ENCONTROS COM FILMES, RODA DE CONVERSA E SHOW DE FERNANDA ABREU MOVIMENTAM O PENÚLTIMO DIA DA MOSTRA TIRADENTES

Nesta sexta-feira, 29 de janeiro, a programação de debates conceituais da 24a Mostra de Cinema de Tiradentes apresenta dois Encontros com os Filmes – Mostra Aurora e Mostra Olhos Livres e a última Roda de Conversa com o tema “Para além da luz: fotografia e mise-en-scéne”. À noite, a cantora e compositora carioca Fernanda Abreu comanda o show diretamente do home estúdio de seu marido, o baterista e produtor Tuto Ferraz. Todas as atividades são gratuitas. 

A partir das 11 horas, no tradicional Encontro com os filmes, os diretores Aurélio Aragão, Gustavo Bragança e Rafael Spínola; a atriz Liliane Rovaris e o técnico de som, montador e produtor Lobo Mauro participam do bate-papo sobre o longa-metragem “O Cerco” (PR), que integra a Mostra Aurora. A discussão conta também com o crítico convidado Cássio Starling Carlos e a mediação do jornalista e crítico Marcelo Miranda.

Em seguida, às 13 horas, a novidade do dia é o Encontro com os filmes da Mostra Olhos Livres – Série 1. Neste debate, estarão presentes Cris Ventura, diretora de “Amador”, uma coprodução (GO/MG); Isael Maxakali e Sueli Maxakali, diretores de “Nũhũ yãg mũ yõg hãm: essa terra é nossa!” (MG) e Luciana Mazeto e Vinícius Lopes, diretores de “Irmã” (RS). A mediação será realizada pela curadora de longas-metragens da Mostra, Lila Foster.

E encerrando a programação reflexiva do dia, às 16 horas, acontece a última Roda de Conversa da 24a Mostra de Cinema de Tiradentes, com o tema “Para além da luz: fotografia e mise-en-scéne”. A direção de fotografia não é uma faceta meramente técnica da criação cinematográfica. Neste sentido, olhar para o que se filma significa também construir formas de enquadrar, de dar a ver a presença dos corpos e da forma como a câmera confere um ritmo para a relação entre os corpos e o mundo. Como se dá o processo de criação da direção de fotografia? Como pensar a fotografia em relação às outras áreas da realização cinematográfica?, esses são alguns dos questionamentos a serem levantados durante o bate-papo. Participam do encontro Bárbara Bergamaschi, fotógrafa de “O Cerco” (RJ); Lilis Soares, fotógrafa de “Novo Mundo” (RJ) e Thacle de Souza, diretor de fotografia (BA). A mediação é do crítico de cinema Marcelo Miranda.

Os debates e a roda de conversa podem ser acessados pelo site www.mostratiradentes.com.br e ficam disponíveis no canal do YouTube da Universo Produção. 

Do “cativeiro” de Fernanda Abreu

Para começar bem o final de semana e agitar a programação artística da 24a Mostra Tiradentes, às 22 horas, será realizado o show da cantora e compositora, Fernanda Abreu, que poderá ser assistido no site do evento www.mostratiradentes.com.br e pelo canal do Youtube do Sesc em Minas. Com mensagens que afirmam o AMOR GERAL, Fernanda Abreu convida a todos para esta experiência musical-virtual.

Inspirada pelos versos da emblemática “Eu Vou Torcer”, Fernanda Abreu conduz 60 minutos de show em sua casa no home estúdio carinhosamente batizado de “Cativeiro”. E é direto do seu cativeiro que Fernanda invade a casa do público, derrubando os muros do isolamento por meio da internet, compartilhando através do seu repertório, momentos de alegria, música, dança – tão necessários nestes tempos de tristes e preocupantes notícias diárias.

O clima amistoso e intimista, onde a cantora aproveita para dividir histórias de seus 30 anos de carreira solo comemorados em 2020, pede um repertório especial. Pensando nisso, Fernanda pincelou clássicos como “Kátia Flávia”, “Veneno da Lata” e a indispensável “Rio 40 Graus”; do seu mais recente CD e DVD “AMOR GERAL (A)LIVE lançados em dezembro de 2020, “Outro Sim” e “Tambor” são presenças certas. O single recém lançado “Do Bem”, uma homenagem a Jorge Ben, também faz parte do roteiro que ainda inclui pérolas como “Um Amor Um Lugar”, “A Noite” e “Você Pra Mim”. Fernanda canta e Tuto Ferraz, além de tocar bateria, dispara as bases pré-gravadas contendo as performances de Fernando Vidal (guitarra), de André Carneiro (baixo) e de Thiago Gomes (teclados).

SOBRE A 24a MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES

PLATAFORMA DE LANÇAMENTO DO CINEMA BRASILEIRO

Maior evento dedicado ao cinema brasileiro contemporâneo em formação, reflexão, exibição e difusão realizado no país. Apresenta, exibe e debate, em edições anuais, o que há de mais inovador e promissor na produção audiovisual brasileira, em pré-estreias mundiais e nacionais – uma trajetória rica e abrangente que ocupa lugar de destaque no centro da história do audiovisual e no circuito de festivais realizados no Brasil.

Trata-se de um programa audiovisual que reúne as manifestações da arte numa programação cultural abrangente, oferecida gratuitamente ao público, que prevê a exibição de mais de 100 filmes brasileiros, promove homenagem, oficinas, debates, mostrinha de cinema, exposições, shows musicais, performance audiovisual, encontros e diálogos audiovisuais e atrações artísticas. 

TODA PROGRAMAÇÃO É OFERECIDA GRATUITAMENTE AO PÚBLICO.

***

ATENÇÃO:

Como o formato do evento é digital, convidamos você a seguir a Universo Produção/Mostra Tiradentes nas redes sociais para ficar por dentro de tudo o que vai acontecer nos bastidores, acompanhar a evolução e notícias do evento e também receber conteúdos exclusivos sobre a 24ª edição da Mostra Tiradentes. Canais e endereços:

Na Web: www.mostratiradentes.com.br

No Instagram: @universoproducao

No Youtube: Universo Produção

No Twitter: @universoprod

No Facebook: mostratiradentes / universoproducao

No LinkedIn: universo-produção

Acompanhe o programa Cinema Sem Fronteiras 2021. 

Participe da Campanha #EufaçoaMostra

Serviço

24a MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES | 22 a 30 de janeiro de 2021

LEI FEDERAL DE INCENTIVO À CULTURA

LEI ESTADUAL DE INCENTIVO À CULTURA

Patrocínio: CBMM, ITAÚ, CSN, CEDRO MINERAÇÃO, CIMENTO NACIONAL, COPASA|GOVERNO DE MINAS GERAIS

Parceria Cultural: SESC EM MINAS 

Apoio: CAFÉ TRÊS CORAÇÕES, INSTITUTO UNIVERSO CULTURAL, DOT, MISTIKA, CTAV, CIARIO/NAYMAR, CINECOLOR, THE END, BUCARESTE ATELIÊ DE CINEMA, CANAL BRASIL, REDE MINAS, RÁDIO INCONFIDÊNCIA

Idealização e realização: UNIVERSO PRODUÇÃO

SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA E TURISMO | GOVERNO DE MINAS GERAIS

SECRETARIA ESPECIAL DE CULTURA, MINISTÉRIO DO TURISMO – GOVERNO FEDERAL| PÁTRIA AMADA BRASIL