Na tarde deste sábado, dia 22 de janeiro, a programação cinematográfica da 25a Mostra de Cinema de Tiradentes exibe doze curtas-metragens mineiros, selecionados para compor a Mostra Regional e a Mostra Foco Minas | Sessão 1. As produções, que podem ser vistas gratuitamente de qualquer lugar do Brasil e do Mundo, ficam disponíveis por 24 horas na plataforma do evento mostratiradentes.com.br. Já a programação reflexiva conta com a primeira Roda de Conversa | Encontro de Cinema, que discutirá “A imagética do documentário: arquivos e abordagem direta”, com a presença de grandes nomes do cinema brasileiro.

Sessões de cinema

A partir das 15 horas, os cinéfilos de plantão poderão conferir os seis curtas selecionados na Mostra Regional. Todos realizados em cidades do interior de Minas Gerais, seja em regiões próximas de Tiradentes ou em municípios mais distantes, e que destacam temas pertinentes às comunidades locais, e seus personagens. São eles: os documentários “Bulha”, de Daniel Couto; “O que eu gosto de fazer é ter nascido no mundo”, de Monique Rangel; “Santo Rio”, dos diretores Lucas Oliveira e Guilherme Nascimento e “Taxa de Retorno”, de Matheus Vieria. Tem também o experimental “Alziras”, das cineastas Hellt Rodrigues e Regiane Farias, e a ficção “Noites Traiçoeiras”, de Felipe Quintiliano, Renato Loureiro e Wilmar Guilherme. Os filmes ficam com sinal aberto por 24 horas – de 15 horas de sábado, até às 15 horas, de domingo – e podem ser acompanhadas pelo link: https://mostratiradentes.com.br/filmes/mostra-regional/.

Em seguida, às 16 horas, serão exibidos seis curtas da Mostra Foco Minas | Sessão 1, criados e produzidos também em território mineiro. Compõem a programação os experimentais “Ácaros”, de Samuel Marotta e “Trabalho é campo de guerra”, de Pedro Carcereri; a animação “Dinheiro”, de Arthur Senra e Sávio Leite; a ficção “Serrão”, do diretor Marcelo Lin e os documentários “Corre de marmita”, de Luiz Pretti & Philippe Urvoy e “O resto”, de Pedro Gonçalvez. Todos disponíveis por 24 horas, – de 16 horas de sábado, até às 16 horas, de domingo – em: https://mostratiradentes.com.br/filmes/mostra-foco-minas/.

Encontro com os filmes

Encerrando a programação da tarde, às 17 horas, acontece a primeira Roda de Conversa | Encontro de Cinema, com o tema “A imagética do documentário: arquivos e abordagem direta”. Para falar sobre o assunto foram convidados Dácia Ibiapina, diretora, roteirista e produtora de cinema (DF); Fernanda Pessoa, cineasta, artista visual e pesquisadora (SP), e os irmãos cineastas, Henrique e Marcela Borela (GO). A mediação será da curadora Lila Foster. Para participar basta acessar gratuitamente a plataforma da Mostra Tiradentes: www.mostratiradentes.com.br.

SOBRE A MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES

PLATAFORMA DE LANÇAMENTO DO CINEMA BRASILEIRO

Maior evento do cinema brasileiro contemporâneo em formação, reflexão, exibição e difusão realizado no país, chega a sua 25a edição de 21 a 29 de janeiro de 2022, em formato online. Apresenta, exibe e debate, em edições anuais, o que há de mais inovador e promissor na produção audiovisual brasileira, em pré-estreias mundiais e nacionais – uma trajetória rica e abrangente que ocupa lugar de destaque no centro da história do audiovisual e no circuito de festivais realizados no Brasil.

O evento exibe mais de 100 filmes brasileiros em pré-estreias nacionais e mostras temáticas, presta homenagem a personalidades do audiovisual, promove seminário, debates, a série Encontro com os filmes, oficinas, Mostrinha de Cinema e atrações artísticas. Toda a programação é gratuita. Maiores informações www.mostratiradentes.com.br

TODA PROGRAMAÇÃO É OFERECIDA GRATUITAMENTE AO PÚBLICO.

***

Acompanhe o programa Cinema Sem Fronteiras 2022.

Participe da Campanha #EufaçoaMostra

Na Web: mostratiradentes.com.br

No Instagram: @universoproducaoNo Youtube: Universo Produção

No Twitter: @universoprodNo Facebook: mostratiradentes / universoproducao

No LinkedIn: universo-produção

Serviço

25a MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES | 21 a 29 de janeiro de 2022

LEI FEDERAL DE INCENTIVO À CULTURA

LEI ESTADUAL DE INCENTIVO À CULTURA

Patrocínio Máster:  INSTITUTO CULTURAL VALE

Patrocínio: CBMM, CEDRO MINERAÇÃO, ITAÚ, CSN, CIMENTO NACIONAL, COPASA, CEMIG|GOVERNO DE MINAS GERAIS

Parceria Cultural: SESC EM MINAS, INSTITUTO UNIVERSO CULTURAL, CASA DA MOSTRA, , CAFÉ 3 CORAÇÕES,

Apoio: PREFEITURA DE TIRADENTES, SENAC, NOVA ERA SILICON, THE END, DOT, MISTIKA, CINECOLOR, NAYMOVIE, CANAL BRASIL, RÁDIO INCONFIDÊNCIA, REDE MINAS, REDE GLOBO MINAS, MACROTEC

Idealização e realização: UNIVERSO PRODUÇÃO

SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA E TURISMO | GOVERNO DE MINAS GERAIS

SECRETARIA ESPECIAL DE CULTURA, MINISTÉRIO DO TURISMO – GOVERNO FEDERAL| PÁTRIA AMADA BRASIL

PROGRAMAÇÃO GRATUITA