Acompanhar as exibições de filmes e participar dos bate-papos reflexivos é a dica da programação da 25a Mostra de Cinema de Tirantes para esta tarde de segunda-feira, dia 24 de janeiro. Todas as atividades são gratuitas e poderão ser vistas pela plataforma oficial do evento www.mostratiradentes.com.br.

A partir das 15 horas, acontece a Roda de Conversa com a Ouvidoria Geral do Estado que discutirá sobre o tema “A importância de se manifestar, como denunciar e o que acontece com a sua manifestação”. Para participar do encontro foram convidados: Daniel Guimarães Medrado de Castro – Ouvidor de Prevenção e Combate à Corrupção; Gabriela Câmara Siqueira Ouvidora–Geral Adjunta e Maurício Fernando MirandaOuvidor de Desenvolvimento Econômico, Infraestrutura e Desenvolvimento Social. A mediação será de Jihan Kazzaz, jornalista e diretor da ETC Comunicação – Assessoria de imprensa da 25a Mostra de Cinema de Tiradentes. O bate-papo pode ser acompanhado pelo link https://mostratiradentes.com.br/atividades/ouvidoria-geral-do-estado-a-importancia-de-se-manifestar-como-denunciar-e-o-que-acontece-com-sua-manifestacao/.

Mostras Panorama

Logo após, às 16 horas, o público poderá conferir a exibição de seis curtas-metragens da Mostra Panorama | Série 2. A sessão inicia com “Colmeia”, do cineasta Maurício Chades, um experimento narrativo, realizado em Brasília, que escuta atentamente as memórias e desejos de uma mulher recém-libertada da prisão. Dos diretores Ian Abé e Rodolpho de Barros, a ficção “Sangue por sangue” retrata as tensões entre um grupo de bandidos que explodem em violência no silêncio da noite. Vindo do Ceará, o curta Coração Sozinho”, de Leon Reis, acompanha dois seres em sua viagem pelo espaço-tempo e seu encontro com afetos de outros tempos, que podem impactar sua missão. No curitibano Quarentena”, de Adriel Nizer e Nando Sturmer, mãe e filho vivem os horrores da quarentena de uma forma que atravessa a paranoia e se materializa num pesadelo real. Romance”, coprodução Rio/Minas da diretora Karine Teles, observa outro tipo de pesadelo: aquele de um mundo misógino e violento que tenta dominar uma mulher e seus desejos. O curta gaúcho Os Demônios Menores, de Iuri Minfroy, encerra a sessão com uma trama de horror em que o interior de uma floresta esconde segredos e perigos não imaginados. Os filmes ficarão disponíveis até às 16 horas de terça, dia 25, pelo link https://mostratiradentes.com.br/filmes/mostra-panorama/.

Roda de Conversa

Para fechar à tarde, às 17 horas, acontece mais a Roda de Conversa | Encontro de Cinema sobre o tema “Dramaturgia dos espaços, documentários do imaginário”. Estarão presentes os cineastas mineiros Clarissa Campolina, Juliana Antunes, Luiz Pretti e Samuel Marotta. A mediação é de Lila Foster, curadora de longas da 25a Mostra Tiradentes. Para acompanhar o debate, acesse https://mostratiradentes.com.br/atividades/dramaturgias-dos-espacos-documentarios-do-imaginario/.

SOBRE A MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES

PLATAFORMA DE LANÇAMENTO DO CINEMA BRASILEIRO

Maior evento do cinema brasileiro contemporâneo em formação, reflexão, exibição e difusão realizado no país, chega a sua 25a edição de 21 a 29 de janeiro de 2022, em formato online. Apresenta, exibe e debate, em edições anuais, o que há de mais inovador e promissor na produção audiovisual brasileira, em pré-estreias mundiais e nacionais – uma trajetória rica e abrangente que ocupa lugar de destaque no centro da história do audiovisual e no circuito de festivais realizados no Brasil.

O evento exibe mais de 100 filmes brasileiros em pré-estreias nacionais e mostras temáticas, presta homenagem a personalidades do audiovisual, promove seminário, debates, a série Encontro com os filmes, oficinas, Mostrinha de Cinema e atrações artísticas. Toda a programação é gratuita. Maiores informações www.mostratiradentes.com.br.

TODA PROGRAMAÇÃO É OFERECIDA GRATUITAMENTE AO PÚBLICO.

***

Acompanhe o programa Cinema Sem Fronteiras 2022.

Participe da Campanha #EufaçoaMostra

Na Web: mostratiradentes.com.br

No Instagram: @universoproducao No Youtube: Universo Produção

No Twitter: @universoprod No Facebook: mostratiradentes / universoproducao

No LinkedIn: universo-produção

Serviço

25a MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES | 21 a 29 de janeiro de 2022

LEI FEDERAL DE INCENTIVO À CULTURA

LEI ESTADUAL DE INCENTIVO À CULTURA

Patrocínio Máster:  INSTITUTO CULTURAL VALE

Patrocínio: CBMM, CEDRO MINERAÇÃO, ITAÚ, CSN, CIMENTO NACIONAL,  COPASA, CEMIG|GOVERNO DE MINAS GERAIS

Parceria Cultural: SESC EM MINAS, INSTITUTO UNIVERSO CULTURAL, CASA DA MOSTRA, , CAFÉ 3 CORAÇÕES,

Apoio: PREFEITURA DE TIRADENTES, SENAC, NOVA ERA SILICON, THE END, DOT, MISTIKA, CINECOLOR, NAYMOVIE, CANAL BRASIL, RÁDIO INCONFIDÊNCIA, REDE MINAS, REDE GLOBO MINAS, MACROTEC

Idealização e realização: UNIVERSO PRODUÇÃO

SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA E TURISMO | GOVERNO DE MINAS GERAIS

SECRETARIA ESPECIAL DE CULTURA, MINISTÉRIO DO TURISMO – GOVERNO FEDERAL| PÁTRIA AMADA BRASIL

PROGRAMAÇÃO GRATUITA