
25 ANOS MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES
De 27 de abril a 1º de maio, a ação presencial da 25ª Mostra de Cinema de Tiradentes é um convite para estarmos juntos celebrando o cinema, revivendo os encontros, conectando ideias, filmes, cultura e olhares. Uma programação especial para toda a família que une filmes, teatro, música e muita diversão. O melhor presente para os 25 anos da Mostra Tiradentes é encontrar você na praça.
PROGRAMAÇÃO PRESENCIAL
FILMES
TEMÁTICA E HOMENAGEM
O cinema brasileiro atravessa um período complexo e delicado em várias frentes. Do desenvolvimento de projetos à produção, das filmagens à finalização, da distribuição à exibição, toda a cadeia de realização tem sido reestruturada, reconfigurada, revolucionada. Estamos num período histórico de aceleração dos processos, que passa pela economia e pela criatividade no audiovisual, desde as formas de financiamento até a efervescência das plataformas de streaming e a crise das salas físicas. Buscando mergulhar nesse caldeirão de mudanças, a Mostra Tiradentes adota a temática “Cinema em Transição”, buscando nesta última palavra o sentido de suas discussões.
ADIRLEY QUEIRÓS
CINEASTAUm cineasta que marcou a história recente da Mostra de Cinema Tiradentes e o cinema brasileiro. Um cineasta que traz, em sua obra, características que ajudam a elaborar o que foi o cinema da última década e nos dá elementos para pensar o futuro.

DEBATES E RODAS DE CONVERSA
ARTE





Galeria
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MOSTRA TIRADENTES 25 ANOS
CINEMA EM TRANSIÇÃO
No ano de 2016 saímos para filmar uma série documental sobre a questão da moradia no Distrito Federal e seus entornos. Era um projeto proposto pelo Governo Federal, através da TV Brasil, que abrangia todos os estados da Federação e que nos parecia de extrema importância para o desenvolvimento de um certo cinema brasileiro. Uma política de governo que propunha um diálogo com o audiovisual através de linhas de incentivo via editais. Esse projeto tinha uma capilaridade bem significativa, tendo em vista que todos os estados brasileiros tiveram filmes contemplados. Nesse mesmo ano o Brasil foi colapsado. O então vice-presidente da República, Michel Temer, aliado com a elite econômica brasileira e grupos políticos que iam do Centro à extrema direita, tramaram um golpe de Estado que destituiu a então legítima presidenta da República, Dilma Rousseff. Montamos então duas histórias influenciados por esse momento histórico que o país atravessava, dois modestos episódios de aproximadamente 26 minutos cada um. Os dois episódios refletem tanto a nossa vontade de dialogar com o formato de TV à época, quanto nossa decepção frente e esse diálogo interrompido. Os dois episódios são juntamentos de dois meses de filmagem da série Fantasmas da Casa Própria. FILM WITH ENGLISH SUBTITLES
VERTENTES DA CRIAÇÃO
No ano de 2016 saímos para filmar uma série documental sobre a questão da moradia no Distrito Federal e seus entornos. Era um projeto proposto pelo Governo Federal, através da TV Brasil, que abrangia todos os estados da Federação e que nos parecia de extrema importância para o desenvolvimento de um certo cinema brasileiro. Uma política de governo que propunha um diálogo com o audiovisual através de linhas de incentivo via editais. Esse projeto tinha uma capilaridade bem significativa, tendo em vista que todos os estados brasileiros tiveram filmes contemplados. Nesse mesmo ano o Brasil foi colapsado. O então vice-presidente da República, Michel Temer, aliado com a elite econômica brasileira e grupos políticos que iam do Centro à extrema direita, tramaram um golpe de Estado que destituiu a então legítima presidenta da República, Dilma Rousseff. Montamos então duas histórias influenciados por esse momento histórico que o país atravessava, dois modestos episódios de aproximadamente 26 minutos cada um. Os dois episódios refletem tanto a nossa vontade de dialogar com o formato de TV à época, quanto nossa decepção frente e esse diálogo interrompido. Os dois episódios são juntamentos de dois meses de filmagem da série Fantasmas da Casa Própria. FILM WITH ENGLISH SUBTITLES
A IMAGINAÇÃO COMO POTÊNCIA
