Corre que ainda dá tempo de prestigiar o melhor do cinema brasileiro na programação da 25a Mostra Tiradentes. Ganham evidência nas telas desta noite de quinta-feira, dia 27 de janeiro, as Mostras Olhos Livres, Praça e Mostra Aurora. Mas é preciso ficar atento, todas as exibições ficam disponíveis por 24 horas, gratuitamente, na plataforma oficial do evento www.mostratiradentes.com.br.

Mostra Olhos Livres

A primeira sessão da noite acontece às 18 horas, com a pré-estreia nacional de “Avá – Até que os ventos aterrem”, na Mostra Olhos Livres. Dirigido pela atriz do Teatro Oficina, Camila Mota, a ficção mobiliza uma cosmogonia ao mesmo tempo originária e derradeira para agenciar o caos do mundo desde a perspectiva dos trópicos. A produçãocruza o teatro, imagens audiovisuais em um trabalho de montagem e som que experimenta tempos e texturas que não estão distantes do cinema e do vídeo que herdou a antropofagia dos modernos nos anos 1970 e 1980.O filme ficará disponível até às 18 horas, de sexta-feira, dia 28, pelo link https://mostratiradentes.com.br/filme/ava-ate-que-os-ventos-aterrem/.

Mostra Praça

Às 19 horas, será a vez da exibição do longa “As faces do Mao”, dos diretores Dellani Lima e Lucas Barbi, também em pré-estreia nacional, pela Mostra Praça. O documentário faz um apaixonante registro sobre a trajetória e vida de Mao, historiador, professor e vocalista da banda Garotos Podres, banda punk que retratou a vida do trabalhador, marcadamente a dinâmica fabril do ABC Paulista, também um enfrentamento direto à ditadura militar e à repressão de seu tempo. O sinal para o filme ficará aberto até às 19 horas, de sexta, dia 28. Para acompanhar basta acessar https://mostratiradentes.com.br/filme/as-faces-do-mao/. Logo após a sessão, às 21 horas, o público poderá participar do bate-papo ao vivo com os diretores da produção. O encontro será mediado por Francis Vogner dos Reis, curador curatorial da 25a Mostra Tiradentes.

Mostra Aurora

Dando sequência à programação cinematográfica, a Mostra Aurora apresenta nesta noite de quinta-feira dois longas em pré-estreia mundial.A primeira exibição será às 20 horas com “Panorama”, documentário de Alexandre Leco Wahrhaftig, que mergulha no passado e no futuro incerto da comunidade do Jardim Panorama, favela que vai sendo demolida com a invasão de vultosos projetos imobiliários. A memória do lugar, o mapa das suas ruas e as histórias de resistência vão sendo construídos pelos depoimentos, imagens de arquivo, caminhadas que reconstroem os antigos limites da comunidade, as casas que se foram, as moradias que permanecem. Os arquivos, os filmes amadores, as fotografias, são peças-chaves nesse mapeamento, dando a ver também a força do trabalho comunitário de outras micro-histórias ali presentes, como a história do rap na cidade de São Paulo, as mutações dos bairros, as formas do transitar pela precariedade dessa cidade em eterno movimento de construção e destruição. O público terá a oportunidade de assistir o longa até às 20 horas de sexta, dia 28, pelo link https://mostratiradentes.com.br/filme/panorama/.

A segunda sessão, às 22 horas, traz a ficção “Maputo Nakuzandza”, da cineasta Ariadine Zampaulo. Atenta à geografia, a diretora faz uma crônica, uma incursão poética pelas ruas de Maputo, Moçambique, com uma modernidade narrativa (intensa e fragmentária) como raramente vemos no cinema atual. A câmera vai mapeando a cidade e criando vínculos com os personagens que atravessam o filme, criando sutis narrativas, nessa obra que se faz em um gesto de conhecer um lugar e suas pessoas, sua luz e seus sons, sua ordenação possível e seu caos. O seu trabalho documental-narrativo é uma fina linha que vai sendo tecida entre diferentes núcleos de interesse, as ondas do rádio que conectam seus personagens imersos em um cotidiano fabular, espectral e poético. O filme ficará disponível até às 22 horas de sexta-feira, dia 28. Acesse e confira https://mostratiradentes.com.br/filme/maputo-nakuzandza/.

SOBRE A MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES

PLATAFORMA DE LANÇAMENTO DO CINEMA BRASILEIRO

Maior evento do cinema brasileiro contemporâneo em formação, reflexão, exibição e difusão realizado no país, chega a sua 25a edição de 21 a 29 de janeiro de 2022, em formato online. Apresenta, exibe e debate, em edições anuais, o que há de mais inovador e promissor na produção audiovisual brasileira, em pré-estreias mundiais e nacionais – uma trajetória rica e abrangente que ocupa lugar de destaque no centro da história do audiovisual e no circuito de festivais realizados no Brasil.

O evento exibe mais de 100 filmes brasileiros em pré-estreias nacionais e mostras temáticas, presta homenagem a personalidades do audiovisual, promove seminário, debates, a série Encontro com os filmes, oficinas, Mostrinha de Cinema e atrações artísticas. Toda a programação é gratuita. Maiores informações www.mostratiradentes.com.br

TODA PROGRAMAÇÃO É OFERECIDA GRATUITAMENTE AO PÚBLICO.

***

Acompanhe o programa Cinema Sem Fronteiras 2022.

Participe da Campanha #EufaçoaMostra

Na Web: mostratiradentes.com.br

No Instagram: @universoproducao No Youtube: Universo Produção

No Twitter: @universoprod No Facebook: mostratiradentes / universoproducao

No LinkedIn: universo-produção

Serviço

25a MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES | 21 a 29 de janeiro de 2022

LEI FEDERAL DE INCENTIVO À CULTURA

LEI ESTADUAL DE INCENTIVO À CULTURA

Patrocínio Máster:  INSTITUTO CULTURAL VALE

Patrocínio: CBMM, CEDRO MINERAÇÃO, ITAÚ, CSN, CIMENTO NACIONAL,  COPASA, CEMIG|GOVERNO DE MINAS GERAIS

Parceria Cultural: SESC EM MINAS, INSTITUTO UNIVERSO CULTURAL, CASA DA MOSTRA, , CAFÉ 3 CORAÇÕES,

Apoio: PREFEITURA DE TIRADENTES, SENAC, NOVA ERA SILICON, THE END, DOT, MISTIKA, CINECOLOR, NAYMOVIE, CANAL BRASIL, RÁDIO INCONFIDÊNCIA, REDE MINAS, REDE GLOBO MINAS, MACROTEC

Idealização e realização: UNIVERSO PRODUÇÃO

SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA E TURISMO | GOVERNO DE MINAS GERAIS

SECRETARIA ESPECIAL DE CULTURA, MINISTÉRIO DO TURISMO – GOVERNO FEDERAL| PÁTRIA AMADA BRASIL

PROGRAMAÇÃO GRATUITA