Nesta tarde de sexta-feira, 28 de janeiro, penúltimo dia da 25a Mostra de Cinema de Tiradentes, a programação conta com um Encontro com Filmes, debate temático e as sessões cinematográficas das Mostras Jovem e Panorama. Não deixe de curtir os últimos dias do evento e sua seleção incrível do que há de mais atual no cinema brasileiro contemporâneo. Tudo gratuito pela plataforma oficial www.mostratiradentes.com.br.

Mostra Jovem

A primeira atividade da tarde começa às 14 horas com a estreia do longa-metragem “Os dragões” que integra a Mostra Jovem. Dirigido por Gustavo Spolidoro, o filme é baseado em conto homônimo do escritor mineiro Murilo Rubião. Os dragões são um grupo de cinco adolescentes da cidade de Cotiporã, no interior do Rio Grande do Sul, que estão às voltas com os ensaios de um grupo de teatro da cidade, no qual se sentem hostilizados. A produção é uma oportunidade não só das crianças e adolescentes, mas também dos adultos entrarem em contato com as belezas, as diferenças e o imaginário de dois extremos do Brasil. O longa conta com uma sessão acessível, com Libras e legendas descritivas. “Os dragões” ficará com o sinal aberto até às 14 horas do dia 29 de janeiro, sábado, pelo link https://mostratiradentes.com.br/filme/os-dragoes/.

Encontro com os Filmes

Às 15 horas, acontece o Seminário ao vivo da série Encontro com os filmes sobre a ficção “Maputo Nakuzandza”. A conversa contará com a presença da diretora Ariadine Zampaulo, convidados e da crítica Ana Júlia Silvino (MG). A mediação será de Marcelo Miranda (MG), crítico de cinema e jornalista. Para quem quiser conhecer, ou mesmo rever, o filme que está em pré-estreia mundial na Mostra Aurora, a produção continua com o sinal aberto até às  22 horas de hoje, dia 28, através do link: https://mostratiradentes.com.br/filme/maputo-nakuzandza/.

Sessão de curtas | Mostra Panorama

A partir das 16 horas, o público confere a exibição de três curtas-metragens da Mostra Panorama | Série 6. “Dois garotos que se afastaram demais do sol”, das diretoras Cibele Appes e Lucélia Sergio, é inspirado na vida dos boxeadores afro-caribenhos Emile Griffith e Benny Kid Paret. A ficção “Labirinto”, dirigido por Henrique Zanoni, é baseada na obra da poeta portuguesa Sophia de Mello Breyner Andresen. Na história, uma mulher solitária que navega pelos labirintos da mente, da existência e da poesia. E no experimental “Abominável”, codirigido com Cris Lyra. a dançarina Larissa Ballarotti transpõe para o cinema seu espetáculo homônimo. Em cena, Larissa interpreta textos das autoras Natalia Ginzburg, Wislawa Szymborska, Ana Cristina Cesar, Sylvia Plath, Katherine Mansfield e Audre Lorde. Oscurtas ficarão com o sinal aberto até às 16 horas do dia 29 de janeiro, sábado, pelo link https://mostratiradentes.com.br/filmes/mostra-panorama/.

Debate Temático

Às 17 horas, é a vez do Debate Temático “Contexto Criativos: Trabalho e Criação”. Muitos quadros profissionais se dividiram entre o cinema e os trabalhos para a televisão pública ou privada quando as políticas para o audiovisual via Fundo Setorial estavam em pleno funcionamento. Nos últimos anos no processo de desmonte dessas políticas, profissionais migraram para as plataformas de streaming e a televisão comercial, setores estes que mais empregam atualmente no audiovisual. Em que medida o exercício criativo é possível na mídia corporativa? É possível que o formato seriado alcance algum grau de inventidade estética e dramatúrgica? O que a experiência do cinema independente brasileiro pode contribuir em um modo de produção tão distinto quanto o da televisão e do streaming? Para responder todas essas questões foram convidados Grace Passô, atriz, diretora e dramaturga (MG); Marcelo Caetano, cineasta (SP) e Viviane Ferreira, diretora-presidente da SPCine e cineasta (SP). A mediação será de Lila Foster, curadora de longas da 25ª Mostra Tiradentes. Acesse e confira: https://mostratiradentes.com.br/atividades/contextos-criativos-trabalho-e-criacao/.

SOBRE A MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES

PLATAFORMA DE LANÇAMENTO DO CINEMA BRASILEIRO

Maior evento do cinema brasileiro contemporâneo em formação, reflexão, exibição e difusão realizado no país, chega a sua 25a edição de 21 a 29 de janeiro de 2022, em formato online. Apresenta, exibe e debate, em edições anuais, o que há de mais inovador e promissor na produção audiovisual brasileira, em pré-estreias mundiais e nacionais – uma trajetória rica e abrangente que ocupa lugar de destaque no centro da história do audiovisual e no circuito de festivais realizados no Brasil.

O evento exibe mais de 100 filmes brasileiros em pré-estreias nacionais e mostras temáticas, presta homenagem a personalidades do audiovisual, promove seminário, debates, a série Encontro com os filmes, oficinas, Mostrinha de Cinema e atrações artísticas. Toda a programação é gratuita. Maiores informações www.mostratiradentes.com.br.

TODA PROGRAMAÇÃO É OFERECIDA GRATUITAMENTE AO PÚBLICO.

***

Acompanhe o programa Cinema Sem Fronteiras 2022.

Participe da Campanha #EufaçoaMostra

Na Web: mostratiradentes.com.br

No Instagram: @universoproducao No Youtube: Universo Produção

No Twitter: @universoprod No Facebook: mostratiradentes / universoproducao

No LinkedIn: universo-produção

Serviço

25a MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES | 21 a 29 de janeiro de 2022

LEI FEDERAL DE INCENTIVO À CULTURA

LEI ESTADUAL DE INCENTIVO À CULTURA

Patrocínio Máster:  INSTITUTO CULTURAL VALE

Patrocínio: CBMM, CEDRO MINERAÇÃO, ITAÚ, CSN, CIMENTO NACIONAL,  COPASA, CEMIG|GOVERNO DE MINAS GERAIS

Parceria Cultural: SESC EM MINAS, INSTITUTO UNIVERSO CULTURAL, CASA DA MOSTRA, , CAFÉ 3 CORAÇÕES,

Apoio: PREFEITURA DE TIRADENTES, SENAC, NOVA ERA SILICON, THE END, DOT, MISTIKA, CINECOLOR, NAYMOVIE, CANAL BRASIL, RÁDIO INCONFIDÊNCIA, REDE MINAS, REDE GLOBO MINAS, MACROTEC

Idealização e realização: UNIVERSO PRODUÇÃO

SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA E TURISMO | GOVERNO DE MINAS GERAIS

SECRETARIA ESPECIAL DE CULTURA, MINISTÉRIO DO TURISMO – GOVERNO FEDERAL| PÁTRIA AMADA BRASIL

PROGRAMAÇÃO GRATUITA