MOSTRA TIRADENTES: 23 ANOS DE HISTÓRIA REGISTRADA EM IMAGENS

Uma seleção de fotografias que expressam a trajetória da Mostra de Cinema de Tiradentes, maior evento dedicado ao cinema brasileiro contemporâneo em formação, reflexão, exibição e difusão realizado no país. Essa é a exposição virtual “Mostra Tiradentes no Tempo” que pode ser conferida no site www.mostratiradentes.com.br

Com curadoria de Leo Lara, coordenador da equipe de fotografia do evento, a exposição apresenta em 200 imagens toda a riqueza e representatividade de uma iniciativa tão complexa em instalações e estruturas que envolve a cidade histórica de Tiradentes e a torna anualmente em um cenário cinematográfico. “Fotografar uma mostra como a de Tiradentes é simplesmente fascinante. São dez dias de intensa movimentação, desde as primeiras horas, até a última atividade do dia. Nossa equipe trabalha muito para produzir, tratar e publicar as imagens que desenham o festival como um todo”, revela Lara.

Na correria para capturar os melhores ângulos, Leo Lara destaca parte dos bastidores da equipe fotográfica. Segundo ele, além de cobrirem as pautas diárias, também atendem as demandas dos setores de produção e da imprensa, com pautas exclusivas, alimentando as redes sociais e os veículos de comunicação Tudo isso por meio da plataforma Flickr, onde são disponibilizadas imagens em alta resolução. “Fazer os ensaios de convidados pelas ruas da cidade, oficinas, espetáculos e shows são também nossos desafios diários. Nossa equipe está sempre alinhada com as diretrizes da organização para juntos conseguirmos entregar as melhores fotos da Mostra. Isso se aplica também aos outros eventos do Programa Cinema Sem Fronteiras, onde buscamos passar um pouco do clima vivenciado pelos convidados e público em geral”.

No caso das sessões dos filmes, o coordenador explica que os olhares se fixam em como registrar a presença do público nas salas de cinema e na praça. A tarefa exige muita concentração e percepção para ter a imagem certa na tela do cinema, ou seja, aquela que consegue se comunicar da melhor forma com a produção exibida.

Todas as fotos que compõem a exposição “Mostra Tiradentes no Tempo” revelam a essência e as nuances das lentes dos fotógrafos Leo Lara, Jackson Romanelli, Beto Stanio, Leo Fontes, Biel Machado, Nereu Jr., Beni Jr., Daniel Iglesias, Victor Shwaner, Pedro Silveira, André Fossati e Alexandre C. Mota e integram o acervo da Universo Produção.

Para finalizar, o coordenador Leo Lara acrescenta: “fotografar a Mostra é uma sensação incrível de estar no lugar certo. Fazemos parte da construção de uma história onde a fotografia se tornou fundamental para desenhar esse caminho. É gratificante ver o resultado publicado no nosso canal do Flickr, ver que as pessoas também podem acompanhar o que está acontecendo mesmo sem estar por lá. De certa forma sempre fomos online”. 

SOBRE A 24a MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES

PLATAFORMA DE LANÇAMENTO DO CINEMA BRASILEIRO

Maior evento dedicado ao cinema brasileiro contemporâneo em formação, reflexão, exibição e difusão realizado no país. Apresenta, exibe e debate, em edições anuais, o que há de mais inovador e promissor na produção audiovisual brasileira, em pré-estreias mundiais e nacionais – uma trajetória rica e abrangente que ocupa lugar de destaque no centro da história do audiovisual e no circuito de festivais realizados no Brasil.

Trata-se de um programa audiovisual que reúne as manifestações da arte numa programação cultural abrangente, oferecida gratuitamente ao público, que prevê a exibição de mais de 100 filmes brasileiros, promove homenagem, oficinas, debates, mostrinha de cinema, exposições, shows musicais, performance audiovisual, encontros e diálogos audiovisuais e atrações artísticas.

TODA PROGRAMAÇÃO É OFERECIDA GRATUITAMENTE AO PÚBLICO.

link para fotos

https://www.flickr.com/photos/universoproducao/

***

ATENÇÃO:

Como o formato do evento é digital, convidamos você a seguir a Universo Produção/Mostra Tiradentes nas redes sociais para ficar por dentro de tudo o que vai acontecer nos bastidores, acompanhar a evolução e notícias do evento e também receber conteúdos exclusivos sobre a 24ª edição da Mostra Tiradentes. Canais e endereços:

Na Web: www.mostratiradentes.com.br

No Instagram: @universoproducao

No Youtube: Universo Produção

No Twitter: @universoprod

No Facebook: mostratiradentes / universoproducao

No LinkedIn: universo-produção

Acompanhe o programa Cinema Sem Fronteiras 2021.

Participe da Campanha #EufaçoaMostra

Serviço

24a MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES | 22 a 30 de janeiro de 2021

LEI FEDERAL DE INCENTIVO À CULTURA

LEI ESTADUAL DE INCENTIVO À CULTURA

Patrocínio: CBMM, ITAÚ, CSN, CEDRO MINERAÇÃO, CIMENTO NACIONAL, COPASA|GOVERNO DE MINAS GERAIS

Parceria Cultural: SESC EM MINAS

Apoio: CAFÉ TRÊS CORAÇÕES, INSTITUTO UNIVERSO CULTURAL, DOT, MISTIKA, CTAV, CIARIO/NAYMAR, CINECOLOR, THE END, BUCARESTE ATELIÊ DE CINEMA, CANAL BRASIL, REDE MINAS, RÁDIO INCONFIDÊNCIA

Idealização e realização: UNIVERSO PRODUÇÃO

SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA E TURISMO | GOVERNO DE MINAS GERAIS

SECRETARIA ESPECIAL DE CULTURA, MINISTÉRIO DO TURISMO – GOVERNO FEDERAL| PÁTRIA AMADA BRASIL