O audiovisual brasileiro está passando por um período de transição, o maior desde a popularização do aparelho televisor. As plataformas de streaming e as ferramentas de internet empregam cada vez mais profissionais, sejam eles diretores, roteiristas, produtores e técnicos que se dividiam entre o cinema e os trabalhos para a televisão quando as políticas para o audiovisual via Fundo Setorial estavam em pleno funcionamento. Nos últimos anos, no processo de desmonte dessas políticas, estes profissionais tiveram que migrar para as plataformas de streaming e televisão comercial, setores estes que mais empregam atualmente no audiovisual.

Entre os curtas selecionados pela 25a Mostra de Cinema de Tiradentes, destaca-se a presença de cineastas que já trabalharam (e ou trabalham) com streamings, canais de televisão e plataformas digitais. Conforme explica Rubens Fabrício Anzolin: “Tal linha de raciocínio se adensa e mistura com as discussões da temática desta edição da mostra: Cinema em Transição. Estes são alguns espaços cujos realizadores de curtas-metragens têm conquistado e também exercido suas disposições estéticas e criativas”.

Na 25a Mostra Tiradentes, o público já teve a oportunidade de conferir o curta-metragem experimental “Rua Ataléia”,de André Novais Oliveira, mesmo diretor de alguns episódios da série “Pico da Neblina”, da HBO Max.Já o cineasta paulistano Lincoln Péricles, montador da série “Noturnos”, de Marco Dutra e Caetano Gotardo, produzida pelo Canal Brasil, exibiu na Mostra Tiradentes o documentário “Mutirão – O Filme”.E da atriz, cineasta e roteirista da série “Os últimos dias de Gilda”, da Globoplay, Karine Teles, foi exibida a ficção “Romance”.

E de Natália Maia e Samuel Brasileiro, produtores da série “Lana e Carol”, exibida na TV Futura, o público terá a oportunidade de assistir na Mostrinha o curta-metragem Rua Dinorá”, ficção cearense que conta a história de Dinorá, menina de 10 anos que mora na Rua 749, no bairro Conjunto Ceará, na cidade de Fortaleza. Faixa branca no karatê, seu grande sonho é vencer o campeonato interestadual. Para que as atletas possam viajar, elas precisam angariar fundos para o time por meio da venda de rifas para familiares e vizinhos. Ao descobrir que suas colegas moram em ruas com o nome de personalidades históricas, Dinorá empreende, em sua jornada para a venda das rifas, uma investigação sobre o nome de sua própria rua e acaba descobrindo a força coletiva na construção dos espaços habitados. A produção ficará com o sinal aberto das 10h30 de sábado, dia 29, até às 10h30 de domingo, dia 30 de janeiro, pelo link: https://mostratiradentes.com.br/filmes/mostrinha/.

SOBRE A MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES

PLATAFORMA DE LANÇAMENTO DO CINEMA BRASILEIRO

Maior evento do cinema brasileiro contemporâneo em formação, reflexão, exibição e difusão realizado no país, chega a sua 25a edição de 21 a 29 de janeiro de 2022, em formato online. Apresenta, exibe e debate, em edições anuais, o que há de mais inovador e promissor na produção audiovisual brasileira – em pré-estreias mundiais e nacionais -; uma trajetória rica e abrangente que ocupa lugar de destaque no centro da história do audiovisual e no circuito de festivais realizados no Brasil.

O evento exibe mais de 100 filmes brasileiros em pré-estreias nacionais e mostras temáticas, presta homenagem a personalidades do audiovisual, promove seminário, debates, a série “Encontro com os filmes”, oficinas, “Mostrinha de Cinema” e atrações artísticas. Toda a programação é gratuita. Maiores informações www.mostratiradentes.com.br.

TODA PROGRAMAÇÃO É OFERECIDA GRATUITAMENTE AO PÚBLICO.

***

Acompanhe o programa Cinema Sem Fronteiras 2022.

Participe da Campanha #EufaçoaMostra

Na Web: mostratiradentes.com.br

No Instagram: @universoproducao No Youtube: Universo Produção

No Twitter: @universoprod No Facebook: mostratiradentes / universoproducao

No LinkedIn: universo-produção

Serviço

25a MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES | 21 a 29 de janeiro de 2022

LEI FEDERAL DE INCENTIVO À CULTURA

LEI ESTADUAL DE INCENTIVO À CULTURA

Patrocínio Master:  INSTITUTO CULTURAL VALE

Patrocínio: CBMM, CEDRO MINERAÇÃO, ITAÚ, CSN, CIMENTO NACIONAL, COPASA, CEMIG|GOVERNO DE MINAS GERAIS

Parceria Cultural: SESC EM MINAS, INSTITUTO UNIVERSO CULTURAL, CASA DA MOSTRA, CAFÉ 3 CORAÇÕES

Apoio: PREFEITURA DE TIRADENTES, SENAC, NOVA ERA SILICON, THE END, DOT, MISTIKA, CINECOLOR, NAYMOVIE, CANAL BRASIL, RÁDIO INCONFIDÊNCIA, REDE MINAS, REDE GLOBO MINAS, MACROTEC

Idealização e realização: UNIVERSO PRODUÇÃO

SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA E TURISMO | GOVERNO DE MINAS GERAIS

SECRETARIA ESPECIAL DE CULTURA, MINISTÉRIO DO TURISMO – GOVERNO FEDERAL| PÁTRIA AMADA BRASIL

PROGRAMAÇÃO GRATUITA