ENCONTRO COM OS FILMES E RODA DE CONVERSAS DISCUTEM EXPERIÊNCIAS DO CINEMA CONTEMPORÂNEO

Nesta segunda-feira, dia 25 de janeiro, o Encontro com os filmes e a Roda de conversa  movimentam a programação da 24ª Mostra de Cinema de Tiradentes. Tradicionais no evento presencial, reunindo anualmente centenas de profissionais, espectadores e realizadores há mais de duas décadas, agora podem ser apreciados por qualquer interessado, em âmbito nacional e internacional, devido ao formato online desta edição. Os debates e discussões são  realizados ao vivo e transmitidos no site www.mostratiradentes.com.br e pelo canal do YouTube da Universo Produção. Toda programação é gratuita.

A partir das 11 horas, no Encontro com os filmes, os diretores e produtores Melissa Dullius e Gustavo Jahn, as atrizes Alice Bennaton e Luana Raiter e o ator Juarez Nunes, participam do bate-papo sobre o longa-metragem “Oráculo” (SC), que integra a Mostra Aurora. A discussão conta também com o crítico Rafael Parrode e a mediação do jornalista e crítico Marcelo Miranda.

Às 16 horas, a Roda de Conversa “Corpo, arte e resistência”, encerra a programação reflexiva do dia. O encontro é um convite para pensarmos a presença e a materialidade do corpo em cena, como possibilidade de testemunho e de múltiplos tensionamentos, a partir das investigações estéticas presentes no trabalho artístico. Como que o corpo resiste e responde aos embates políticos do nosso tempo?, Como que a história da arte e do cinema precisam ser recontadas e reescritas como um gesto político?. Esses são alguns dos questionamentos a serem abordados.

A conversa terá a participação de Dea Ferraz, diretora de “AGORA” (PE), Macca Ramos, diretor de “Negro em mim”, uma coprodução (SP/MG/BA/PE/PA) e Sara Antunes, diretora de “Dora, por Sara” (SP). A mediação é da crítica, pesquisadora e curadora de teatro, Daniele Ávila Small.

SOBRE A 24a MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES

PLATAFORMA DE LANÇAMENTO DO CINEMA BRASILEIRO

Maior evento dedicado ao cinema brasileiro contemporâneo em formação, reflexão, exibição e difusão realizado no país. Apresenta, exibe e debate, em edições anuais, o que há de mais inovador e promissor na produção audiovisual brasileira, em pré-estreias mundiais e nacionais – uma trajetória rica e abrangente que ocupa lugar de destaque no centro da história do audiovisual e no circuito de festivais realizados no Brasil.

Trata-se de um programa audiovisual que reúne as manifestações da arte numa programação cultural abrangente, oferecida gratuitamente ao público, que prevê a exibição de mais de 100 filmes brasileiros, promove homenagem, oficinas, debates, mostrinha de cinema, exposições, shows musicais, performance audiovisual, encontros e diálogos audiovisuais e atrações artísticas. 

TODA PROGRAMAÇÃO É OFERECIDA GRATUITAMENTE AO PÚBLICO.

***

ATENÇÃO:

Como o formato do evento é digital, convidamos você a seguir a Universo Produção/Mostra Tiradentes nas redes sociais para ficar por dentro de tudo o que vai acontecer nos bastidores, acompanhar a evolução e notícias do evento e também receber conteúdos exclusivos sobre a 24ª edição da Mostra Tiradentes. Canais e endereços:

Na Web: www.mostratiradentes.com.br

No Instagram: @universoproducao

No Youtube: Universo Produção

No Twitter: @universoprod

No Facebook: mostratiradentes / universoproducao

No LinkedIn: universo-produção

Acompanhe o programa Cinema Sem Fronteiras 2021. 

Participe da Campanha #EufaçoaMostra

Serviço

24a MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES | 22 a 30 de janeiro de 2021

LEI FEDERAL DE INCENTIVO À CULTURA

LEI ESTADUAL DE INCENTIVO À CULTURA

Patrocínio: CBMM, ITAÚ, CSN, CEDRO MINERAÇÃO, CIMENTO NACIONAL, COPASA|GOVERNO DE MINAS GERAIS

Parceria Cultural: SESC EM MINAS 

Apoio: CAFÉ TRÊS CORAÇÕES, INSTITUTO UNIVERSO CULTURAL, DOT, MISTIKA, CTAV, CIARIO/NAYMAR, CINECOLOR, THE END, BUCARESTE ATELIÊ DE CINEMA, CANAL BRASIL, REDE MINAS, RÁDIO INCONFIDÊNCIA

Idealização e realização: UNIVERSO PRODUÇÃO

SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA E TURISMO | GOVERNO DE MINAS GERAIS

SECRETARIA ESPECIAL DE CULTURA, MINISTÉRIO DO TURISMO – GOVERNO FEDERAL| PÁTRIA AMADA BRASIL