No ano de 2016 saímos para filmar uma série documental sobre a questão da moradia no Distrito Federal e seus entornos. Era um projeto proposto pelo Governo Federal, através da TV Brasil, que abrangia todos os estados da Federação e que nos parecia de extrema importância para o desenvolvimento de um certo cinema brasileiro. Uma política de governo que propunha um diálogo com o audiovisual através de linhas de incentivo via editais. Esse projeto tinha uma capilaridade bem significativa, tendo em vista que todos os estados brasileiros tiveram filmes contemplados. Nesse mesmo ano o Brasil foi colapsado. O então vice-presidente da República, Michel Temer, aliado com a elite econômica brasileira e grupos políticos que iam do Centro à extrema direita, tramaram um golpe de Estado que destituiu a então legítima presidenta da República, Dilma Rousseff. Montamos então duas histórias influenciados por esse momento histórico que o país atravessava, dois modestos episódios de aproximadamente 26 minutos cada um. Os dois episódios refletem tanto a nossa vontade de dialogar com o formato de TV à época, quanto nossa decepção frente e esse diálogo interrompido. Os dois episódios são juntamentos de dois meses de filmagem da série Fantasmas da Casa Própria. FILM WITH ENGLISH SUBTITLES
CORPOS ADIANTE
No ano de 2016 saímos para filmar uma série documental sobre a questão da moradia no Distrito Federal e seus entornos. Era um projeto proposto pelo Governo Federal, através da TV Brasil, que abrangia todos os estados da Federação e que nos parecia de extrema importância para o desenvolvimento de um certo cinema brasileiro. Uma política de governo que propunha um diálogo com o audiovisual através de linhas de incentivo via editais. Esse projeto tinha uma capilaridade bem significativa, tendo em vista que todos os estados brasileiros tiveram filmes contemplados. Nesse mesmo ano o Brasil foi colapsado. O então vice-presidente da República, Michel Temer, aliado com a elite econômica brasileira e grupos políticos que iam do Centro à extrema direita, tramaram um golpe de Estado que destituiu a então legítima presidenta da República, Dilma Rousseff. Montamos então duas histórias influenciados por esse momento histórico que o país atravessava, dois modestos episódios de aproximadamente 26 minutos cada um. Os dois episódios refletem tanto a nossa vontade de dialogar com o formato de TV à época, quanto nossa decepção frente e esse diálogo interrompido. Os dois episódios são juntamentos de dois meses de filmagem da série Fantasmas da Casa Própria. FILM WITH ENGLISH SUBTITLES
CHAMADO REALISTA
No ano de 2016 saímos para filmar uma série documental sobre a questão da moradia no Distrito Federal e seus entornos. Era um projeto proposto pelo Governo Federal, através da TV Brasil, que abrangia todos os estados da Federação e que nos parecia de extrema importância para o desenvolvimento de um certo cinema brasileiro. Uma política de governo que propunha um diálogo com o audiovisual através de linhas de incentivo via editais. Esse projeto tinha uma capilaridade bem significativa, tendo em vista que todos os estados brasileiros tiveram filmes contemplados. Nesse mesmo ano o Brasil foi colapsado. O então vice-presidente da República, Michel Temer, aliado com a elite econômica brasileira e grupos políticos que iam do Centro à extrema direita, tramaram um golpe de Estado que destituiu a então legítima presidenta da República, Dilma Rousseff. Montamos então duas histórias influenciados por esse momento histórico que o país atravessava, dois modestos episódios de aproximadamente 26 minutos cada um. Os dois episódios refletem tanto a nossa vontade de dialogar com o formato de TV à época, quanto nossa decepção frente e esse diálogo interrompido. Os dois episódios são juntamentos de dois meses de filmagem da série Fantasmas da Casa Própria. FILM WITH ENGLISH SUBTITLES
CINEMA EM REAÇÃO, CINEMA EM REINVENÇÃO
