Separamos nesta lista filmes que trazem o protagonismo lésbico/queer na direção, atuação ou enredo. Tema latente bem presente na 25 Mostra de Cinema de Tiradentes. Tem a história de cinco LGBTs de São Paulo durante a pandemia, o relacionamento entre uma funcionária de uma lavanderia e uma cliente, entre outros assuntos que falam sobre amores e amizades.

A SENTENÇA, de Laura Coggiola (SP)

Mostra Formação

Em sonho, Sofia recebe um pedido de socorro de um dragão. Ela tenta ajudá-lo, mas algumas coisas estão fora de seu alcance.

AVÁ – ATÉ QUE OS VENTOS ATERREM

Mostra Olhos Livres

53.000 anos antes ou depois de ninguém. há três dias o eixo da terra está parado. O sol e a lua habitam o horizonte da terra ao mesmo tempo, alinhados. As vibrações sobre a superfície
reduziram consideravelmente, estamos agora muito próximos do marco zero vital. As células das plantas e a hemoglobina humana precisam se encontrar. Só há um momento para a fotossíntese. O horror dos trópicos corroeu todos os olhos. Libertem a partícula condensada de tudo.

ACESSO, de Julia Leite (SP)

Mostra Praça

Lugares suspensos na memória de 5 pessoas LGBTs de São Paulo são revisitados durante a pandemia.

BEGE EUFORIA, de Anália Alencar (RN)

Mostra Foco

Após anos de silêncio monástico, ressurge uma voz que vem de dentro, indicando a hora de partir. Os encontros criam realidades que se bifurcam no tempo. O desejo é imanente à ação. As fronteiras físicas e afetivas se diluem. Restam apenas o aqui e o agora na Terra.

CACICUS, de Bruno Cabral e Gabriela Dullius (RS)

Mostra Jovem

Laura vive e trabalha com o pai em uma lavanderia à beira da falência. A troca de mensagens por bilhetes deixados nas roupas com Camila, uma cliente frequente, traz a possibilidade de fugir do mundo barulhento das máquinas de lavar funcionando 24 horas por dia para um momento de paz e silêncio.

COMO RESPIRAR FORA D’ÁGUA, de Júlia Fávero e Victoria Negreiros (SP)

Mostra Formação

Na volta de um dos seus treinos de natação, Janaína é enquadrada por policiais. Já em casa e livre de perigo, ela enfrenta a relação com seu pai, também policial militar, com outros olhos.

EU TE AMO É NO SOL, de Yasmin Guimarães (MG)

Mostra Foco

Mati reencontra Júlia, sua namorada, que agora vive em um lugar distante e frio. Lá, se deparam com a falta de identidade e a impossibilidade de voltar para casa.

LUAZUL, de Letícia Batista e Vitoria Liz (SP)

Mostra Jovem

Riva em em uma reaproximação de sua família materna, percebe que não há muito sentido em tentar fugir dele. Flávia é uma Irmã Mais Velha com letra maiúscula, e cresceu se colocando em uma posição de responsabilidade e bons exemplos desde muito nova. Nascida e criada no Campo Limpo, vê no futebol um lugar de recreio e descanso. As duas se encontram no amor ao futebol.

NA ESTRADA SEM FIM HÁ LAMPEJOS DE ESPLENDOR, de Liv Costa e Sunny Maia (CE)

Mostra Foco

Uma vez, elu disse: quando fui embora de mim, adeus era tudo o que tinha para dizer. Nessa viagem, talvez não exista uma chegada. Só um caminho infinito.

UMA PACIÊNCIA SELVAGEM ME TROUXE ATÉ AQUI, de Érica Sarmet (SP)

Mostra Foco

Cansada da solidão, Vange vai a uma festa lésbica pela primeira vez.

USINA-DESEJO CONTRA A INDÚSTRIA DO MEDO, de Clarissa Ribeiro, Lorran Dias e Amanda Seraphico (RJ)

Mostra Panorama

Bill e Penélope são cineastas que moram juntos durante uma terrível era no Brasil-catástrofe. Após um desastre o emprego de Bill fica por um fio. Em plena distopia nas ruínas de uma indústria, Penélope o apresenta à Usina-Desejo, canal da taróloga Oráculo no Youtube. Através de uma misteriosa interatividade, Oráculo introduz a dupla a um mundo repleto de mistério, excessos e delírios. Esta é a primeira obra interativa da Anarca Filmes e o final dessa desventura na internet você decide!

VIVER DISTRAI, de Ayla de Oliveira (PE)

Mostra Panorama

Na sexta-feira, que seria a abertura do carnaval do Recife de 2021, cancelado pela pandemia, um casal de namoradas, na cidade vazia, se entrega a uma festa que só está acontecendo dentro delas, realizando o desejo de trazer o carnaval de volta e a felicidade do ano todo.