Chegou o grande momento de conhecer as produções premiadas da 25a Mostra de Cinema de Tiradentes. Na noite deste sábado, 29 de janeiro, a partir das 20 horas, será realizado o anúncio dos vencedores das Mostras Aurora, Olhos Livres e Foco. Mas a programação da última noite da 25a Mostra Tiradentes não para por ai. Antes da premiação, o público poderá conferir mais sete sessões entre longas e curtas. E para fechar a noite e encerrar e evento em grande estilo, tem a peça-filme de Grace Passô e um animado show da cantora-compositora Luedji Luna. Para acompnhar todas essas atrações gratuitas, basta acessar a plataforma oficial do evento www.mostratiradentes.com.br.

Mostra Formação

A programação da última noite da Mostra Tiradentes começa às 18 horas, com a exibição dos quatro curtas-metragens da Mostra Formação | Série 2. Um certo mal-estar”, experimento visual realizado na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), por Tiago Calmon, propõe uma breve e intensa representação visual da sensação de viver na incerteza midiática dos tempos pandêmicos. A ficção Como respirar fora d’água”, realizado na Universidade de São Paulo (USP), pelas diretoras Júlia Fávero e Victoria Negreiros, é uma narrativa potente que observa o choque entre uma jovem preta, vítima de violência policial, e seu pai, um policial militar que se recusa a enxergar a realidade. Já Interiores”, realizado na Universidade Federal Fluminense (UFF), com direção de Matheus Bizarrias, observa as contradições sociais a partir da ótica de um menino de nove anos, que trabalha na praia como vendedor ambulante ao lado de sua avó e compreende o mundo a sua volta a partir de interações com clientes. E “Não vim no mundo para ser pedra”, de Fábio Rodrigues Filho, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) é um filme-ensaio que propõe uma colagem de imagens e falas do ator Grande Otelo. Logo após a exibição, o público poderá participar do bate-papo ao vivo com os diretores das produções, com mediação de Felipe André Silva, curador de curtas da 25a Mostra Tiradentes. Todos os curtas ficarão disponíveis até às 18 horas, de domingo, dia 30 de janeiro, pelo link https://mostratiradentes.com.br/filmes/mostra-formacao/.

Mostra Autorias

Também às 18 horas, estreia na Mostra Autorias a ficção “Capitu e o Capítulo”, dirigida por Júlio Bressane. No filme, o diretor faz a sua tradução intertextual não da trama, mas da forma do romance “Dom Casmurro” de Machado de Assis, não a partir da totalidade, mas do capítulo. As imagens existem como reminiscências da obra do escritor, aproximando as imagens criadas pelo texto ao exercício das pinturas de ateliê. O personagem narrador evoca a percepção da personagem Capitu elaborada como patologia, algo pregnante em que cabe não um esforço interpretativo, mas uma imagem. A produção ficará disponível até às 18 horas, de domingo, 30 de janeiro, pelo link https://mostratiradentes.com.br/filme/capitu-e-o-capitulo/. Após a exibição do filme, o público poderá conferir um bate-papo gravado com o diretor Júlio Bressane e convidados.

Mostra Praça

Em seguida, às 19 horas, entra em cartaz na Mostra Praça o longa-metragem “Carro Rei”, da diretora Renata Pinheiro. A ficção é voltada para as conexões familiares, pontuada pelo fantástico, por um carro que se torna gente. A dimensão cotidiana-futurista da estética do filme transforma esse mundo de intenso contato entre humanos e máquinas em um comentário incisivo sobre o nosso atual estado das coisas. A produção poderá ser vista até às 19 horas, de domingo, dia 30 de janeiro, pelo link https://mostratiradentes.com.br/filme/carro-rei/. Logo após a sessão, o público poderá participar do bate-papo ao vivo com a diretora Renata Pinheiro e convidados, com amediação do crítico João Paulo Campos (SP).

Encerramento e Premiação

A partir 20 horas será realizado o tão aguardado anúncio dos vencedores da 25a edição da Mostra de Cinema de Tiradentes. Serão divulgados os vencedores nas seguintes categorias: Melhor Curta da Mostra Foco, eleito pelo Júri Oficial; Prêmio Canal Brasil de Curtas-metragens para o melhor curta da Mostra Foco, eleito pelo júri Canal Brasil; Prêmio Carlos Reichenbach para o Melhor Longa da Mostra Olhos Livres, eleito pelo Júri Jovem; Prêmio Helena Ignez – Destaque Feminino eleito pelo Júri Oficial e Melhor Longa-metragem da Mostra Aurora, eleito pelo Júri Oficial.

