Tudo que é bom, dura pouco! Depois de oito dias de intensa e diversificada programação reflexiva e cinematográfica, a 25a Mostra de Cinema de Tiradentes está chegando ao fim. E neste último dia do evento, na manhã de sábado, 29 de janeiro, o público ainda terá a oportunidade de acompanhar dois Encontros com os Filmes e sessões de curtas da Mostrinha e Mostra Valores. Todas as atividades são gratuitas e estão disponíveis na plataforma oficial mostratiradentes.com.br.

Encontro com os filmes

A programação matutina começa às 10 horas, com o Encontro com os Filmes para debater o longa “Os primeiros soldados”. O bate-papo conta com a presença do diretor Rodrigo de Oliveira, convidados e do crítico Luiz Carlos Oliveira Junior (RJ). A mediação será de Camila Vieira (CE), curadora de curtas da 25a Mostra Tiradentes. Participe pelo link https://mostratiradentes.com.br/atividades/encontro-com-os-filmes-os-primeiros-soldados/. E para quem quer ver, ou rever a ficção, que está em pré-estreia nacional na Mostra Olhos Livres, fica disponível até às 18 horas de hoje, dia 29, último dia da Mostra Tiradentes, pelo link https://mostratiradentes.com.br/filme/os-primeiros-soldados/.

Sessão Mostrinha

Em seguida, às 10h30, entra em cartaz mais uma sessão da Mostrinha. Dedicada à criançada e toda família, a exibição traz cinco curtas-metragens que abordam perdas, amores, descobertas e resistências. O documentário “Raone”, dirigido por Camila Santana, tem uma doce narrativa em primeira pessoa. O experimento “A primeira perda da minha vida”, assinado pela diretora e atriz Inês Peixoto e produzido pelo Grupo Galpão, reúne relatos de uma boneca perdida, numa fabulação inspirada em Franz Kafka que mistura teatro e cinema. A animação “Nonna”, de Maria Augusta Nunes, também lida poeticamente com perda, com o crescimento e com a tomada de consciência, numa história que aborda um problema ambiental que nos afeta na contemporaneidade: o excesso de agrotóxicos. A ficção “O Fundo dos nossos Corações”, dirigida por Letícia Leão,  traz crianças curiosas numa aula online que buscam entender como nascem os seres humanos. Entre elas está Joana, que vai descobrir de onde veio em uma conversa cheia de encantamento com suas duas mães. “Rua Dinorá”, dos diretores Natália Maia e Samuel Brasileiro, traz o percurso de uma menina – a Dinorá – pela história de seu bairro. O sinal para a exibição dos curtas ficará disponível até às 10h30, de domingo, dia 30 de janeiro, em https://mostratiradentes.com.br/filmes/mostrinha/.

Encontro com os filmes

O segundo Encontro com os filmes da manhã de sábado, às 12 horas, será sobre o documentário “Bem-vindos de novo”. A conversa terá a participação do diretor Marcos Yoshi, convidados e da crítica Carla Maia (MG), com mediação do crítico de cinema e jornalista Marcelo Miranda (MG). Para conferir, basta acessar https://mostratiradentes.com.br/atividades/encontro-com-os-filmes-bem-vindos-de-novo/ E quem quiser ver, ou rever, o longa que está em pré-estreia mundial na Mostra Aurora fica disponível até às 20 horas de hoje, dia 29, pelo link https://mostratiradentes.com.br/filme/bem-vindos-de-novo/.

Mostra Valores

No mesmo horário, será exibida aficção “Um talvez Tiradentes”, pela Mostra Valores. Dirigido por Amaury Bassi, trata-se de curtas-metragens baseados no mundo fantasioso das lendas e causos do município. O primeiro episódio é “Missa das Almas”, através da narrativa da personagem D. Cotinha, contamos a fatalidade de D. Ludovina, que sem se aperceber, se viu participando da Missa dos Mortos. No segundo episódio, “Curva da Andreza”, D. Cotinha relata a tragédia da bela escrava Andreza que foi assassinada por conta da sua beleza. O filme ficará disponível até às 12 horas, de domingo, dia 30 de janeiro pelo link https://mostratiradentes.com.br/filme/um-talvez-em-tiradentes/.

SOBRE A MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES

PLATAFORMA DE LANÇAMENTO DO CINEMA BRASILEIRO

Maior evento do cinema brasileiro contemporâneo em formação, reflexão, exibição e difusão realizado no país, chega a sua 25a edição de 21 a 29 de janeiro de 2022, em formato online. Apresenta, exibe e debate, em edições anuais, o que há de mais inovador e promissor na produção audiovisual brasileira, em pré-estreias mundiais e nacionais – uma trajetória rica e abrangente que ocupa lugar de destaque no centro da história do audiovisual e no circuito de festivais realizados no Brasil.

O evento exibe mais de 100 filmes brasileiros em pré-estreias nacionais e mostras temáticas, presta homenagem a personalidades do audiovisual, promove seminário, debates, a série Encontro com os filmes, oficinas, Mostrinha de Cinema e atrações artísticas. Toda a programação é gratuita. Maiores informações www.mostratiradentes.com.br.

TODA PROGRAMAÇÃO É OFERECIDA GRATUITAMENTE AO PÚBLICO.

***

Acompanhe o programa Cinema Sem Fronteiras 2022.

Participe da Campanha #EufaçoaMostra

Na Web: mostratiradentes.com.br

No Instagram: @universoproducao No Youtube: Universo Produção

No Twitter: @universoprod No Facebook: mostratiradentes / universoproducao

No LinkedIn: universo-produção

Serviço

25a MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES | 21 a 29 de janeiro de 2022

LEI FEDERAL DE INCENTIVO À CULTURA

LEI ESTADUAL DE INCENTIVO À CULTURA

Patrocínio Máster:  INSTITUTO CULTURAL VALE

Patrocínio: CBMM, CEDRO MINERAÇÃO, ITAÚ, CSN, CIMENTO NACIONAL,  COPASA, CEMIG|GOVERNO DE MINAS GERAIS

Parceria Cultural: SESC EM MINAS, INSTITUTO UNIVERSO CULTURAL, CASA DA MOSTRA, , CAFÉ 3 CORAÇÕES,

Apoio: PREFEITURA DE TIRADENTES, SENAC, NOVA ERA SILICON, THE END, DOT, MISTIKA, CINECOLOR, NAYMOVIE, CANAL BRASIL, RÁDIO INCONFIDÊNCIA, REDE MINAS, REDE GLOBO MINAS, MACROTEC

Idealização e realização: UNIVERSO PRODUÇÃO

SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA E TURISMO | GOVERNO DE MINAS GERAIS

SECRETARIA ESPECIAL DE CULTURA, MINISTÉRIO DO TURISMO – GOVERNO FEDERAL| PÁTRIA AMADA BRASIL

PROGRAMAÇÃO GRATUITA