Ainda dá tempo de aproveitar a última tarde da programação da 25a Mostra de Cinema de Tiradentes, neste sábado, dia 29 de janeiro. Para os fãs da sétima arte tem Encontro com Filmes, sessão da Mostra Jovem, Sessão Debate com longa em pré-estreia mundial e Roda de Conversa. Programe-se para acompanhar o evento que traz o que há de melhor e mais criativo do cinema brasileiro contemporâneo. Todas as atividades são gratuitas e estão disponíveis na plataforma oficial www.mostratiradentes.com.br.

Encontro com os Filmes

A programação da tarde inicia às 15 horas, com o bate-papo ao vivo sobre o documentário “Grade”, com a presença do diretor Lucas Andrade, convidados e do crítico João Campos (SP). A mediação será de Marcelo Miranda (MG), crítico de cinema e jornalista. Para conferir, basta acessar https://mostratiradentes.com.br/atividades/encontro-com-os-filmes-grade/. Quer ver, ou rever o longa que está em pré-estreia mundial na Mostra Aurora? O filme estará disponível até às 22 horas de hoje, dia 29, último dia da Mostra Tiradentes, pelo link https://mostratiradentes.com.br/filme/grade/.

Mostra Jovem

Neste mesmo horário, estreia a sessão da Mostra Jovem com cinco curtas-metragens que reúnem experimentos e narrativas sobre e com adolescentes e jovens adultos que lidam com o cotidiano e inventam possibilidades de (re)existência.

Em “Luazul”, de Letícia Batista e Vitoria Liz, Riva volta da Europa e precisa dar conta de seu passado recente, enquanto Flávia lida com sua rotina cheia de responsabilidades. Em Campo Limpo, periferia de São Paulo, futebol, família e amor unem as duas. “A realidade não tira férias”, realizado pelo coletivo Cidade Baixa, traz a volta às aulas de adolescentes que, em primeira pessoa, relatam seus cotidianos e sonhos atravessados pelos efeitos da pandemia e das desigualdades sociais em Salvador. O documentário “Ladeira não é rampa” é apresentado como “um filme belfor-roxense”. Antônio Ribeiro e Sandro Garcia assinam a direção, mas a criação é coletiva e traz o olhar de jovens que, depois de perderem as pistas de skate públicas – e as salas de cinema –, inventam espaços e um filme possíveis para suas existências. “Cacicus”, realizado em Santa Cruz do Sul e Cruzeiro do Sul (RS), por Bruno Cabral e Gabriela Dullius, cria momentos de leveza para a vida de Laura, que vive com o pai religioso e trabalha na lavanderia da família em uma vida dura e cheia de incertezas. A sessão termina com “Ano 2020”, do coletivo Olhares (Im)Possíveis, que reúne a energia e inventividade da quebrada, do funk e do “grau” num experimento documental sobre a rotina de adolescentes da periferia de Ouro Preto durante a quarentena. Os curtas ficarão com sinal aberto até às 15 horas do dia 30 de janeiro, domingo, pelo link https://mostratiradentes.com.br/filmes/mostra-jovem/.

Sessão Debate

Também às 15 horas, o público tem a oportunidade de prestigiar a pré-estreia mundial do longa-metragem “Tempo Ruy”, na Sessão Debate. Dirigido pelo cineasta Adilson Mendes, trata-se de um documentário sobre o trabalho do cineasta, escritor, ator e dramaturgo, Ruy Guerra. Um filme-ensaio de montagem vertical que pontua a trajetória do cineasta, desde sua primeira experiência cinematográfica até suas palavras atuais sobre seu projeto: o artista como crítico da sociedade, o cinema em favor da transformação política, a emancipação da mulher e o retorno do reprimido. O filme poderá ser visto até às 15 horas, de domingo, 30 de janeiro, pelo link https://mostratiradentes.com.br/filme/tempo-ruy/. Logo após a sessão, será realizado um debate com o diretor Adilson Mendes e convidados.

Roda de Conversa

Fechando as atividades da tarde, às 17 horas, é a vez da Roda de Conversa – Encontro de Cinema com o tema “Cinema coletivo”. O que constitui um coletivo? Quais foram os caminhos e a possibilidade de uma autoria compartilhada. Para responder a estas e outras questões, participam da conversa Daniel Caetano (RJ), cineasta e professor; Ricardo Pretti (RJ), diretor e montador de filmes e Sérgio Borges (PE), diretor e roteirista. A mediação será de Francis Vogner dos Reis, coordenador curatorial da 25a Mostra Tiradentes. Acesse e participe pelo link https://mostratiradentes.com.br/atividades/cinema-coletivo/.

SOBRE A MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES

PLATAFORMA DE LANÇAMENTO DO CINEMA BRASILEIRO

Maior evento do cinema brasileiro contemporâneo em formação, reflexão, exibição e difusão realizado no país, chega a sua 25a edição de 21 a 29 de janeiro de 2022, em formato online. Apresenta, exibe e debate, em edições anuais, o que há de mais inovador e promissor na produção audiovisual brasileira, em pré-estreias mundiais e nacionais – uma trajetória rica e abrangente que ocupa lugar de destaque no centro da história do audiovisual e no circuito de festivais realizados no Brasil.

O evento exibe mais de 100 filmes brasileiros em pré-estreias nacionais e mostras temáticas, presta homenagem a personalidades do audiovisual, promove seminário, debates, a série Encontro com os filmes, oficinas, Mostrinha de Cinema e atrações artísticas. Toda a programação é gratuita. Maiores informações www.mostratiradentes.com.br.

TODA PROGRAMAÇÃO É OFERECIDA GRATUITAMENTE AO PÚBLICO.

***

Acompanhe o programa Cinema Sem Fronteiras 2022.

Participe da Campanha #EufaçoaMostra

Na Web: mostratiradentes.com.br

No Instagram: @universoproducao No Youtube: Universo Produção

No Twitter: @universoprod No Facebook: mostratiradentes / universoproducao

No LinkedIn: universo-produção

Serviço

25a MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES | 21 a 29 de janeiro de 2022

LEI FEDERAL DE INCENTIVO À CULTURA

LEI ESTADUAL DE INCENTIVO À CULTURA

Patrocínio Máster:  INSTITUTO CULTURAL VALE

Patrocínio: CBMM, CEDRO MINERAÇÃO, ITAÚ, CSN, CIMENTO NACIONAL,  COPASA, CEMIG|GOVERNO DE MINAS GERAIS

Parceria Cultural: SESC EM MINAS, INSTITUTO UNIVERSO CULTURAL, CASA DA MOSTRA, , CAFÉ 3 CORAÇÕES,

Apoio: PREFEITURA DE TIRADENTES, SENAC, NOVA ERA SILICON, THE END, DOT, MISTIKA, CINECOLOR, NAYMOVIE, CANAL BRASIL, RÁDIO INCONFIDÊNCIA, REDE MINAS, REDE GLOBO MINAS, MACROTEC

Idealização e realização: UNIVERSO PRODUÇÃO

SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA E TURISMO | GOVERNO DE MINAS GERAIS

SECRETARIA ESPECIAL DE CULTURA, MINISTÉRIO DO TURISMO – GOVERNO FEDERAL| PÁTRIA AMADA BRASIL

PROGRAMAÇÃO GRATUITA