DEBATE, RODA DE CONVERSA E SHOW DE CHICO CÉSAR MOVIMENTAM SEGUNDO DIA DE PROGRAMAÇÃO DA 24ª MOSTRA TIRADENTES

Na vasta programação da 24ª Mostra de Cinema de Tiradentes, que se estende até 30 de janeiro, além das exibições de filmes, os debates, os seminários, as rodas de conversa e as atrações artísticas são fundamentais e gratuitas no evento. Pela primeira vez em ambiente virtual, em função da pandemia de Covid-19, todas as atividades poderão ser acessadas pelo site www.mostratiradentes.com.br. O sábado, dia 23 de janeiro, segundo dia da Mostra contará com o debate conceitual “Vertentes da Criação”, a roda de conversa “A poética do cinema de gênero” e o show do cantor, músico e escritor Chico César.

Na parte da manhã, às 11 horas, a temática da Mostra em 2021 estará no foco da discussão na mesa “Vertentes da Criação”, que convida o público a refletir sobre processos como a construção de personagens e de espaço, a escrita, a montagem e outros mais, a partir da ação concreta e poética de corpos criadores de imagens. Participam a montadora e cineasta Cristina Amaral e o diretor e roteirista Adirley Queirós, com mediação da curadora da Mostra Lila Foster

Às 16 horas, será realizada a primeira roda de conversa, com o tema “A poética do cinema de gênero”. O encontro vai tratar da importância e da necessidade do exercício do cinema de gênero no cinema brasileiro contemporâneo, em especial a produção de horror, que vem lidando com os males históricos e recentes do país de maneira visceral, violenta e direta. Participam do bate-papo os cineastas Armando Fonseca e Kapel Furman (“Skull – A Máscara de Anhangá”), Marco Arruda (“Magnética”), Otto Cabral (“Animais na Pista”) e Rodrigo Aragão (“O Cemitério das Almas Perdidas”). A mediação é do crítico Marcelo Miranda.

CINEMA EM DIÁLOGO COM A MÚSICA

À noite, às 22 horas, a programação fica por conta do show do cantor, compositor e escritor, Chico César, que poderá ser assistido no site do evento www.mostratiradentes.com.br e pelo canal do Youtube do Sesc em Minas. 

Conhecido pela sua irreverência e criatividade poética, Chico César é autor de sucessos consagrados pelo público, como Mama África e À Primeira Vista. O paraibano tem nove álbuns lançados: “Aos Vivos” (1995), “Cuscuz Clã” (1996), “Beleza Mano” (1997), “Mama Mundi” (2000), “Respeitem os meus cabelos brancos” (2002), “De uns tempos pra cá” (2005), “Francisco, Forró Y Frevo” (2008), “Estado de Poesia” (2015) e “O Amor é um Ato Revolucionário” (2019). Suas composições já foram gravadas por vários intérpretes, entre eles Maria Bethânia, Gal Costa, Vanessa da Mata, Elba Ramalho, Itamar Assumpção, Zeca Baleiro, entre outros. Já recebeu diversos prêmios como Revelação do Prêmio Sharp (1995) e Melhor Compositor pela APCA (1996), Grammy de Melhor Performance Vocal Pop Masculina (2001) e Prêmio da Música Brasileira – categoria Melhor Álbum POP/ Rock/ Reggae/ Hip Hop/ Funk (2018).

SOBRE A 24ª MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES

PLATAFORMA DE LANÇAMENTO DO CINEMA BRASILEIRO

Maior evento dedicado ao cinema brasileiro contemporâneo em formação, reflexão, exibição e difusão realizado no país. Apresenta, exibe e debate, em edições anuais, o que há de mais inovador e promissor na produção audiovisual brasileira, em pré-estreias mundiais e nacionais – uma trajetória rica e abrangente que ocupa lugar de destaque no centro da história do audiovisual e no circuito de festivais realizados no Brasil.

Trata-se de um programa audiovisual que reúne as manifestações da arte numa programação cultural abrangente oferecida gratuitamente ao público que prevê a exibição de mais de 100 filmes brasileiros, promove homenagem, oficinas, debates, mostrinha de cinema, exposições, shows musicais, performance audiovisual, encontros e diálogos audiovisuais e atrações artísticas. 

TODA PROGRAMAÇÃO É OFERECIDA GRATUITAMENTE AO PÚBLICO.

***

ATENÇÃO:

Como o formato do evento é digital, convidamos você para seguir a Universo Produção/Mostra Tiradentes nas redes sociais para ficar por dentro de tudo o que vai acontecer nos bastidores da Mostra, acompanhar a evolução e notícias do evento, receber conteúdos exclusivos sobre a 24ª edição da Mostra Tiradentes. Canais e endereços:

Na Web: mostratiradentes.com.br

No Instagram: @universoproducao

No Youtube: Universo Produção

No Twitter: @universoprod

No Facebook: mostratiradentes / universoproducao

No LinkedIn: universo-produção

Acompanhe o programa Cinema Sem Fronteiras 2021. 

Participe da Campanha #EufaçoaMostra

Serviço

24a MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES | 22 a 30 de janeiro de 2021

LEI FEDERAL DE INCENTIVO À CULTURA

LEI ESTADUAL DE INCENTIVO À CULTURA

Patrocínio: CBMM, ITAÚ, CSN, CEDRO MINEIRAÇÃO, CIMENTO NACIONAL, COPASA|GOVERNO DE MINAS GERAIS

Parceria Cultural: SESC EM MINAS 

Apoio: INSTITUTO UNIVERSO CULTURAL, DOT, MISTIKA, CTAV, CIARIO/NAYMAR, CINECOLOR, THE END, BUCARESTE ATELIÊ DE CINEMA, CANAL BRASIL, REDE MINAS, RÁDIO INCONFIDÊNCIA

Idealização e realização: UNIVERSO PRODUÇÃO

SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA E TURISMO | GOVERNO DE MINAS GERAIS

SECRETARIA ESPECIAL DE CULTURA, MINISTÉRIO DO TURISMO – GOVERNO FEDERAL| PÁTRIA AMADA BRASIL