A programação segue intensa na noite deste sábado, 22 de janeiro, segundo dia da 25a Mostra de Cinema de Tiradentes. O público terá a oportunidade de conferir, na tela de sua preferência, sem sair de casa, curtas e um longa da Mostra Temática “Cinema em Transição”; o primeiro filme da Sessão Praça, seguido da Roda de Conversa ao vivo; e ainda terminar a noite com um longa-metragem da Mostra Autoria. As atrações são gratuitas e estarão disponíveis na plataforma oficial do evento www.mostratiradentes.com.br. É só escolher o filme de sua preferência, preparar a pipoca e curtir um sábado à noite de cinema!

Mostra Cinema em Transição

Uma das atrações cinematográficas imperdíveis é a Sessão 1 de Curtas da Mostra Temática “Cinema em Transição”. Na noite de sábado, serão exibidos seis curtas de cinco estados. “Centelha”, documentário vindo do Acre e dirigido por Renato Vallone; “Mutirão –O Filme”, do cineasta paulista Lincoln Péricles; os filmes experimentais “Rua Ataleia”, do cineasta mineiro André Novais Oliveira, “Camboa”, produção do Piauí dirigida por Bruno Moreno e “Indução ao Processo de Autodesconhecimento00001”, da multiartista pernambucana Aoruaura; e o documentário “Yãy Tu NũnãhãPayexop: Encontro de Pajés”, dirigido pela indígena mineira Sueli Maxakali. Os curtas poderão ser vistos das 18 horas de sábado, até as 18 horas de domingo, dia 23, no link https://mostratiradentes.com.br/filmes/mostra-cinema-em-transicao/.

Na sequência, público poderá conferir o longa “Diário Dentro da Noite”, escrito, dirigido e protagonizado pelo ator Chico Díaz. Durante a noite vivida em 2020 com pandemia e negacionismo, ator em ensaio mescla confinamentos, o seu e do personagem que ensaia, um dos mil oferecidos pelo romance “A lua vem da Ásia” de Campos de Carvalho. O longa estará disponível no link https://mostratiradentes.com.br/filme/diario-dentro-da-noite/, a partir das 20 horas de sábado até as 20 horas de domingo, dia 23.

Sessão Praça

Uma das atrações mais aguardadas da Mostra Tiradentes, a Sessão Praça traz filmes mais populares e que dialogam com um público mais amplo. Na noite deste sábado, a partir das 19 horas, será exibido o longa “A Felicidade das Coisas”, de Thais Fujinaga (SP). O longa-metragem poderá ser visto até as 19 horas, de domingo, dia 23, no link https://mostratiradentes.com.br/filme/a-felicidade-das-coisas/. Após a exibição, das 21 às 22 horas, o público poderá participar da Roda de Conversa e acompanhar um bate-papo ao vivo com a presença da direção e equipe do filme pelo link https://mostratiradentes.com.br/atividades/bate-papo-pos-sessao-a-felicidade-das-coisas/.

Mostra Autorias

Retomada nesta 25a Mostra Tiradentes, a Mostra Autorias vai além da assinatura pessoal do artista para refletir o olhar do criador que tem a arte como objeto, mas que também se mescla às obras investigadas. A exibição do longa-metragem “Cafi”, de Lírio Ferreira, encerra a programação do segundo dia da 25a Mostra de Cinema de Tiradentes. A produção encontra o fotógrafo Carlos Filho e sua obra, sua reflexão e sua prática fotográfica pregnantes sobre a cultura popular, mais precisamente dança, teatro e música brasileira. O filme estará disponível de 22 horas de sábado, dia 22, até as 10 horas de domingo, dia 23, no link https://mostratiradentes.com.br/filme/cafi/.

SOBRE A MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES

PLATAFORMA DE LANÇAMENTO DO CINEMA BRASILEIRO

Maior evento do cinema brasileiro contemporâneo em formação, reflexão, exibição e difusão realizado no país, a Mostra chega a sua 25a edição de 21 a 29 de janeiro de 2022, em formato online. Apresenta, exibe e debate, em edições anuais, o que há de mais inovador e promissor na produção audiovisual brasileira, em pré-estreias mundiais e nacionais – uma trajetória rica e abrangente que ocupa lugar de destaque no centro da história do audiovisual e no circuito de festivais realizados no Brasil.

O evento, que exibe mais de 100 filmes brasileiros em pré-estreias nacionais e mostras temáticas, presta homenagem a personalidades do audiovisual, promove seminário, debates, a série Encontro com os filmes, oficinas, Mostrinha de Cinema e atrações artísticas. Toda a programação é gratuita. Maiores informações www.mostratiradentes.com.br.

TODA A PROGRAMAÇÃO É OFERECIDA GRATUITAMENTE AO PÚBLICO.