Filmes experimentais, de ficção e documentários. As exibições programadas para a noite desta quarta-feira, dia 26 de janeiro, na 25a Mostra Tiradentes, tem tudo para agradar todos os tipos de público. Destaque para os longas em pré-estreia nacional e os curtas-metragens das Mostras Praça e Foco. Todas as sessões são gratuitas e estão disponíveis na plataforma oficial do evento www.mostratiradentes.com.br.

Mostra Olhos Livres

A primeira sessão da noite acontece às 18 horas, com a pré-estreia nacional de “Você nos queima”, na Mostra Olhos Livres. Dirigido por Caetano Gotardo, o longa experimental é um desdobramento das pesquisas de coreografia e teatralidade do diretor, através de coreografia dos corpos, das palavras e das coisas, a observação poética da cidade. O filme ficará disponível até às 18 horas, de quinta-feira, dia 27, pelo link: https://mostratiradentes.com.br/filme/voce-nos-queima/.

Mostra Praça

Às 19 horas, serão exibidos quatro curtas-metragens da Mostra Praça | Série 3. O documentário “[O Vazio que Atravessa]”, com direção e roteiro de Fernando Moreira, aborda as consequências de um dos maiores crimes ambientais da história de Minas: o rompimento da barragem de rejeitos da mineradora Vale, em Brumadinho. “Deus me Livre”, dirigido por Carlos Henrique de Oliveira e Luís Ansorena Hervés,é centrado na vivência de dois coveiros que atuaram durante os piores momentos da pandemia de Covid-19 no cemitério paulista de Vila Formosa. Em “A Represa É meu Quintal”, de Bruna Carvalho Almeida, a velejadora Laís, mulher negra, quer fazer história em sua região, mas precisa enfrentar uma pandemia numa comunidade às margens do maior reservatório de água da Região Metropolitana de São Paulo. E o documentário marajoara “Meus santos saúdam teus santos”, de Rodrigo Antônio, traz a experiência do diretor no reencontro com as tradições religiosas afro-indígenas de sua família e seu território, numa partilha de afetos e de esperança. Os filmes poderão ser vistos até às 19 horas, de quinta, dia 27. Para assistir, acesse https://mostratiradentes.com.br/filmes/mostra-praca/. E logo após a sessão, às 21 horas, o público poderá participar do bate-papo ao vivo com os diretores das produções, com mediação de Rubens Anzolin, assistente da curadoria de curtas.

Mostra Aurora

Às 20 horas, a Mostra Aurora apresenta, em pré-estreia mundial, o experimental “Sessão Bruta”, do coletivo As Talavistas – Pink Molotov, Darlene Valentim, Marli Ferreira, Cafézin – e ela.ltda (Gabriela Luíza). O filme intensifica a performance em uma casa transformada em cenário e palco para dança, conversas, ensaios em cena. As cenas são entremeadas por falas, depoimentos que surgem em meio a arranjos cênicos, mostrando também o imaginário, as lutas e as intensidades da vida de um grupo de artistas de Belo Horizonte. O público terá a oportunidade de assistir o longa até às 20 horas de quinta-feira, dia 27, no link https://mostratiradentes.com.br/filme/sessao-bruta/.

Mostra Foco

A Mostra Foco | Série 3 encerra a programação da noite, às 22h30, com quatro curtas metragens.Dirigido por Anália Alencar, “Bege Euforia” é um experimento ficcional em que territórios escorregadios da experiência do feminino e do amor se reorganizam com o retorno do sagrado de um passado e de uma missão que precisa ser cumprida. Já “O Nascimento de Helena”, de Rodrigo Almeida (Surto&Deslumbramento), elabora uma fantasia de destruição. “Eu te amo é no sol”, de Yasmin Guimarães, traz numa deriva sobre a experiência do êxodo, o reencontro de namoradas que precisam lidar com as (im)possibilidades de reconexões. E o filme-tese de Érica Sarmet, “Uma paciência selvagem me trouxe até aqui” articula vivências intergeracionais de mulheres sob um “gaze” lésbico que imprime um senso de liberdade às modulações de corpos e desejos. Os filmes ficam disponíveis até às 22h30 de quinta-feira, dia 27, no link https://mostratiradentes.com.br/filmes/mostra-foco/.

SOBRE A MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES

PLATAFORMA DE LANÇAMENTO DO CINEMA BRASILEIRO

Maior evento do cinema brasileiro contemporâneo em formação, reflexão, exibição e difusão realizado no país, chega a sua 25a edição de 21 a 29 de janeiro de 2022, em formato online. Apresenta, exibe e debate, em edições anuais, o que há de mais inovador e promissor na produção audiovisual brasileira, em pré-estreias mundiais e nacionais – uma trajetória rica e abrangente que ocupa lugar de destaque no centro da história do audiovisual e no circuito de festivais realizados no Brasil.

O evento exibe mais de 100 filmes brasileiros em pré-estreias nacionais e mostras temáticas, presta homenagem a personalidades do audiovisual, promove seminário, debates, a série Encontro com os filmes, oficinas, Mostrinha de Cinema e atrações artísticas. Toda a programação é gratuita. Maiores informações www.mostratiradentes.com.br.

TODA PROGRAMAÇÃO É OFERECIDA GRATUITAMENTE AO PÚBLICO.

***

Acompanhe o programa Cinema Sem Fronteiras 2022.

Participe da Campanha #EufaçoaMostra

Na Web: mostratiradentes.com.br

No Instagram: @universoproducao No Youtube: Universo Produção

No Twitter: @universoprod No Facebook: mostratiradentes / universoproducao

No LinkedIn: universo-produção

Serviço

25a MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES | 21 a 29 de janeiro de 2022

LEI FEDERAL DE INCENTIVO À CULTURA

LEI ESTADUAL DE INCENTIVO À CULTURA

Patrocínio Máster:  INSTITUTO CULTURAL VALE

Patrocínio: CBMM, CEDRO MINERAÇÃO, ITAÚ, CSN, CIMENTO NACIONAL,  COPASA, CEMIG|GOVERNO DE MINAS GERAIS

Parceria Cultural: SESC EM MINAS, INSTITUTO UNIVERSO CULTURAL, CASA DA MOSTRA, , CAFÉ 3 CORAÇÕES,

Apoio: PREFEITURA DE TIRADENTES, SENAC, NOVA ERA SILICON, THE END, DOT, MISTIKA, CINECOLOR, NAYMOVIE, CANAL BRASIL, RÁDIO INCONFIDÊNCIA, REDE MINAS, REDE GLOBO MINAS, MACROTEC

Idealização e realização: UNIVERSO PRODUÇÃO

SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA E TURISMO | GOVERNO DE MINAS GERAIS

SECRETARIA ESPECIAL DE CULTURA, MINISTÉRIO DO TURISMO – GOVERNO FEDERAL| PÁTRIA AMADA BRASIL

PROGRAMAÇÃO GRATUITA