Além disso, serão anunciados também os vencedores da primeira edição do Conexão Brasil Cinemundi – edição itinerante do Brasil CineMundi que introduziu na programação da Mostra Tiradentes uma nova categoria para longas brasileiros – a Work In Progress (WIP) e reúniu ações de mercado voltadas para o cinema brasileiro. Os 14 filmes de longa-metragem em fase work in progress (WIP) selecionados concorrem ao Troféu Barroco, a serviços de empresas parceiras e uma vaga para participar do Málaga Festival Industry Zone (MAFF)Espanha, na próxima edição do Mafiz | Málaga WIP, em março de 2022.

Filme de Encerramento

Logo após o anúncio dos vencedores, às 21 horas, o público poderá conferir a peça-filme “Ficções Sônicas#2”, da atriz e diretora Grace Passô e realizada no centro de São Paulo, durante a pandemia. Na história, artistas ocupam o Theatro Municipal e ensaiam uma peça sem público, em busca de um caminho que o despertem da inação e da automação da sensibilidade. A peça-filme faz parte do Projeto Ficções Sônicas, idealizado por Grace Passô, onde uma série de criações artísticas são feitas para experimentar sons e agir a partir das vidas negras em diáspora. A produção ficará disponível até às 21 horas, de domingo, dia 30, pelo linkhttps://mostratiradentes.com.br/filme/ficcoes-sonicas-2-feitico/.

Show de Encerramento

Cinema em Diálogo com a Arte. Para encerar encerrar a 25a com muita alegria, auto astral e axé, às 21h30, a cantora-compositora Luedji Luna apresenta seu mais novo trabalho “Bom mesmo é estar debaixo d’água”.Após três anos do lançamento do seu primeiro disco, o aclamado “Um Corpo no Mundo”, seu segundo álbum inaugura um novo momento na carreira e na vida da cantora: a maternidade. A obra é ela em sua essência: leveza e força. As canções transitam entre o jazz e os ritmos africanos e são como um mergulho nas águas quentes da Bahia. Sofisticação e ousadia, características que a compositora baiana vem trazendo desde o seu primeiro disco, o álbum é político sem ser panfletário, é romântico sem ser clichê. O show é gratuito e poderá ser visto pela plataforma oficial do evento www.mostratiradentes.com.br.

SOBRE A MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES

PLATAFORMA DE LANÇAMENTO DO CINEMA BRASILEIRO

Maior evento do cinema brasileiro contemporâneo em formação, reflexão, exibição e difusão realizado no país, chega a sua 25a edição de 21 a 29 de janeiro de 2022, em formato online. Apresenta, exibe e debate, em edições anuais, o que há de mais inovador e promissor na produção audiovisual brasileira, em pré-estreias mundiais e nacionais – uma trajetória rica e abrangente que ocupa lugar de destaque no centro da história do audiovisual e no circuito de festivais realizados no Brasil.

O evento exibe mais de 100 filmes brasileiros em pré-estreias nacionais e mostras temáticas, presta homenagem a personalidades do audiovisual, promove seminário, debates, a série Encontro com os filmes, oficinas, Mostrinha de Cinema e atrações artísticas. Toda a programação é gratuita. Maiores informações www.mostratiradentes.com.br

TODA PROGRAMAÇÃO É OFERECIDA GRATUITAMENTE AO PÚBLICO.

***

Acompanhe o programa Cinema Sem Fronteiras 2022.

Participe da Campanha #EufaçoaMostra

Na Web: mostratiradentes.com.br

No Instagram: @universoproducao No Youtube: Universo Produção

No Twitter: @universoprod No Facebook: mostratiradentes / universoproducao

No LinkedIn: universo-produção

Serviço

25a MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES | 21 a 29 de janeiro de 2022

LEI FEDERAL DE INCENTIVO À CULTURA

LEI ESTADUAL DE INCENTIVO À CULTURA

Patrocínio Máster:  INSTITUTO CULTURAL VALE

Patrocínio: CBMM, CEDRO MINERAÇÃO, ITAÚ, CSN, CIMENTO NACIONAL,  COPASA, CEMIG|GOVERNO DE MINAS GERAIS

Parceria Cultural: SESC EM MINAS, INSTITUTO UNIVERSO CULTURAL, CASA DA MOSTRA, , CAFÉ 3 CORAÇÕES,

Apoio: PREFEITURA DE TIRADENTES, SENAC, NOVA ERA SILICON, THE END, DOT, MISTIKA, CINECOLOR, NAYMOVIE, CANAL BRASIL, RÁDIO INCONFIDÊNCIA, REDE MINAS, REDE GLOBO MINAS, MACROTEC

Idealização e realização: UNIVERSO PRODUÇÃO

SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA E TURISMO | GOVERNO DE MINAS GERAIS

SECRETARIA ESPECIAL DE CULTURA, MINISTÉRIO DO TURISMO – GOVERNO FEDERAL| PÁTRIA AMADA BRASIL

PROGRAMAÇÃO GRATUITA