Esta lista de filmes é dedicada aos amantes de ficção e realismo. Produções que retratam a realidade brasileira de forma ficcional. Tem a história do encontro de curupira e o fantasma encarnado de Iracema e uma viagem pelo tempo. Veja a lista. 

CORAÇÃO SOZINHO, de Leon Reis (CE)

Mostra Panorama

Ntima está na sua última viagem pelo tempo, já Oreny está na sua segunda missão. O coração ainda está perdido no espaço-tempo. A casa está fechada.

CURUPIRA E A MÁQUINA DO DESTINO, de Janaina Wagner (SP/AM)

Mostra Panorama

Filmado no Amazonas de 2021, na Estrada Fantasma BR-319, Transamazônica BR-230 e na cidade real de Realidade, “Curupira e a máquina do destino” documenta o encontro no tempo presente entre uma curupira e o fantasma encarnado de Iracema, personagem do filme “Iracema – uma transa amazônica”. Abertos feito feridas durante a Ditadura cívico militar que enredou o Brasil nos brados da ordem e do progresso, os vergalhões de asfalto que varam o país foram construídos, destruídos e se afogam agora em um processo de reconstrução. Ruínas mornas de um futuro viciado. Apaixonada, Iracema fantasma parte nas encruzilhadas das estradas retilíneas do Amazonas para encontrar Curupira e vingar o futuro.

MANHÃ DE DOMINGO, de Bruno Ribeiro (RJ)

Mostra Panorama

Gabriela é uma jovem pianista negra que irá se apresentar em seu primeiro grande recital. No entanto, um sonho com sua falecida mãe desestabiliza a mente e o coração de Gabriela, colocando em risco a sua apresentação. A partir de uma série de encontros ao longo de um dia, Gabriela irá se jogar em uma jornada de reconciliação com suas memórias e sua mãe.

OS DEMÔNIOS MENORES, de Iuri Minfroy (RS)

Mostra Panorama

Roberto Manchúria volta a sua terra natal.