Com estilos diferentes de humor, as comédias cariocas “Cabras da Peste” e “Nós Não Vamos Pagar Nada” ocupam o Cine-Praça na sexta-feira e no sábado, respectivamente, sempre às 21h, colocando na tela artistas dos mais carismáticos do cinema brasileiro. No domingo, a sessão de longa-metragem fica por conta do infantil “Tromba Treme – O Filme”, às 16h.

Pouco frequentes ao longo da história da Mostra de Tiradentes, a concentração de comédias agora permite, segundo o curador Francis Vogner dos Reis, observar as distintas estratégias com que elas foram criadas. “Por isso é preciso olhar os filmes para fazer distinções, entender a quais imaginários eles respondem, se são só produtos empresariais ou se estão no lastro de uma tradição brasileira”, observa.  

Ele cita como exemplo “Nós Não Vamos Pagar Nada”, com Samantha Schmütz e Edmilson Filho. “É ao estilo das comédias contemporâneas brasileiras para o cinema, que trazem um traço televisivo no carisma do elenco. Porém, com personagens às voltas com questões materiais (o dinheiro limitado que não dá para as compras), nos remete à tradição das comedias suburbanas cariocas tão caras ao cinema brasileiro desde os anos 50”, analisa. “Samantha Schmutz é uma ótima atriz. Das melhores do universo audiovisual brasileiro (cinema e TV), e se a gente do cinema ainda não viu isso, está comendo bola”, acrescenta.

No filme de João Fonseca, também diretor de teatro musical e de sitcoms televisivos, uma dona de casa revolta-se com o valor dos produtos e perturba a ordem ao saquear o mercado. A base da história é a peça “Non si paga, Non si paga”, do italiano Dario Fo.

“Cabras da Peste” também conta com a atuação de Edimilson Filho, que aqui contracena com Matheus Nachtergaele. Eles dão vida a uma dupla de policiais, de personalidades antagônicas, que segue as pistas do desaparecimento de uma cabra, numa mistura de referências brasileiras e norte-americanas.

Já “Tromba Trem – O Filme” traz as vozes de Marisa Orth e Elisa Lucinda a uma animação brasileira criada por Zé Brandão a partir de uma série homônima de desenho animado, também dirigida por ele. Aqui, é um elefante desmemoriado que precisa solucionar um desaparecimento para deixar de ser o principal suspeito.

TODA PROGRAMAÇÃO É OFERECIDA GRATUITAMENTE AO PÚBLICO.

link para fotos

https://www.flickr.com/photos/universoproducao/

***

Acompanhe o programa Cinema Sem Fronteiras 2022.

Participe da Campanha #EufaçoaMostra

Na Web: mostratiradentes.com.br

No Instagram: @universoproducao No Youtube: Universo Produção

No Twitter: @universoprod No Facebook: mostratiradentes / universoproducao

No LinkedIn: universo-produção

Serviço

25a MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES _ Ação Presencial | 27 de abril a 01 de maio de 2022

LEI FEDERAL DE INCENTIVO À CULTURA

LEI ESTADUAL DE INCENTIVO À CULTURA

Patrocínio Master: INSTITUTO CULTURAL VALE

Patrocínio: CBMM, CEDRO MINERAÇÃO, ITAÚ, CSN, CIMENTO NACIONAL, COPASA, CEMIG|GOVERNO DE MINAS GERAIS

Parceria Cultural: SESC EM MINAS, INSTITUTO UNIVERSO CULTURAL, CASA DA MOSTRA, CAFÉ 3 CORAÇÕES

Apoio: PREFEITURA DE TIRADENTES, SENAC, POLÍCIA MILITAR DE MINAS GERAIS, ESPAÇO CULTURAL AIMORÉS

Idealização e realização: UNIVERSO PRODUÇÃO

SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA E TURISMO | GOVERNO DE MINAS GERAIS

SECRETARIA ESPECIAL DE CULTURA, MINISTÉRIO DO TURISMO – GOVERNO FEDERAL| PÁTRIA AMADA BRASIL

PROGRAMAÇÃO GRATUITA