Prepare a pipoca e sua tela de preferência. A programação cinematográfica da 25a Mostra de Cinema de Tiradentes da noite desta terça-feira, dia 25 de janeiro, traz produções para todos os públicos e gostos. São longas em pré-estreia mundial e nacional, curtas de ficção, documentários, experimentai e muito mais. Todos disponíveis gratuitamente e na plataforma oficial do evento www.mostratiradentes.com.br.
Mostra Olhos Livres
A primeira sessão da noite acontece às 18 horas, com a pré-estreia nacional de “Manguebit”, na Mostra Olhos Livres. Dirigido por Jura Capela, o longa faz um inventário do mangue beat a partir de fascinantes imagens de arquivo e narrativas que nos localizam em Recife e no restante do Brasil nos anos 1990. A forma do documentário, seu ritmo de montagem e seu entusiasmo metabolizam a intensidade das sonoridades do mangue beat. O filme ficará disponível até às 18 horas, de quarta-feira, dia 26, pelo link https://mostratiradentes.com.br/filme/manguebit/.
Mostra Praça
Às 19 horas, será a vez da exibição de quatro curtas-metragens da Mostra Praça | Série 2. O documentário “A vida em meus punhos”, de Marília Hughes Guerreiro, retrata o cotidiano da pugilista Adriana Araújo, que almeja novas conquistas e títulos para seu devido reconhecimento no boxe. “Acesso”, montado com imagens do Google Maps e Earth e dirigido por Julia Leite, traça uma cartografia afetiva de São Paulo a partir de lugares frequentados e rememorados por pessoas LGBTs, que falam sobre suas lembranças por meio de videoconferência. A ficção carioca “Ibeji Ibeji”, do diretor Victor Rodrigues, constrói uma narrativa sobre descobertas e amadurecimento nas relações familiares. Já o experimental “Margaridinha, uma criança antiga”, das diretoras Caroline Chamusca e Karla Beck, imagina a vida de uma menina no bairro carioca do Méier no início do século XX. O curta foi montado com imagens de arquivo dos anos 1930. Os curtas têm sinal aberto até às 19 horas, de quarta-feira, dia 26. Para assistir, basta acessar https://mostratiradentes.com.br/filmes/mostra-praca/. Logo após a sessão, às 21 horas, o público poderá participar do bate-papo ao vivo com os diretores das produções. O encontro será mediado por Rubens Anzolin, assistente de curadoria de curtas.
Mostra Aurora
Dando sequência à programação cinematográfica, às 20 horas, a Mostra Aurora apresenta em pré-estreia mundial o documentário/ficção “A Colônia”, dos diretores Mozart Freire e Virgínia Pinho. O filme entrelaça observação e gestos ficcionais ao registrar a dinâmica do bairro de Colônia, em Maracanaú (CE), zona estabelecida nos anos 1940 como área restrita aos portadores de hanseníase. A segregação do passado vai se tornando um outro tipo de segregação no cenário contemporâneo, uma vez que vai esquecendo das pessoas e suas histórias, onde o poder público chega somente com a força da expulsão. O público terá a oportunidade de assistir o longa até às 20 horas de quarta-feira, dia 26, através do link https://mostratiradentes.com.br/filme/a-colonia/.
Mostra Foco
Fechando as exibições do dia, às 22h30, a Mostra Foco | Série 2 traz quatro curtas metragens. “Madrugada”, feito na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), no Rio Grande do Sul, por Leonardo da Rosa e GianlucaCozza, é um documentário que acompanha o percurso de homens que trabalham seguindo as linhas férreas antes do amanhecer. “Na Estrada sem Fim Há Lampejos de Esplendor”, dirigido por Liv Costa e Sunny Maia, produzido no curso de Realização em Audiovisual da Vila das Artes, em Fortaleza e com recursos da Lei Aldir Blanc, é atravessado por encontros entre jovens em uma viagem de noite de lua cheia por Jaguaretama, no Ceará. “Prata”, de Lucas Melo, realizado na Academia Internacional de Cinema (AIC)|RJ, parte dos anseios de um grupo de garotos que vivem no bairro que dá título ao curta, localizado em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. Por último, o ensaio cearense “Rumo ao Desvio”, de Linga Acácio, pensa a noção de desvio por meio de um corpo que se desloca em uma paisagem alterada pela transposição das águas do Rio São Francisco. Os filmes ficam disponíveis até às 22h30 de quarta-feira, dia 26. Acesse e confira https://mostratiradentes.com.br/filmes/mostra-foco/.
SOBRE A MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES
PLATAFORMA DE LANÇAMENTO DO CINEMA BRASILEIRO
Maior evento do cinema brasileiro contemporâneo em formação, reflexão, exibição e difusão realizado no país, chega a sua 25a edição de 21 a 29 de janeiro de 2022, em formato online. Apresenta, exibe e debate, em edições anuais, o que há de mais inovador e promissor na produção audiovisual brasileira, em pré-estreias mundiais e nacionais – uma trajetória rica e abrangente que ocupa lugar de destaque no centro da história do audiovisual e no circuito de festivais realizados no Brasil.
O evento exibe mais de 100 filmes brasileiros em pré-estreias nacionais e mostras temáticas, presta homenagem a personalidades do audiovisual, promove seminário, debates, a série Encontro com os filmes, oficinas, Mostrinha de Cinema e atrações artísticas. Toda a programação é gratuita. Maiores informações www.mostratiradentes.com.br
TODA PROGRAMAÇÃO É OFERECIDA GRATUITAMENTE AO PÚBLICO.
***
Acompanhe o programa Cinema Sem Fronteiras 2022.
Participe da Campanha #EufaçoaMostra
Na Web: mostratiradentes.com.br
No Instagram: @universoproducao No Youtube: Universo Produção
No Twitter: @universoprod No Facebook: mostratiradentes / universoproducao
No LinkedIn: universo-produção
Serviço
25a MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES | 21 a 29 de janeiro de 2022
LEI FEDERAL DE INCENTIVO À CULTURA
LEI ESTADUAL DE INCENTIVO À CULTURA
Patrocínio Máster: INSTITUTO CULTURAL VALE
Patrocínio: CBMM, CEDRO MINERAÇÃO, ITAÚ, CSN, CIMENTO NACIONAL, COPASA, CEMIG|GOVERNO DE MINAS GERAIS
Parceria Cultural: SESC EM MINAS, INSTITUTO UNIVERSO CULTURAL, CASA DA MOSTRA, , CAFÉ 3 CORAÇÕES,
Apoio: PREFEITURA DE TIRADENTES, SENAC, NOVA ERA SILICON, THE END, DOT, MISTIKA, CINECOLOR, NAYMOVIE, CANAL BRASIL, RÁDIO INCONFIDÊNCIA, REDE MINAS, REDE GLOBO MINAS, MACROTEC
Idealização e realização: UNIVERSO PRODUÇÃO
SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA E TURISMO | GOVERNO DE MINAS GERAIS
SECRETARIA ESPECIAL DE CULTURA, MINISTÉRIO DO TURISMO – GOVERNO FEDERAL| PÁTRIA AMADA BRASIL
PROGRAMAÇÃO GRATUITA