Está imperdível a programação da 25a Mostra de Cinema de Tiradentes da tarde deste domingo, dia 23 de janeiro. Tem opções para todos os gostos, com exibições de curtas, média e longas-metragens que podem ser vistos de qualquer lugar do Brasil e do mundo, na tela de sua preferência. E para quem não quer perder as discussões sobre o cinema brasileiro contemporâneo, tem também o debate sobre a temática central do evento “Cinema em Transição”. As atrações da tarde de domingo poderão ser vistas plataforma oficial do evento www.mostratiradentes.com.br.

Sessões de Cinema

As exibições da tarde de domingo começam às 16 horas, com os curtas da Foco Minas Série 2, realizações audiovisuais criadas e produzidas em território mineiro. São curtas ficcionais que desenham um panorama do cinema feito em Minas Gerais e por realizadores do estado. Integram este recorte: “Forrando a vastidão”, de Higor Gomes; “Olho além do ouvido”, dirigido por Bruna Schelb Corrêa e Luís Bocchino; “Azulscuro”, com direção de Evandro Caixeta e João Gilberto; “Vovó”, de Franco Dafon e “O dia em que Helena matou o presidente”, da cineasta Fernanda Estevam. Os filmes ficam com sinal aberto por 24 horas – de 16 horas de domingo, até às 16 horas, de segunda, dia 24 – e podem ser vistos pelo link: https://mostratiradentes.com.br/filmes/mostra-foco-minas/.

E a partir das 17h30, o público poderá conferir os curtas e médias da Mostra Homenagem, que traz obras do cineasta Adirley Queirós, homenageado da 25a Mostra Tiradentes e referência internacional da geração do cinema brasileiro que ascendeu na última década. O público poderá conferir a ficção “Dias de Greve”(2009) e o documentário “Fora de Campo”(2008), que ficarão disponíveis até às 23h59, do dia 29 de janeiro, basta acessar o link https://mostratiradentes.com.br/filmes/mostra-homenagem/.

Debate conceitual

A tarde de domingo conta também com programação reflexiva. Às 17 horas, será realizado o debate conceitual “Cinema em Transição”. Hoje, o campo audiovisual brasileiro está em transição, a maior desde a popularização do aparelho televisor. As plataformas de streaming e as ferramentas de internet empregam grande contingente de profissionais e o trabalho com imagens e sons na música, no teatro e nas artes visuais e performativas se amparam não só na possibilidade de difusão das plataformas digitais, mas também se lançam às possibilidades de criação nas dimensões de uma “tela” em uma dinâmica de som e imagem, o campo e extracampo próprios do que conhecemos como cinema. Se o audiovisual hoje é parte fundamental de “cenas” alternativas ligadas ao teatro e à música juntando artistas em uma dinâmica colaborativa e experimental, quais são as mudanças das ideias que fomentam a criação? Existem novos paradigmas que reconfiguram aquilo que conhecemos como cinema?

Para responder a estas e outras perguntas, participam da discussão Dodi Leal – curadora, crítica, performer e iluminadora | SP, Ivana Bentes – professora da UFRJ | RJ e Maria Bogado – pesquisadora e crítica de cinema | RJ. A mediação será de Francis Vogner dos Reis – coordenador curatorial e curador de longas da Mostra Tiradentes| SP.

A temporada cinematográfica de 2022 continua, com a intensa e diversificada programação da 25a Mostra de Cinema de Tiradentes que segue até o dia 29 de janeiro. As atrações são gratuitas e estão disponíveis na plataforma www.mostratiradentes.com.br.

SOBRE A MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES

PLATAFORMA DE LANÇAMENTO DO CINEMA BRASILEIRO

Maior evento do cinema brasileiro contemporâneo em formação, reflexão, exibição e difusão realizado no país, a Mostra chega a sua 25a edição de 21 a 29 de janeiro de 2022, em formato online. Apresenta, exibe e debate, em edições anuais, o que há de mais inovador e promissor na produção audiovisual brasileira, em pré-estreias mundiais e nacionais – uma trajetória rica e abrangente que ocupa lugar de destaque no centro da história do audiovisual e no circuito de festivais realizados no Brasil.

O evento, que exibe mais de 100 filmes brasileiros em pré-estreias nacionais e mostras temáticas, presta homenagem a personalidades do audiovisual, promove seminário, debates, a série Encontro com os filmes, oficinas, Mostrinha de Cinema e atrações artísticas. Toda a programação é gratuita. Maiores informações www.mostratiradentes.com.br.

TODA A PROGRAMAÇÃO É OFERECIDA GRATUITAMENTE AO PÚBLICO.

***

Acompanhe o programa Cinema Sem Fronteiras 2022.

Participe da Campanha #EufaçoaMostra

Na Web: mostratiradentes.com.br

No Instagram: @universoproducao No Youtube: Universo Produção

No Twitter: @universoprod No Facebook: mostratiradentes / universoproducao

No LinkedIn: universo-produção

Serviço

25a MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES | 21 a 29 de janeiro de 2022

LEI FEDERAL DE INCENTIVO À CULTURA

LEI ESTADUAL DE INCENTIVO À CULTURA

Patrocínio Máster:  INSTITUTO CULTURAL VALE

Patrocínio: CBMM, CEDRO MINERAÇÃO, ITAÚ, CSN, CIMENTO NACIONAL, COPASA, CEMIG|GOVERNO DE MINAS GERAIS

Parceria Cultural: SESC EM MINAS, INSTITUTO UNIVERSO CULTURAL, CASA DA MOSTRA, , CAFÉ 3 CORAÇÕES,

Apoio: PREFEITURA DE TIRADENTES, SENAC, NOVA ERA SILICON, THE END, DOT, MISTIKA, CINECOLOR, NAYMOVIE, CANAL BRASIL, RÁDIO INCONFIDÊNCIA, REDE MINAS, REDE GLOBO MINAS, MACROTEC

Idealização e realização: UNIVERSO PRODUÇÃO

SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA E TURISMO | GOVERNO DE MINAS GERAIS

SECRETARIA ESPECIAL DE CULTURA, MINISTÉRIO DO TURISMO – GOVERNO FEDERAL| PÁTRIA AMADA BRASIL

PROGRAMAÇÃO GRATUITA