Sinopse
“Fulano de Tal” é um documentário sobre Otoniel S. Pereira, cineasta marginal esquecido que filmou durante as décadas de 1960 e 1970 com grandes cineastas da boca do lixo, como Sganzerla e Tonacci. Neste filme, é construída uma ponte entre a filmografia de Otoniel e as captações do presente, realizadas em super-8, reimaginando o mundo ficcional do cineasta através de um novo ponto de vista – transformando-o em um importante documento de preservação da história do cinema brasileiro.
Direção: André P. Barata, Reinê Pires Muzzi e Vane Ferreira
Classificação: não recomendada para menores de 12 anos
Programação
CURTA | MOSTRA CURTAS NA PRAÇA
29/01 | quarta | 21:00
Cine Petrobras na Praça
Direção
André P. Barata
André Pagani Barata é diretor, roteirista e ator. Cursa Cinema na FAAP e, atualmente, reside no México, onde realiza um intercâmbio de um ano na Universidad de Las Americas Puebla (UDLAP). Durante o curso, realizou os filmes Grande Muralha (2023), Disque 136 (2023), Deu Match (2024), MĖA (2024, produzido no México) e idealizou o projeto Fulano de Tal (2024). Trabalhou também em espetáculos de improvisação e palhaçaria.
Reinê Pires Muzzi
Reinê Pires Muzzi é diretore e fotógrafe em cinema. Cursa Cinema pela FAAP, tendo realizado diversos curtas durante sua passagem. Como fotógrafa, realizou o curta Dias e Noites (2024), selecionado para o festival Janela Internacional de Cinema de Recife, Natureza Morta (2024), Hipo Campo (2024) e outros. Na direção, realizou o filme Grande Muralha (2024) e Fulano de Tal (2024).. É também colorista e pesquisadora, se dedicando atualmente à pesquisa do cineasta Otoniel Santos Pereira.
Vane Ferreira
Vane Ferreira é diretora, roteirista e produtora. Formada em Ciências Sociais pela UNIFESP e em Direção Teatral pela SP Escola de Teatro, dedicou-se à pesquisa sobre a representação da imagem de políticos no cinema e ao ensino de teatro no projeto Cia do Caminho Velho (UNIFESP). Atualmente, cursa Cinema na FAAP, onde também atua como produtora de exposições de arte, com destaque a realização dos curtas Fulano de Tal (2024), Grande Muralha (2024) e Natureza Morta (2024).
Créditos
Produção : Lune Pilipczuk
Roteiro : André P. Barata, Lune Pilipczuk, Reinê Pires Muzzi e Vane Ferreira
Montagem : Marvin Oliveira
Fotografia : Reinê Pires Muzzi
Direção de Arte : Marvin Oliveira
Som: Uli Castex
Empresa produtora : Último Mundo Produções
Empresa(s) coprodutora(s) : FAAP
Distribuidora : Pena Capital
Elenco : Otoniel Santos Pereira