Os debates, rodas de conversa e exibições de curtas-metragens continuam a movimentar a programação da 25a Mostra de Cinema de Tiradentes. Nesta tarde de terça-feira, dia 25 de janeiro estão agendados o Seminário sobre os filmes da Mostra Foco | Série 1, um debate temático e sessões da Mostra Panorama | Série 3. Tudo disponível gratuitamente pela plataforma oficial do evento www.mostratiradentes.com.br.

Encontro com os filmes

A programação da tarde inicia às 15 horas com um rico bate-papo com os diretores dos curtas-metragens que foram selecionados na Mostra Foco | Série 1 e exibidos na noite de segunda-feira: Bertô, de A Morte de Lázaro”; Nicolas Thomé Zetune, de “Ingra!”; Rafael Spínola, de “Bicho Azul”; Will Domingos, de “Iceberg” e Andreia Pires, de “Prosopopeia”. A mediação será de Marcelo Miranda, crítico de cinema e jornalista. Acompanhe o Encontro com os Filmes ao vivo, pelo link https://mostratiradentes.com.br/atividades/encontro-com-os-filmes-mostra-foco-serie-1/. E para quem quiser ver, ou rever, os filmes da Mostra Foco Série 1 ficam disponíveis até às 22h30 de hoje, dia 25.

Sessões de Cinema

A partir das 16 horas, o público poderá conferir a exibição de quatro curtas-metragens selecionados para a Mostra Panorama | Série 3 . Num flerte com o cinema de gênero, a ficção “Manhã de domingo”, do diretor Bruno Ribeiro, traz uma jovem pianista que precisa lidar com um sonho-memória que a conecta com a falecida avó às vésperas de seu primeiro grande recital. “Possa Poder”, dos diretores Victor Di Marco e Márcio Picoli, organiza, numa narrativa ficcional, performances, fabulações, cotidiano e afetos de pessoas com deficiência. “Jib” da diretora Lara Kim, contrapõe o equilíbrio e o rigor na composição das imagens micro modificações cotidianas e às instabilidades de relações entre mães e filhas de três gerações em uma mesma família de origem coreana. A sessão termina com “Bicho Solto”, da cineasta Dayse Barreto, que apresenta modulações de uma vivência sem compromissos com padrões de clausura do feminino durante a quarentena. Os curtas ficarão com o sinal aberto até às 16 horas do dia 26 de janeiro, quarta-feira, pelo link: https://mostratiradentes.com.br/filmes/mostra-panorama/.

Debate Temático

Encerrando as atividades da tarde, às 17 horas, acontece o debate temático “Poéticas de um cinema em transição” que pretende discutir as cine-escrituras poéticas que se (re)definem em um país de intensas e constantes transições. Para falar sobre o assunto foram convidados os diretores Adanildo, de “521 anos/Siia Ara”; José Hélio Neto, de “Voz na Escuridão”; Marcus Curvelo, de “Qual é a grandeza” e Renato Vallone, de “Centelha”. A mediação será da curadora de curtas-metragens, Tatiana Carvalho Costa. Acesse: https://mostratiradentes.com.br/atividades/poeticas-de-um-cinema-em-transicao/.

SOBRE A MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES

PLATAFORMA DE LANÇAMENTO DO CINEMA BRASILEIRO

Maior evento do cinema brasileiro contemporâneo em formação, reflexão, exibição e difusão realizado no país, chega a sua 25a edição de 21 a 29 de janeiro de 2022, em formato online. Apresenta, exibe e debate, em edições anuais, o que há de mais inovador e promissor na produção audiovisual brasileira, em pré-estreias mundiais e nacionais – uma trajetória rica e abrangente que ocupa lugar de destaque no centro da história do audiovisual e no circuito de festivais realizados no Brasil.

O evento exibe mais de 100 filmes brasileiros em pré-estreias nacionais e mostras temáticas, presta homenagem a personalidades do audiovisual, promove seminário, debates, a série Encontro com os filmes, oficinas, Mostrinha de Cinema e atrações artísticas. Toda a programação é gratuita. Maiores informações www.mostratiradentes.com.br

TODA PROGRAMAÇÃO É OFERECIDA GRATUITAMENTE AO PÚBLICO.

***

Acompanhe o programa Cinema Sem Fronteiras 2022.

Participe da Campanha #EufaçoaMostra

Na Web: mostratiradentes.com.br

No Instagram: @universoproducao No Youtube: Universo Produção

No Twitter: @universoprod No Facebook: mostratiradentes / universoproducao

No LinkedIn: universo-produção

Serviço

25a MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES | 21 a 29 de janeiro de 2022

LEI FEDERAL DE INCENTIVO À CULTURA

LEI ESTADUAL DE INCENTIVO À CULTURA

Patrocínio Máster:  INSTITUTO CULTURAL VALE

Patrocínio: CBMM, CEDRO MINERAÇÃO, ITAÚ, CSN, CIMENTO NACIONAL,  COPASA, CEMIG|GOVERNO DE MINAS GERAIS

Parceria Cultural: SESC EM MINAS, INSTITUTO UNIVERSO CULTURAL, CASA DA MOSTRA, , CAFÉ 3 CORAÇÕES,

Apoio: PREFEITURA DE TIRADENTES, SENAC, NOVA ERA SILICON, THE END, DOT, MISTIKA, CINECOLOR, NAYMOVIE, CANAL BRASIL, RÁDIO INCONFIDÊNCIA, REDE MINAS, REDE GLOBO MINAS, MACROTEC

Idealização e realização: UNIVERSO PRODUÇÃO

SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA E TURISMO | GOVERNO DE MINAS GERAIS

SECRETARIA ESPECIAL DE CULTURA, MINISTÉRIO DO TURISMO – GOVERNO FEDERAL| PÁTRIA AMADA BRASIL

PROGRAMAÇÃO GRATUITA