DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO CINEMATOGRÁFICA DESTE SÁBADO DA MOSTRA TIRADENTES

Neste sábado, dia 23, a dica para quem pretende curtir o final de semana com cultura, no conforto e segurança de casa é conferir a vasta e diversificada programação cinematográfica gratuita da 24a Mostra de Cinema de Tiradentes, que estará disponível no site www.mostratiradentes.com.br.

Até o dia 30 de janeiro, serão exibidos 114 filmes (entre longas e curtas-metragens), de 19 estados brasileiros, distribuídos nas mostras: Aurora, Olhos Livres, Temática, Homenagem, Foco, Panorama, Foco Minas, Praça, Formação, Sessão da Meia-noite, Jovem e Mostrinha. 

Para proporcionar para o público uma experiência, semelhante ao evento presencial, a equipe curatorial selecionou destaques que vão de ficções, filmes experimentais e documentários, a produção infantojuvenil. 

Longas

Na Mostra Aurora, acontece a pré-estreia mundial do longa-metragem “Açucena”, de Isaac Donato. O documentário conta a história de uma mulher de 67 anos, que todo ano comemora seu aniversário de 7 anos. O filme poderá ser assistido a partir das 20 horas e ficará disponível por 48 horas. 

Sábado também é a oportunidade de conferir o longa “Passagem Secreta”, dirigido por Rodrigo Grota, que integra a programação da Mostrinha, na Sessão Família. No filme, Alice é obrigada a se mudar sozinha para uma pequena cidade, onde encontra um novo grupo de amigos. Ao invadir um parque de diversões para resgatar um dos seus colegas, Alice descobre segredos sobre a sua identidade e precisa fazer escolhas.

Da Mostra Praça, o destaque é “Swingueira”, dirigido por Bruno Xavier, Roger Pires, Yargo Gurjão e Felipe de Paula. O documentário aborda um dos maiores fenômenos musicais das periferias do Nordeste do Brasil (também conhecido como pagodão baiano) e mostra uma competição que coloca frente a frente Isaac, Índia, Elly e Thiago, quatro moradores de bairros periféricos.

E da Mostra temática Vertentes da Criação, a dica é conferir o documentário “Agora”, dirigido por Dea Ferraz. O filme convida artistas a se lançarem no vazio do tempo presente, deixando o corpo improvisar sobre o que sentem e vivem, tentando entender-se com seus medos, com suas dores, suas buscas, mas conectadas por um fio invisível de existência.

Curtas-metragens

Neste sábado, as mostras Foco Minas e Panorama apresentam o que há de mais atual da produção contemporânea brasileiras em curta-metragem. 

Diferentes perspectivas e visões de mundo integram a seleção de filmes da Mostra Foco Minas: “Videomemoria”, documentário de Aiano Bemfica e Pedro Maia de Brito; “23 Minutos”, de Rodrigo Beetz e Wesley Figueiredo; os filmes experimentais “SAPATÃO: uma racha/dura no sistema”, de Dévora MC; “Pietá”, de Pink Molotov e “O Mundo Mineral”, dirigido por Guerreiro do Divino Amor.

E o público poderá conferir também produções de cinco estados brasileiros na Mostra Panorama: “Minha bateria está fraca e está ficando tarde”, documentário de Rubiane Maia e Tom Nóbrega (SP); “Ilha do Sol”, filme experimental de Lucas Parente, Rodrigo Lima e Walter Reis (RJ);  “Levantado do Chão”, dirigido por Melissa Dullius e Gustavo Jahn (SC/RS); “Animais na Pista”, de Otto Cabral (PB) e “Vagalumes” de Léo Bittencourt.

SOBRE A 24ª MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES

PLATAFORMA DE LANÇAMENTO DO CINEMA BRASILEIRO

Maior evento dedicado ao cinema brasileiro contemporâneo em formação, reflexão, exibição e difusão realizado no país. Apresenta, exibe e debate, em edições anuais, o que há de mais inovador e promissor na produção audiovisual brasileira, em pré-estreias mundiais e nacionais – uma trajetória rica e abrangente que ocupa lugar de destaque no centro da história do audiovisual e no circuito de festivais realizados no Brasil.

Trata-se de um programa audiovisual que reúne as manifestações da arte numa programação cultural abrangente oferecida gratuitamente ao público que prevê a exibição de mais de 100 filmes brasileiros, promove homenagem, oficinas, debates, mostrinha de cinema, exposições, shows musicais, performance audiovisual, encontros e diálogos audiovisuais e atrações artísticas. 

TODA PROGRAMAÇÃO É OFERECIDA GRATUITAMENTE AO PÚBLICO.

***

ATENÇÃO:

Como o formato do evento é digital, convidamos você para seguir a Universo Produção/Mostra Tiradentes nas redes sociais para ficar por dentro de tudo o que vai acontecer nos bastidores da Mostra, acompanhar a evolução e notícias do evento, receber conteúdos exclusivos sobre a 24ª edição da Mostra Tiradentes. Canais e endereços:

Na Web: mostratiradentes.com.br

No Instagram: @universoproducao

No Youtube: Universo Produção

No Twitter: @universoprod

No Facebook: mostratiradentes / universoproducao

No LinkedIn: universo-produção

Acompanhe o programa Cinema Sem Fronteiras 2021. 

Participe da Campanha #EufaçoaMostra

Serviço

24a MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES | 22 a 30 de janeiro de 2021

LEI FEDERAL DE INCENTIVO À CULTURA

LEI ESTADUAL DE INCENTIVO À CULTURA

Patrocínio: CBMM, ITAÚ, CSN, CEDRO MINEIRAÇÃO, CIMENTO NACIONAL, COPASA|GOVERNO DE MINAS GERAIS

Parceria Cultural: SESC EM MINAS 

Apoio: INSTITUTO UNIVERSO CULTURAL, DOT, MISTIKA, CTAV, CIARIO/NAYMAR, CINECOLOR, THE END, BUCARESTE ATELIÊ DE CINEMA, CANAL BRASIL, REDE MINAS, RÁDIO INCONFIDÊNCIA

Idealização e realização: UNIVERSO PRODUÇÃO

SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA E TURISMO | GOVERNO DE MINAS GERAIS

SECRETARIA ESPECIAL DE CULTURA, MINISTÉRIO DO TURISMO – GOVERNO FEDERAL| PÁTRIA AMADA BRASIL