VERTENTES DA CRIAÇÃO É O TEMA CENTRAL DA 24ª MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES

Temática em 2021 reflete como realizadores audiovisuais se relacionam
com a construção das imagens e sons na busca pela poética de seus filmes

Num ano tão absolutamente atípico como 2020, todo tipo de processo se alterou de alguma forma. Sejam através de processos de criação quanto pessoais e afetivos, o ano que não termina obrigou milhões de pessoas a se ajustarem a novas formas de convívio e de construção de laços. O cinema foi um dos quadros mais diretamente afetados, em várias frentes: fechamento das salas de exibição, interrupção de projetos e filmagens em andamento e, especificamente no Brasil, a ampliação da paralisa do governo federal relativa ao setor, que se amplificou pelos impactos da pandemia. Consciente de todas as complexidades desse cenário, a 24a Mostra de Cinema de Tiradentes, a ser realizada entre 22 e 30 de janeiro de 2021, leva para sua temática parte dos questionamentos de um tempo único da história do mundo.

“Vertentes da criação”é o tema proposto pelos curadores Francis Vogner dos Reis e Lila Foster para a edição de 2021. A ideia partiu da percepção de que há, em anos recentes, uma reconfiguração intelectual e empírica dos processos na produção do país, cuja singularidade está condicionada por elementos variados: universos simbólicos, ética das imagens a partir dos espaços, personagens e territórios, estética amparada em perspectiva crítica do automatismo das práticas da expressão audiovisual do mercado e, principalmente, a economia de um tempo que resiste ao modelo célere de velocidade da circulação do capital. O cinema brasileiro se reinventa nas circunstâncias impostas a ele e nas inquietações de criadores arrojados que constantemente reinventam as formas do fazer.

“O convite a esse exercício de pensar os caminhos do cinema pode criar um léxico, novas palavras, acionar o campo de expressão das experiências particulares do trabalho de criação, um trabalho que não está isolado dos processos mais amplos do mundo (econômicos, técnicos, políticos), mas dele toma parte ativa com mais proximidade ou com uma calculada e necessária distância”, afirma Francis Vogner dos Reis. O curador detecta a Mostra de Tiradentes como o espaço onde se potencializou boa parte desses movimentos na última década. “A Mostra marca, a cada ano, vários ciclos: de filmes produzidos no ano que antecede o mês de janeiro, quando é realizada; de questões que ecoam a partir dos debates do ano anterior; e de eventos sociais, econômicos e culturais indissociáveis do que podemos chamar de ‘campo do cinema brasileiro’”.

Conforme constatam os curadores, os últimos anos em Tiradentes, a partir dos filmes e de falas de diretoras, diretores de fotografia, atrizes, atores, montadores, diretores de arte e roteiristas, trouxeram experiências que apontam para ricas e múltiplas vertentes de processos criativos. “Não são simplesmente novos modos de produção, mas uma reconfiguração de ideias, procedimentos, motivos e anseios. É o  desejo de filmar que se encontra com a necessidade de filmar”, completa Lila Foster. “Esses processos revelam relações inauditas da imaginação com o real, em intervenções que não só questionam, mas se descolam de modos e procedimentos criativos e de produção mais normativos do ponto de vista técnico e estético”.

A proposta, então, será refletir – por filmes e debates- uma série de questões:

O que move o cinema?
Quais são os desejos que guiam e dão origem aos filmes?
O que, afinal, dá forma ao filme?
Como se criam métodos particulares para liberar experiências particulares?
Como pensar os processos de artesania, como a construção dos personagens, do espaço, da escrita e da montagem? 
O que se faz com as mãos, os olhos, os corpos e o coração quando se está criando uma imagem? Enfim: o que leva, guia e movimenta o artista quando ele cria imagens e sons?

SOBRE A 24ª MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES

PLATAFORMA DE LANÇAMENTO DO CINEMA BRASILEIRO

Considerada a maior manifestação do cinema brasileiro contemporâneo em formação, reflexão, exibição e difusão. Busca refletir e debater, em edições anuais, o que há de mais destacado e promissor na nova produção audiovisual brasileira, em longas e curtas, em qualquer gênero e em formato digital. A programação é oferecida gratuitamente ao público e inclui exibição de mais de 100 filmes brasileiros (longas e curtas), pré-estreias, homenagem, debates, a série Encontro com os Filmes, oficinas, seminário, mostrinha de Cinema, atrações artísticas.

TODA PROGRAMAÇÃO É OFERECIDA GRATUITAMENTE AO PÚBLICO.

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Serviço

 24ª MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES | 22 a 30 de janeiro de 2021
LEI FEDERAL DE INCENTIVO À CULTURA
LEI ESTADUAL DE INCENTIVO À CULTURA
Patrocínio: CBMM, ITAÚ, CEDRO MINEIRAÇÃO, COPASA|GOVERNO DE MINAS GERAIS
Parceria Cultural: SESC EM MINAS
Apoio: INSTITUTO UNIVERSO CULTURAL, DOT, MISTIKA, CTAV, CIA/NAYMAR, CANAL BRASIL, REDE GLOBO MINAS, PREFEITURA DE TIRADENTES

Idealização e realização: UNIVERSO PRODUÇÃO

SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA E TURISMO | GOVERNO DE MINAS GERAIS
SECRETARIA ESPECIAL DE CULTURA, MINISTÉRIO DO TURISMO – GOVERNO FEDERAL| PÁTRIA AMADA BRASIL

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