A partir deste sábado, dia 21, até o último dia da Mostra Tiradentes, 29 de janeiro, o público terá a oportunidade de acompanhar na Mostra Homenagem, grandes obras do cineasta Adirley Queirós. A programação, que traz um recorte de seus principais documentários e ficções, poderá ser acessada gratuitamente, de qualquer tela, pela plataforma oficial do evento www.mostratiradentes.com.br e os filmes poderão ser vistos de 22 a 29 de janeiro, até às 23h59.

Vencedor da Mostra Aurora em 2012, o longa “A cidade é uma só?” mistura documento e história a partir de uma reflexão sobre a Campanha de Erradicação de Invasões (CEI), realizada em 1971, que removeu os barracos que ocupavam os arredores de Brasília e levou seus moradores, entre eles parte considerável dos trabalhadores que edificaram o plano piloto, para um território nos arredores da capital. Para assistir basta acessar: https://mostratiradentes.com.br/filme/a-cidade-e-uma-so/.

Durante a passagem da Copa do Mundo do Brasil por Brasília, o documentário “Meu nome é maninho” acompanha a história de Maninho, um ex-jogador de futebol profissional que hoje trabalha como ambulante, vendendo garrafas de água e bandeiras das seleções. O curta está disponível em: https://mostratiradentes.com.br/filme/meu-nome-e-maninho/.

A ficção científica “Branco sai, preto fica” se passa em um futuro próximo na Ceilândia, já apartada radical e oficialmente do Distrito Federal como território estrangeiro. Dois personagens interpretados por Marquim da Tropa e Shockito foram mutilados no passado em uma invasão da polícia em um baile. Um viajante do tempo, interpretado por Dilmar Durães, vem do futuro para investigar a história e encontrar os personagens. O filme pode ser vista no link: https://mostratiradentes.com.br/filme/branco-sai-preto-fica/.

O documentário “Rap, o canto da Ceilândia” reúnediálogos com quatro consagrados artistas do Rap nacional (X, Jamaika, Marquim e Japão), todos moradores da Ceilândia, cidade-satélite de Brasília. O filme mostra a trajetória desses integrantes no universo da música e faz um paralelo com a construção da cidade onde moram. Para assistir a produção acesse: https://mostratiradentes.com.br/filme/rap-o-canto-da-ceilandia/.

O documentário de média-metragem Fora de Campoaborda o proletariado do futebol, especificamente jogadores da segunda divisão do DF. No Brasil, existem cerca de 500 clubes de futebol profissional. Apenas 8% fazem parte da chamada “elite” do esporte. Nesse mundo de clubes pequenos, longe dos patrocínios milionários e de uma infraestrutura técnica e médica, atletas continuam a esperar uma segurança sempre distante. Confira o documentário pelo: https://mostratiradentes.com.br/filme/fora-de-campo/.

A ficção “Dias de greve” retrata uma greve de trabalhadores em uma pequena serralheria. A suspensão provisória do trabalho coloca os personagens em uma relação diferente com o cotidiano, entre o lazer e a experiência de um tempo não produtivo. A contradição: reféns do trabalho percebem que esse tempo “livre” é estranho às suas necessidades materiais, às suas responsabilidades e demandas. O filme disponível em: https://mostratiradentes.com.br/filme/dias-de-greve/.

Também integram a Mostra Homenagem, “Fragmentos de 2016 em dois episódios” – filme de abertura que teve sessão única e ficou disponível até às 23h59 do dia 21; e também “Era uma vez Brasília?”, disponível das 10 horas do dia 22, até às 10 horas do dia 23.

SOBRE A MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES

PLATAFORMA DE LANÇAMENTO DO CINEMA BRASILEIRO

Maior evento do cinema brasileiro contemporâneo em formação, reflexão, exibição e difusão realizado no país, chega a sua 25a edição de 21 a 29 de janeiro de 2022, em formato online. Apresenta, exibe e debate, em edições anuais, o que há de mais inovador e promissor na produção audiovisual brasileira, em pré-estreias mundiais e nacionais – uma trajetória rica e abrangente que ocupa lugar de destaque no centro da história do audiovisual e no circuito de festivais realizados no Brasil.

O evento exibe mais de 100 filmes brasileiros em pré-estreias nacionais e mostras temáticas, presta homenagem a personalidades do audiovisual, promove seminário, debates, a série Encontro com os filmes, oficinas, Mostrinha de Cinema e atrações artísticas. Toda a programação é gratuita. Maiores informações www.mostratiradentes.com.br.

TODA PROGRAMAÇÃO É OFERECIDA GRATUITAMENTE AO PÚBLICO.

***

Acompanhe o programa Cinema Sem Fronteiras 2022.

Participe da Campanha #EufaçoaMostra

Na Web: mostratiradentes.com.br

No Instagram: @universoproducaoNo Youtube: Universo Produção

No Twitter: @universoprodNo Facebook: mostratiradentes / universoproducao

No LinkedIn: universo-produção

Serviço

25a MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES | 21 a 29 de janeiro de 2022

LEI FEDERAL DE INCENTIVO À CULTURA

LEI ESTADUAL DE INCENTIVO À CULTURA

Patrocínio Máster:  INSTITUTO CULTURAL VALE

Patrocínio: CBMM, CEDRO MINERAÇÃO, ITAÚ, CSN, CIMENTO NACIONAL, COPASA, CEMIG|GOVERNO DE MINAS GERAIS

Parceria Cultural: SESC EM MINAS, INSTITUTO UNIVERSO CULTURAL, CASA DA MOSTRA, , CAFÉ 3 CORAÇÕES,

Apoio: PREFEITURA DE TIRADENTES, SENAC, NOVA ERA SILICON, THE END, DOT, MISTIKA, CINECOLOR, NAYMOVIE, CANAL BRASIL, RÁDIO INCONFIDÊNCIA, REDE MINAS, REDE GLOBO MINAS, MACROTEC

Idealização e realização: UNIVERSO PRODUÇÃO

SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA E TURISMO | GOVERNO DE MINAS GERAIS

SECRETARIA ESPECIAL DE CULTURA, MINISTÉRIO DO TURISMO – GOVERNO FEDERAL| PÁTRIA AMADA BRASIL

PROGRAMAÇÃO GRATUITA