No ano de 2016 saímos para filmar uma série documental sobre a questão da moradia no Distrito Federal e seus entornos. Era um projeto proposto pelo Governo Federal, através da TV Brasil, que abrangia todos os estados da Federação e que nos parecia de extrema importância para o desenvolvimento de um certo cinema brasileiro. Uma política de governo que propunha um diálogo com o audiovisual através de linhas de incentivo via editais. Esse projeto tinha uma capilaridade bem significativa, tendo em vista que todos os estados brasileiros tiveram filmes contemplados. Nesse mesmo ano o Brasil foi colapsado. O então vice-presidente da República, Michel Temer, aliado com a elite econômica brasileira e grupos políticos que iam do Centro à extrema direita, tramaram um golpe de Estado que destituiu a então legítima presidenta da República, Dilma Rousseff. Montamos então duas histórias influenciados por esse momento histórico que o país atravessava, dois modestos episódios de aproximadamente 26 minutos cada um. Os dois episódios refletem tanto a nossa vontade de dialogar com o formato de TV à época, quanto nossa decepção frente e esse diálogo interrompido. Os dois episódios são juntamentos de dois meses de filmagem da série Fantasmas da Casa Própria. FILM WITH ENGLISH SUBTITLES
ESPAÇOS EM CONFLITO
No ano de 2016 saímos para filmar uma série documental sobre a questão da moradia no Distrito Federal e seus entornos. Era um projeto proposto pelo Governo Federal, através da TV Brasil, que abrangia todos os estados da Federação e que nos parecia de extrema importância para o desenvolvimento de um certo cinema brasileiro. Uma política de governo que propunha um diálogo com o audiovisual através de linhas de incentivo via editais. Esse projeto tinha uma capilaridade bem significativa, tendo em vista que todos os estados brasileiros tiveram filmes contemplados. Nesse mesmo ano o Brasil foi colapsado. O então vice-presidente da República, Michel Temer, aliado com a elite econômica brasileira e grupos políticos que iam do Centro à extrema direita, tramaram um golpe de Estado que destituiu a então legítima presidenta da República, Dilma Rousseff. Montamos então duas histórias influenciados por esse momento histórico que o país atravessava, dois modestos episódios de aproximadamente 26 minutos cada um. Os dois episódios refletem tanto a nossa vontade de dialogar com o formato de TV à época, quanto nossa decepção frente e esse diálogo interrompido. Os dois episódios são juntamentos de dois meses de filmagem da série Fantasmas da Casa Própria. FILM WITH ENGLISH SUBTITLES
QUAL O LUGAR DO CINEMA HOJE?
No ano de 2016 saímos para filmar uma série documental sobre a questão da moradia no Distrito Federal e seus entornos. Era um projeto proposto pelo Governo Federal, através da TV Brasil, que abrangia todos os estados da Federação e que nos parecia de extrema importância para o desenvolvimento de um certo cinema brasileiro. Uma política de governo que propunha um diálogo com o audiovisual através de linhas de incentivo via editais. Esse projeto tinha uma capilaridade bem significativa, tendo em vista que todos os estados brasileiros tiveram filmes contemplados. Nesse mesmo ano o Brasil foi colapsado. O então vice-presidente da República, Michel Temer, aliado com a elite econômica brasileira e grupos políticos que iam do Centro à extrema direita, tramaram um golpe de Estado que destituiu a então legítima presidenta da República, Dilma Rousseff. Montamos então duas histórias influenciados por esse momento histórico que o país atravessava, dois modestos episódios de aproximadamente 26 minutos cada um. Os dois episódios refletem tanto a nossa vontade de dialogar com o formato de TV à época, quanto nossa decepção frente e esse diálogo interrompido. Os dois episódios são juntamentos de dois meses de filmagem da série Fantasmas da Casa Própria. FILM WITH ENGLISH SUBTITLES
O Cinema Brasileiro em resposta ao país | 2015 - 2021
Em 2022, a Mostra de Cinema de Tiradentes comemora 25 anos de existência - uma trajetória rica em propósitos, descobertas, promoção, exibição e difusão do cinema brasileiro. Para celebrar este momento histórico, a Universo Produção lança uma publicação reunindo artigos, ensaios, crônicas, entrevistas, depoimentos e resultados do alcance desta ação cultural com a participação de importantes teóricos, pesquisadores, críticos e profissionais do audiovisual. Um amplo e diverso conjunto de artigos sobre questões estruturais, processos de criação e ênfases estilísticas da atividade cinematográfica entre 2015 e 2021.
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