600 alunos da rede municipal de ensino de Tiradentes vão assistir aos espetáculos de palhaçaria “Mulambo e Risoto em Lá Ursa” e “Showzaças”. O público infantil também recebe duas sessões de filmes na Mostrinha, ao ar livre, a Turma do Pipoca e outras atividades lúdicas 

As crianças de Tiradentes e região têm uma programação intensa de atividades artísticas nos próximos dias. A Ação Presencial da 25ª Mostra Tiradentes, realizada de 27 de abril a 1º de maio, na cidade histórica mineira, dedica boa parte de suas atrações de comemoração de 25 anos ao público infantil, investindo na formação e na diversão dos pequenos espectadores, de fundamental importância para o desenvolvimento social da comunidade e do país. 

A Ação Presencial conta com duas sessões da Mostrinha. Uma delas reúne quatro curtas-metragens no sábado (30/04), às 18h30, no Cine Copasa na Praça, com participação dos personagens da Turma do Pipoca e do Palhaço Maizena, seguida de um show com o mágico Roni Rodan. 

Ao montar essa programação, a curadora Tatiana Carvalho Costa pensou nos pequenos que passaram a pandemia dentro de casa, sem a possibilidade de uma experiência coletiva com os filmes. “Para a criançada, ver a tela grande e todo mundo ali pode ser bastante divertido”, comenta.

A outra sessão exibe o longa-metragem “Tromba Trem – O Filme”, de Zé Brandão, no domingo (1º/05), às 17h30, também com presença da Turma do Pipoca e intervenção do palhaço Maizena.

Criança cria. É o caso do curta-metragem “Histórias de Criança: o Pirata Chulé e o Jogo do Tesouro”, uma animação digital dirigida por Heder Dias Godinho, que coloca as crianças para criar os roteiros e contar histórias saídas da imaginação. Tudo começou em 2017, quando Godinho compôs um livro infantil com seus desenhos nas horas livres, para descansar da vida profissional. Ele mostrou ao afilhado Miguel, então com quatro anos, e o menino logo se animou a pegar uma câmera filmadora e brincar de contar histórias também. “Miguel é dessa geração que já quer produzir histórias, filmar e falar”, diz o diretor.

Godinho criou as ilustrações e montou o primeiro episódio das “Histórias de Crianças”. Depois, fizeram outras animações. O terceiro episódio será exibido na Mostrinha. “O projeto começou com o Miguel e, hoje, abro para três ou quatro crianças comporem histórias juntas, somando vontades e ideias. É sempre muito divertido fazer, porque não cabe a mim definir o início ou fim, e as crianças são surpreendentes, no universo delas, pode ser tudo, não tem limitação. Assim, elas deixam de ser só o público e passam a ser produtores de conteúdo”, observa Godinho. 

Para ele, essa mudança de posição é importante do ponto de vista lúdico e educativo, especialmente para uma geração que já “nasceu conectada”, com fotos e perfis em redes sociais. “Isso tira a criança do lugar de só receber produtos, muitas vezes construídos por adultos que tentam se aproximar da linguagem delas. Nesse caso, não, é de criança para criança. A minha participação é só tentar dar uma lógica e organização”, acrescenta.

A programação voltada para todas as idades prossegue com outros filmes, espetáculos e ações durante os cinco dias de Mostra. Tatiana Carvalho destaca “Margaridinha, uma Criança Antiga”, filme de Caroline Chamusca e Karla Beck, que abre a sessão Curtas na Praça, às 20h, no domingo (1º/05). “É uma fabulação linda de uma menina narrando, em primeira pessoa, como ela se imagina uma criança do século XX, com imagens de arquivo da época”, conta a curadora de curtas-metragens. 

Da escola ao cinema. Além do público espontâneo, a Mostra Tiradentes reconhece a importância cultural e social de fomentar a arte na vida das crianças, ampliar o acesso à cultura e fortalecer os laços na comunidade. Por isso, recebe 600 alunos de escolas municipais da cidade na plateia de dois shows de palhaçaria, que acontecem na Praça de Convivência, no Largo das Fôrras. Na quinta (28/4), às 15h, a turma vai conhecer a dupla de palhaços de “Mulambo e Risoto em Lá Ursa”, que brinca com as interações entre humanos e outros animais. E, na sexta-feira (29/4), no mesmo horário, será a vez de ver as palhaças Tecla e Brisa, criadas por Maria Tereza Costa e Janaina Morse, da Minha Companhia, no espetáculo “Showzaças”. 

Para as mesmas atrações, a Ação Presencial traz também as crianças da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Tiradentes e os moradores do Lar dos Idosos, em continuidade às ações realizadas com essas instituições em janeiro, na Mostra Valores – iniciativa, idealizada pela Universo Produção que tem o propósito de dialogar e valorizar pessoas, ações, projetos e comunidades locais – dentro da 25ª Mostra de Cinema de Tiradentes.

Cinema em conexão com outras artes. Para valorizar o diálogo entre as linguagens artísticas, entre as outras atrações que vão agradar o público infantil destacam-se a “Cantoria Ser Criança”, com músicas interativas de Rubinho do Vale, no sábado (30/04), às 11h; e “Aquarela, um show cênico do grupo Maria Cutia”, combinando aula de balé e samba, valsa de bonecos, sons vocais, versos e notas em um espetáculo de rua apresentado do domingo (1º/05), às 11h, na Praça de Convivência.

TODA PROGRAMAÇÃO É OFERECIDA GRATUITAMENTE AO PÚBLICO.

link para fotos

https://www.flickr.com/photos/universoproducao/

***

Acompanhe o programa Cinema Sem Fronteiras 2022.

Participe da Campanha #EufaçoaMostra

Na Web: mostratiradentes.com.br

No Instagram: @universoproducaoNo Youtube: Universo Produção

No Twitter: @universoprodNo Facebook: mostratiradentes / universoproducao

No LinkedIn: universo-produção

Serviço

25a MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES _ Ação Presencial | 27 de abril a 01 de maio de 2022

LEI FEDERAL DE INCENTIVO À CULTURA

LEI ESTADUAL DE INCENTIVO À CULTURA

Patrocínio Master: INSTITUTO CULTURAL VALE

Patrocínio: CBMM, CEDRO MINERAÇÃO, ITAÚ, CSN, CIMENTO NACIONAL, COPASA, CEMIG|GOVERNO DE MINAS GERAIS

Parceria Cultural: SESC EM MINAS, INSTITUTO UNIVERSO CULTURAL, CASA DA MOSTRA, CAFÉ 3 CORAÇÕES

Apoio: PREFEITURA DE TIRADENTES, SENAC, POLÍCIA MILITAR DE MINAS GERAIS, ESPAÇO CULTURAL AIMORÉS

Idealização e realização: UNIVERSO PRODUÇÃO

SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA E TURISMO | GOVERNO DE MINAS GERAIS

SECRETARIA ESPECIAL DE CULTURA, MINISTÉRIO DO TURISMO – GOVERNO FEDERAL| PÁTRIA AMADA BRASIL

PROGRAMAÇÃO GRATUITA