FILMES INÉDITOS NO CENTRO DE DEBATES NA 24ª MOSTRA TIRADENTES, NESTA QUARTA-FEIRA

A quarta-feira, 27 de janeiro, quinto dia da 24a Mostra de Cinema de Tiradentes, vai contar com dois Encontros com os Filmes e uma roda de conversa. A vasta programação do evento se estende até 30 de janeiro, pela primeira vez em ambiente virtual, em função da pandemia de Covid-19. Todas as atividades ao vivo e gratuitas podem ser acessadas pelo site www.mostratiradentes.com.br e ficam disponíveis no canal do YouTube da Universo Produção.

A partir das 11 horas, no Encontro com os filmes, a diretora, roteirista e personagem Joana Oliveira; a produtora Luana Melgaço e a personagem Kevin Adweko participam do bate-papo sobre o longa-metragem “Kevin” (MG), que integra a Mostra Aurora. A discussão conta também com a crítica convidada Mariana Queen e a mediação do jornalista e crítico Marcelo Miranda.

Logo após, às 13 horas, será realizado o Encontro com os filmes da Mostra Foco – Série 2. Neste bate-papo, estarão presentes: Carlos Adelino, diretor de “Ratoeira” (SC); Felipe Aufiero, diretor de “De costas pro rio”, uma coprodução (AM/PR); Gabriel Borges, diretor de “Eu te amo, Bressan” (PR) e Marco Antônio Pereira, diretor de “4 bilhões de infinitos” (MG). A conversa será mediada pelo curador de curtas-metragens da Mostra, Felipe André Silva.

E às 16 horas, a Roda de Conversa “Cinema como intervenção política” traz para debate os seguintes questionamentos: O cinema tem uma função política? Se ele tem qual seria o caminho? Elaborar uma forma que se afirme política? Como isso se daria? Buscar testemunhar o processo histórico e as lutas? O registro por si só teria força política? Ou o cinema é um meio de elaborar provocações e questionar representações noções de ação política? Se o cinema pode ser político, como ele o é? Participam deste bate-papo o diretor Aiano Bemfica, de “Entre nós talvez estejam multidões”, uma coprodução (MG/PE); Jean-Claude Bernardet e Rubens Rewald, diretores de “#eagoraoque” (SP) e Júlia Mariano, diretora de “Sementes: Mulheres pretas no poder” (RJ). A mediação é do crítico e professor Juliano Gomes.

SOBRE A 24a MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES

PLATAFORMA DE LANÇAMENTO DO CINEMA BRASILEIRO

Maior evento dedicado ao cinema brasileiro contemporâneo em formação, reflexão, exibição e difusão realizado no país. Apresenta, exibe e debate, em edições anuais, o que há de mais inovador e promissor na produção audiovisual brasileira, em pré-estreias mundiais e nacionais – uma trajetória rica e abrangente que ocupa lugar de destaque no centro da história do audiovisual e no circuito de festivais realizados no Brasil.

Trata-se de um programa audiovisual que reúne as manifestações da arte numa programação cultural abrangente, oferecida gratuitamente ao público, que prevê a exibição de mais de 100 filmes brasileiros, promove homenagem, oficinas, debates, mostrinha de cinema, exposições, shows musicais, performance audiovisual, encontros e diálogos audiovisuais e atrações artísticas. 

TODA PROGRAMAÇÃO É OFERECIDA GRATUITAMENTE AO PÚBLICO.

***

ATENÇÃO:

Como o formato do evento é digital, convidamos você a seguir a Universo Produção/Mostra Tiradentes nas redes sociais para ficar por dentro de tudo o que vai acontecer nos bastidores, acompanhar a evolução e notícias do evento e também receber conteúdos exclusivos sobre a 24ª edição da Mostra Tiradentes. Canais e endereços:

Na Web: www.mostratiradentes.com.br

No Instagram: @universoproducao

No Youtube: Universo Produção

No Twitter: @universoprod

No Facebook: mostratiradentes / universoproducao

No LinkedIn: universo-produção

Acompanhe o programa Cinema Sem Fronteiras 2021. 

Participe da Campanha #EufaçoaMostra

Serviço

24a MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES | 22 a 30 de janeiro de 2021

LEI FEDERAL DE INCENTIVO À CULTURA

LEI ESTADUAL DE INCENTIVO À CULTURA

Patrocínio: CBMM, ITAÚ, CSN, CEDRO MINERAÇÃO, CIMENTO NACIONAL, COPASA|GOVERNO DE MINAS GERAIS

Parceria Cultural: SESC EM MINAS 

Apoio: CAFÉ TRÊS CORAÇÕES, INSTITUTO UNIVERSO CULTURAL, DOT, MISTIKA, CTAV, CIARIO/NAYMAR, CINECOLOR, THE END, BUCARESTE ATELIÊ DE CINEMA, CANAL BRASIL, REDE MINAS, RÁDIO INCONFIDÊNCIA

Idealização e realização: UNIVERSO PRODUÇÃO

SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA E TURISMO | GOVERNO DE MINAS GERAIS

SECRETARIA ESPECIAL DE CULTURA, MINISTÉRIO DO TURISMO – GOVERNO FEDERAL| PÁTRIA AMADA BRASIL