Os amantes das artes e outras linguagens podem comemorar. Nesta edição da Mostra de Cinema de Tiradentes há uma forte presença das artes visuais, performances e do teatro  nos curtas-metragens.

521 ANOS | SIIA ARA, de Adanilo (Amazonas)

Mostra Temática

Urucu vermelho de sangue. Sangue nas mãos ou nas veias, Abya Yala Terra Indígena. Cantos que são falas, armas que são falos. Passarão. Esturro de onça demarcando território. Novos presságios de rasga mortalha. 521 Anos de pátrias amadas desde a invasão europeia. O coma colonial segue, muita gente adormecida em ideias sobre nós, os povos originários. A história foi mal contada, mas nós vamos descontar, vamos recontar. Vamos despertar cada vez mais. Já não dormimos. Cada vez mais vamos ser a natureza. Os próximos 521 Anos vão ser nossos. Os próximos 521 Anos vão ser indígenas.

CAMBOA, de Bruno Moreno (PI)

Mostra Temática

Um estreito por onde a água penetra na maré alta e esvazia na maré baixa. Pescadores aqui do Piauí chamam de cova do mar, onde se pode pescar peixes miúdos, fazer oferendas e despachos. Trabalho em vídeo gravado no dia 02 de setembro de 2020, lua cheia.

INDUÇÃO AO PROCESSO DE AUTODESCONHECIMENTO 00001, de Aoruaura (PE)

Mostra Temática

Indução ao processo de autodesconhecimento 00001 se trata da primeira parte do estudo para dilatações nos espaços e tempos da memória e do corpo. Resgatando imagens de si em estado de transição, o vídeo acompanha as deformações no corpo de aoruaura.

RUMO AO DESVIO, de Linga Acácio (CE)

Mostra Foco

Ao caminhar por entre as águas da transposição do Rio São Francisco abre-se a chance de (re)parar os desvios aos quais também somos submetides de forma compulsória.

SAD FAGGOTS + ANGRY DYKES CLUB, de Viq Viç Vic (PE)

Mostra Panorama

Viados tem muito a aprender com as sapatões e vice-versa.

UM CERTO MAL-ESTAR, de Tiago Calmon (PE)

Mostra Formação

Um homem toma café da manhã durante a pandemia da Covid-19.

VOZ NA ESCURIDÃO, de José Hélio Neto (SP)

Mostra Temática

Em um breu, a luz do celular ilumina uma voz, que talvez seja ouvida por alguém.