Um dos destaques da 25a edição da Mostra de Cinema de Tiradentes é a presença, entre longas e curtas, de produções cinematográficas de gêneros variados – drama, terror, ficção especulativa/realismo fantástico e musical. Os filmes oriundos de diferentes regiões do país puderam ser vistos, ao longo dos nove dias de programação, na plataforma oficial do evento: www.mostratiradentes.com.br.

“O cinema brasileiro sempre teve uma relação ímpar com o gênero, outra forma de lidar e recriar estas fórmulas que, inicialmente, seguem um molde do mercado exterior. Me empolga acompanhar esse novo cenário, perceber alguns desafios surgindo para os atuais e futuros realizadores”, ressalta Maria Trika, assistente de curadoria de longas da 25a Mostra Tiradentes.

O cinema de terror tem ganhado cada vez mais espaço no evento que abre o calendário audiovisual brasileiro. Exemplo disso foi a vitória do filme “Canto dos Ossos”, dirigido por Petrus de Bairros e Jorge Polo, foi eleito pelo Júri Oficial como melhor longa-metragem da Mostra Aurora na 23a Mostra Tiradentes. E o sucesso da “Sessão da Meia-Noite”, novidade da programação da 24a edição do evento. “Podemos perceber, inclusive, o desejo de uma “nova escola” por parte dos diretores mais novos que realizam filmes inspirados nos subgêneros Trash e Gore, assim como no cinema de grandes mestres, como: Petter Baiestorf e Gurcius Gewdner”, destaca Maria Trika.

Longas-metragens

Novidade na programação da 25a Mostra Tiradentes, a Sessão À meia-noite levarei sua alma exibe o longa de terror “Extremo Ocidente”, dirigido pelo carioca João Pedro Faro. No subterrâneo de uma cidade cercada, um soldado aguarda o seu destino. Enquanto isso, nas ruínas da superfície, o perigoso Canibal corre à solta. A produção ficará com o sinal aberto das 23h59 de sexta, dia 28, às 23h59 de sábado, dia 29 de janeiro, pelo link https://mostratiradentes.com.br/filme/extremo-ocidente/.

E do gênero drama, o público teve a oportunidade de conferir na Mostra Praça, o filme “A felicidade das coisas”, coprodução Minas/São Paulo dirigida por Thais Fujinaga.

Curtas-metragens

Comprovando a tendência apontada pela assistente de curadoria Maria Trika, seis curtas do gênero terror/horror/slasher ganharam as telas na 25a edição da Mostra Tiradentes. Na Mostra Foco, “Ingra!”, de Nicolas Thomé Zetune (SP). Na Mostra Regional, “Noites Traiçoeiras”, de Felipe Quintiliano; Renato Loureiro; Wilmar Guilherme (MG), produzido durante um curso de audiovisual para apenados em regime fechado da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac) de São João del-Rei. Na Mostra Panorama, “Os demônios menores”, de Iuri Minfroy (RS); “Romance”, de Karine Teles (RJ/MG) e “Sangue por sangue”, de Ian Abé e Rodolpho de Barros (PB). E na Mostra Foco Minas, “Azulscuro”, dirigido por Evandro Caixeta e João Gilberto (MG).

Na Mostra Panorama, também puderam ser vistas obras que transitam entre a ficção especulativa e o realismo fantástico: “Coração Sozinho”, de Leon Reis (CE); “Curupira e a Máquina do Destino”, de Janaina Wagner (SP/AM); “Manhã de Domingo”, de Bruno Ribeiro (RJ); e “Os demônios menores”, de Iuri Minfroy (RS).

E representando o gênero musical, esteve em cartaz na Mostra Foco a produção cearense “Prosopopeia”, dirigido por Andreia Pires (CE).

SOBRE A MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES

PLATAFORMA DE LANÇAMENTO DO CINEMA BRASILEIRO

Maior evento do cinema brasileiro contemporâneo em formação, reflexão, exibição e difusão realizado no país, chega a sua 25a edição de 21 a 29 de janeiro de 2022, em formato online. Apresenta, exibe e debate, em edições anuais, o que há de mais inovador e promissor na produção audiovisual brasileira – em pré-estreias mundiais e nacionais -; uma trajetória rica e abrangente que ocupa lugar de destaque no centro da história do audiovisual e no circuito de festivais realizados no Brasil.

O evento exibe mais de 100 filmes brasileiros em pré-estreias nacionais e mostras temáticas, presta homenagem a personalidades do audiovisual, promove seminário, debates, a série “Encontro com os filmes”, oficinas, “Mostrinha de Cinema” e atrações artísticas. Toda a programação é gratuita. Maiores informações www.mostratiradentes.com.br.

TODA PROGRAMAÇÃO É OFERECIDA GRATUITAMENTE AO PÚBLICO.

***

Acompanhe o programa Cinema Sem Fronteiras 2022.

Participe da Campanha #EufaçoaMostra

Na Web: mostratiradentes.com.br

No Instagram: @universoproducao No Youtube: Universo Produção

No Twitter: @universoprod No Facebook: mostratiradentes / universoproducao

No LinkedIn: universo-produção

Serviço

25a MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES | 21 a 29 de janeiro de 2022

LEI FEDERAL DE INCENTIVO À CULTURA

LEI ESTADUAL DE INCENTIVO À CULTURA

Patrocínio Master:  INSTITUTO CULTURAL VALE

Patrocínio: CBMM, CEDRO MINERAÇÃO, ITAÚ, CSN, CIMENTO NACIONAL, COPASA, CEMIG|GOVERNO DE MINAS GERAIS

Parceria Cultural: SESC EM MINAS, INSTITUTO UNIVERSO CULTURAL, CASA DA MOSTRA, CAFÉ 3 CORAÇÕES

Apoio: PREFEITURA DE TIRADENTES, SENAC, NOVA ERA SILICON, THE END, DOT, MISTIKA, CINECOLOR, NAYMOVIE, CANAL BRASIL, RÁDIO INCONFIDÊNCIA, REDE MINAS, REDE GLOBO MINAS, MACROTEC

Idealização e realização: UNIVERSO PRODUÇÃO

SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA E TURISMO | GOVERNO DE MINAS GERAIS

SECRETARIA ESPECIAL DE CULTURA, MINISTÉRIO DO TURISMO – GOVERNO FEDERAL| PÁTRIA AMADA BRASIL

PROGRAMAÇÃO GRATUITA