLine - O que é? Como criar? - Análise de Loglines de sucesso. 3) Como estruturar o conteúdo da sua apresentação - Elementos do Pitch - Formatos e objetivos -Selling Points - A venda começa com o Titulo 4) Oratória - como garantir que conteúdo, voz e linguagem não verbal corroborem para a construção da sua mensagem - a comunicação acontece em camadas, para uma comunicação assertiva linguagem verbal e não verbal devem sustentar o mesmo discurso e criar conexão com seu interlocutor. 5) Treino - a teoria não irá te levar a lugar nenhum se você não coloca-la em prática. os melhores comunicadores do mundo são devotos da preparação adequada. 6) Apresentações e Feedbacks -os participantes irão apresentar um pitch de 2 minutos e receberão feedbacks individuais. Currículo da Instrutora: Licenciada em Cênicas na Unesp atualmente finaliza pós-graduação em "Psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem" na PUC-RS. Como diretora de atores atua com produtoras como O2, Paranoid, Stink e Café Royal. É mentora de Comunicação e Oratória e Head de Inteligência & Metodologia na The Speaker, trabalhando em diversas apresentações, no campo audiovisual prepara diretores e produtores para pitchings (PROAC, Rio Content Market, DOCSP entre outros).
ESPAÇOS EM CONFLITO
Objetivo geral da oficina Você entra em um elevador, dentro dele está um canal que pode mudar a sua vida. Você tem apenas 2 minutos para compartilhar os pontos altos de um projeto que você está idealizando há anos. Como você se sairia? Esta oficina tem como objetivo orientar e instrumentalizar os participantes para construírem Pitchs memoráveis, impactantes e que vendam. Saber apresentar seu projeto é um passo definitivo para torna-lo realidade. Milhares de projetos deixam de conquistar uma boa oportunidade ou um bom investimento por serem apresentados de forma amadora. Se você quer aprender a apresentar seu projeto com a mesma excelência que você o concebeu, este workshop é para você! Conteúdo programático 1) O que é o Picth e o que os avaliadores buscam. 2) LogLine - O que é? Como criar? - Análise de Loglines de sucesso. 3) Como estruturar o conteúdo da sua apresentação - Elementos do Pitch - Formatos e objetivos -Selling Points - A venda começa com o Titulo 4) Oratória - como garantir que conteúdo, voz e linguagem não verbal corroborem para a construção da sua mensagem - a comunicação acontece em camadas, para uma comunicação assertiva linguagem verbal e não verbal devem sustentar o mesmo discurso e criar conexão com seu interlocutor. 5) Treino - a teoria não irá te levar a lugar nenhum se você não coloca-la em prática. os melhores comunicadores do mundo são devotos da preparação adequada. 6) Apresentações e Feedbacks -os participantes irão apresentar um pitch de 2 minutos e receberão feedbacks individuais. Currículo da Instrutora: Licenciada em Cênicas na Unesp atualmente finaliza pós-graduação em "Psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem" na PUC-RS. Como diretora de atores atua com produtoras como O2, Paranoid, Stink e Café Royal. É mentora de Comunicação e Oratória e Head de Inteligência & Metodologia na The Speaker, trabalhando em diversas apresentações, no campo audiovisual prepara diretores e produtores para pitchings (PROAC, Rio Content Market, DOCSP entre outros).
QUAL O LUGAR DO CINEMA HOJE?
Objetivo geral da oficina Você entra em um elevador, dentro dele está um canal que pode mudar a sua vida. Você tem apenas 2 minutos para compartilhar os pontos altos de um projeto que você está idealizando há anos. Como você se sairia? Esta oficina tem como objetivo orientar e instrumentalizar os participantes para construírem Pitchs memoráveis, impactantes e que vendam. Saber apresentar seu projeto é um passo definitivo para torna-lo realidade. Milhares de projetos deixam de conquistar uma boa oportunidade ou um bom investimento por serem apresentados de forma amadora. Se você quer aprender a apresentar seu projeto com a mesma excelência que você o concebeu, este workshop é para você! Conteúdo programático 1) O que é o Picth e o que os avaliadores buscam. 2) LogLine - O que é? Como criar? - Análise de Loglines de sucesso. 3) Como estruturar o conteúdo da sua apresentação - Elementos do Pitch - Formatos e objetivos -Selling Points - A venda começa com o Titulo 4) Oratória - como garantir que conteúdo, voz e linguagem não verbal corroborem para a construção da sua mensagem - a comunicação acontece em camadas, para uma comunicação assertiva linguagem verbal e não verbal devem sustentar o mesmo discurso e criar conexão com seu interlocutor. 5) Treino - a teoria não irá te levar a lugar nenhum se você não coloca-la em prática. os melhores comunicadores do mundo são devotos da preparação adequada. 6) Apresentações e Feedbacks -os participantes irão apresentar um pitch de 2 minutos e receberão feedbacks individuais. Currículo da Instrutora: Licenciada em Cênicas na Unesp atualmente finaliza pós-graduação em "Psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem" na PUC-RS. Como diretora de atores atua com produtoras como O2, Paranoid, Stink e Café Royal. É mentora de Comunicação e Oratória e Head de Inteligência & Metodologia na The Speaker, trabalhando em diversas apresentações, no campo audiovisual prepara diretores e produtores para pitchings (PROAC, Rio Content Market, DOCSP entre outros).
O Cinema Brasileiro em resposta ao país | 2015 - 2021
Em 2022, a Mostra de Cinema de Tiradentes comemora 25 anos de existência - uma trajetória rica em propósitos, descobertas, promoção, exibição e difusão do cinema brasileiro. Para celebrar este momento histórico, a Universo Produção lança uma publicação reunindo artigos, ensaios, crônicas, entrevistas, depoimentos e resultados do alcance desta ação cultural com a participação de importantes teóricos, pesquisadores, críticos e profissionais do audiovisual. Um amplo e diverso conjunto de artigos sobre questões estruturais, processos de criação e ênfases estilísticas da atividade cinematográfica entre 2015 e 2021.
Cine-loja