Produzido pela Universo Produção com organização do crítico Cléber Eduardo, “O Cinema Brasileiro em Resposta ao País: 2016-2021” pode ser adquirido na loja virtual da Mostra

Na live realizada no sábado (dia 22) pela manhã, a coordenadora geral Raquel Hallak fez o lançamento do livro “O Cinema Brasileiro em Resposta ao País: 2016-2021”, parte da coleção Cinema Sem Fronteiras idealizada pela Universo Produção. A publicação, à venda na Cine-Loja, reúne 36 textos, entre ensaios e memórias, de profissionais da crítica, pesquisa e criação sobre o período abrangido no título. “Trata-se de um recorte histórico dos últimos seis anos de produção no cinema brasileiro em sentido amplo”, destacou Raquel Hallak.

O ponto de corte iniciar em 2016 e terminar em 2021 tem por momentos simbólicos o impeachment de Dilma Rousseff e boa parte do governo de Jair Bolsonaro, iniciado em 2018. Os cinco anos em questão resultaram em filmes que trabalham com os traumas políticos, culturais e econômicos que se abateram nos artistas do audiovisual, ao mesmo tempo em que viu ascender uma maior visibilidade de outras vozes, rostos e narrativas para se contraporem à opressão de forças do Estado e de fatias conservadoras da sociedade.

Na introdução do livro, citada na live, o crítico Cléber Eduardo, ex-curador da Mostra de Tiradentes e organizador da publicação, afirma: “Não é apenas um cinema com novas pessoas, com novas representatividades, novas abordagens, personagens e estéticas, mas um cinema com outra composição de campo cinematográfico, mais aberto e mais tensionado, mais politizado e mais responsável, embora com todos os ajustes e amadurecimentos necessários com o fazer cinematográfico e as recepções críticas nesse fazeres”.

Há uma seção em “O Cinema Brasileiro em Resposta ao País: 2016-2021”, intitulada “O futuro nasce da história”, especialmente dedicada a celebrar os 25 anos de Mostra de Tiradentes, listando todos os 3.106 filmes exibidos no evento desde 1998 e ainda análises e registros sobre a importância do festival na própria trajetória do audiovisual do país.

SOBRE A MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES

PLATAFORMA DE LANÇAMENTO DO CINEMA BRASILEIRO

Maior evento do cinema brasileiro contemporâneo em formação, reflexão, exibição e difusão realizado no país, a Mostra chega a sua 25a edição de 21 a 29 de janeiro de 2022, em formato online. Apresenta, exibe e debate, em edições anuais, o que há de mais inovador e promissor na produção audiovisual brasileira, em pré-estreias mundiais e nacionais – uma trajetória rica e abrangente que ocupa lugar de destaque no centro da história do audiovisual e no circuito de festivais realizados no Brasil.

O evento, que exibe mais de 100 filmes brasileiros em pré-estreias nacionais e mostras temáticas, presta homenagem a personalidades do audiovisual, promove seminário, debates, a série Encontro com os filmes, oficinas, Mostrinha de Cinema e atrações artísticas. Toda a programação é gratuita. Maiores informações www.mostratiradentes.com.br.

TODA A PROGRAMAÇÃO É OFERECIDA GRATUITAMENTE AO PÚBLICO.

***

Acompanhe o programa Cinema Sem Fronteiras 2022.

Participe da Campanha #EufaçoaMostra

Na Web: mostratiradentes.com.br

No Instagram: @universoproducao No Youtube: Universo Produção

No Twitter: @universoprod No Facebook: mostratiradentes / universoproducao

No LinkedIn: universo-produção

Serviço

25a MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES | 21 a 29 de janeiro de 2022

LEI FEDERAL DE INCENTIVO À CULTURA

LEI ESTADUAL DE INCENTIVO À CULTURA

Patrocínio Máster:  INSTITUTO CULTURAL VALE

Patrocínio: CBMM, CEDRO MINERAÇÃO, ITAÚ, CSN, CIMENTO NACIONAL, COPASA, CEMIG|GOVERNO DE MINAS GERAIS

Parceria Cultural: SESC EM MINAS, INSTITUTO UNIVERSO CULTURAL, CASA DA MOSTRA, , CAFÉ 3 CORAÇÕES,

Apoio: PREFEITURA DE TIRADENTES, SENAC, NOVA ERA SILICON, THE END, DOT, MISTIKA, CINECOLOR, NAYMOVIE, CANAL BRASIL, RÁDIO INCONFIDÊNCIA, REDE MINAS, REDE GLOBO MINAS, MACROTEC

Idealização e realização: UNIVERSO PRODUÇÃO

SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA E TURISMO | GOVERNO DE MINAS GERAIS

SECRETARIA ESPECIAL DE CULTURA, MINISTÉRIO DO TURISMO – GOVERNO FEDERAL| PÁTRIA AMADA BRASIL

PROGRAMAÇÃO GRATUITA